A importância do pedagogo para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista: relato de práticas na educação infantil.
Este trabalho é um relato de práticas educativas que busca realizar a ação descritivo-reflexiva sobre uma experiência de estágio com crianças com o Transtorno do Espectro Autista, realizado em um CMEI de Natal/RN, no nível II, com crianças de 3 anos de idade. Relata e reflete sobre sentimentos, pens...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54225 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-54225 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-542252023-07-27T17:17:39Z A importância do pedagogo para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista: relato de práticas na educação infantil. The importance of the pedagogue for the development of children with autism spectrum disorder: report of practices in early childhood education. Silva, Karolaine Oliveira Da Cenci, Adriane http://lattes.cnpq.br/5300525474217157 http://lattes.cnpq.br/9828410515704583 Cenci, Adriane http://lattes.cnpq.br/7383148053596046 Araújo, Jacyene Melo de Oliveira http://lattes.cnpq.br/6844156743904797 Cândido, Eliza Dias Educação inclusiva Educação infantil Transtorno do Espectro Autista (TEA) Pedagogia Este trabalho é um relato de práticas educativas que busca realizar a ação descritivo-reflexiva sobre uma experiência de estágio com crianças com o Transtorno do Espectro Autista, realizado em um CMEI de Natal/RN, no nível II, com crianças de 3 anos de idade. Relata e reflete sobre sentimentos, pensamentos de insegurança sobre o valor da mediação pedagógica como profissional da área, e conquistas. Durante o trabalho são descritas as características das crianças com TEA dado a importância de conhecê-las. Como também os relatos das dificuldades na inclusão, e inseguranças sobre como mediar o brincar e interações com crianças com um transtorno que lhes confere características de dificuldade na comunicação social. Durante o trabalho além das inseguranças e dificuldades é relatado e refletido como foi realizado o trabalho para incluir estas crianças e porquê é importante. Como também evoluções realizadas através da brincadeira e interações, como são possíveis, indo contra determinados estigmas sobre as crianças com o transtorno. É refletido como na experiência foi realizada uma comparação entre o trabalho pedagógico realizado dentro do ambiente educacional e o realizado nas terapias, como o trabalho das terapias é suplementar e grande apoio ao pedagógico, mas não o substitui, pois há habilidades de desenvolvimento que são próprias da mediação pedagógica realizada no âmbito educacional. Atribuindo durante a discussão do relato-reflexivo valor e responsabilidades ao pedagogo que não deve delegar o atendimento educacional destas crianças ao meio médico. 2023-07-27T17:17:39Z 2023-07-27T17:17:39Z 2023-07-13 bachelorThesis SILVA, Karolaine O. A importância do pedagogo para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista: relato de práticas na educação infantil. Orientadora: Adriana Cenci. 2023. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54225 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação inclusiva Educação infantil Transtorno do Espectro Autista (TEA) Pedagogia |
spellingShingle |
Educação inclusiva Educação infantil Transtorno do Espectro Autista (TEA) Pedagogia Silva, Karolaine Oliveira Da A importância do pedagogo para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista: relato de práticas na educação infantil. |
description |
Este trabalho é um relato de práticas educativas que busca realizar a ação descritivo-reflexiva sobre uma experiência de estágio com crianças com o Transtorno do Espectro Autista, realizado em um CMEI de Natal/RN, no nível II, com crianças de 3 anos de idade. Relata e reflete sobre sentimentos, pensamentos de insegurança sobre o valor da mediação pedagógica como profissional da área, e conquistas. Durante o trabalho são descritas as características das crianças com TEA dado a importância de conhecê-las. Como também os relatos das dificuldades na inclusão, e inseguranças sobre como mediar o brincar e interações com crianças com um transtorno que lhes confere características de dificuldade na comunicação social. Durante o trabalho além das inseguranças e dificuldades é relatado e refletido como foi realizado o trabalho para incluir estas crianças e porquê é importante. Como também evoluções realizadas através da brincadeira e interações, como são possíveis, indo contra determinados estigmas sobre as crianças com o transtorno. É refletido como na experiência foi realizada uma comparação entre o trabalho pedagógico realizado dentro do ambiente educacional e o realizado nas terapias, como o trabalho das terapias é suplementar e grande apoio ao pedagógico, mas não o substitui, pois há habilidades de desenvolvimento que são próprias da mediação pedagógica realizada no âmbito educacional. Atribuindo durante a discussão do
relato-reflexivo valor e responsabilidades ao pedagogo que não deve delegar o atendimento
educacional destas crianças ao meio médico. |
author2 |
Cenci, Adriane |
author_facet |
Cenci, Adriane Silva, Karolaine Oliveira Da |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Karolaine Oliveira Da |
author_sort |
Silva, Karolaine Oliveira Da |
title |
A importância do pedagogo para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista: relato de práticas na educação infantil. |
title_short |
A importância do pedagogo para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista: relato de práticas na educação infantil. |
title_full |
A importância do pedagogo para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista: relato de práticas na educação infantil. |
title_fullStr |
A importância do pedagogo para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista: relato de práticas na educação infantil. |
title_full_unstemmed |
A importância do pedagogo para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista: relato de práticas na educação infantil. |
title_sort |
importância do pedagogo para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista: relato de práticas na educação infantil. |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54225 |
work_keys_str_mv |
AT silvakarolaineoliveirada aimportanciadopedagogoparaodesenvolvimentodacriancacomtranstornodoespectroautistarelatodepraticasnaeducacaoinfantil AT silvakarolaineoliveirada theimportanceofthepedagogueforthedevelopmentofchildrenwithautismspectrumdisorderreportofpracticesinearlychildhoodeducation AT silvakarolaineoliveirada importanciadopedagogoparaodesenvolvimentodacriancacomtranstornodoespectroautistarelatodepraticasnaeducacaoinfantil |
_version_ |
1773966637303595008 |