A importância do pedagogo para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista: relato de práticas na educação infantil.

Este trabalho é um relato de práticas educativas que busca realizar a ação descritivo-reflexiva sobre uma experiência de estágio com crianças com o Transtorno do Espectro Autista, realizado em um CMEI de Natal/RN, no nível II, com crianças de 3 anos de idade. Relata e reflete sobre sentimentos, pens...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Karolaine Oliveira Da
Outros Autores: Cenci, Adriane
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54225
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-54225
record_format dspace
spelling ri-123456789-542252023-07-27T17:17:39Z A importância do pedagogo para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista: relato de práticas na educação infantil. The importance of the pedagogue for the development of children with autism spectrum disorder: report of practices in early childhood education. Silva, Karolaine Oliveira Da Cenci, Adriane http://lattes.cnpq.br/5300525474217157 http://lattes.cnpq.br/9828410515704583 Cenci, Adriane http://lattes.cnpq.br/7383148053596046 Araújo, Jacyene Melo de Oliveira http://lattes.cnpq.br/6844156743904797 Cândido, Eliza Dias Educação inclusiva Educação infantil Transtorno do Espectro Autista (TEA) Pedagogia Este trabalho é um relato de práticas educativas que busca realizar a ação descritivo-reflexiva sobre uma experiência de estágio com crianças com o Transtorno do Espectro Autista, realizado em um CMEI de Natal/RN, no nível II, com crianças de 3 anos de idade. Relata e reflete sobre sentimentos, pensamentos de insegurança sobre o valor da mediação pedagógica como profissional da área, e conquistas. Durante o trabalho são descritas as características das crianças com TEA dado a importância de conhecê-las. Como também os relatos das dificuldades na inclusão, e inseguranças sobre como mediar o brincar e interações com crianças com um transtorno que lhes confere características de dificuldade na comunicação social. Durante o trabalho além das inseguranças e dificuldades é relatado e refletido como foi realizado o trabalho para incluir estas crianças e porquê é importante. Como também evoluções realizadas através da brincadeira e interações, como são possíveis, indo contra determinados estigmas sobre as crianças com o transtorno. É refletido como na experiência foi realizada uma comparação entre o trabalho pedagógico realizado dentro do ambiente educacional e o realizado nas terapias, como o trabalho das terapias é suplementar e grande apoio ao pedagógico, mas não o substitui, pois há habilidades de desenvolvimento que são próprias da mediação pedagógica realizada no âmbito educacional. Atribuindo durante a discussão do relato-reflexivo valor e responsabilidades ao pedagogo que não deve delegar o atendimento educacional destas crianças ao meio médico. 2023-07-27T17:17:39Z 2023-07-27T17:17:39Z 2023-07-13 bachelorThesis SILVA, Karolaine O. A importância do pedagogo para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista: relato de práticas na educação infantil. Orientadora: Adriana Cenci. 2023. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54225 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação inclusiva
Educação infantil
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Pedagogia
spellingShingle Educação inclusiva
Educação infantil
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Pedagogia
Silva, Karolaine Oliveira Da
A importância do pedagogo para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista: relato de práticas na educação infantil.
description Este trabalho é um relato de práticas educativas que busca realizar a ação descritivo-reflexiva sobre uma experiência de estágio com crianças com o Transtorno do Espectro Autista, realizado em um CMEI de Natal/RN, no nível II, com crianças de 3 anos de idade. Relata e reflete sobre sentimentos, pensamentos de insegurança sobre o valor da mediação pedagógica como profissional da área, e conquistas. Durante o trabalho são descritas as características das crianças com TEA dado a importância de conhecê-las. Como também os relatos das dificuldades na inclusão, e inseguranças sobre como mediar o brincar e interações com crianças com um transtorno que lhes confere características de dificuldade na comunicação social. Durante o trabalho além das inseguranças e dificuldades é relatado e refletido como foi realizado o trabalho para incluir estas crianças e porquê é importante. Como também evoluções realizadas através da brincadeira e interações, como são possíveis, indo contra determinados estigmas sobre as crianças com o transtorno. É refletido como na experiência foi realizada uma comparação entre o trabalho pedagógico realizado dentro do ambiente educacional e o realizado nas terapias, como o trabalho das terapias é suplementar e grande apoio ao pedagógico, mas não o substitui, pois há habilidades de desenvolvimento que são próprias da mediação pedagógica realizada no âmbito educacional. Atribuindo durante a discussão do relato-reflexivo valor e responsabilidades ao pedagogo que não deve delegar o atendimento educacional destas crianças ao meio médico.
author2 Cenci, Adriane
author_facet Cenci, Adriane
Silva, Karolaine Oliveira Da
format bachelorThesis
author Silva, Karolaine Oliveira Da
author_sort Silva, Karolaine Oliveira Da
title A importância do pedagogo para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista: relato de práticas na educação infantil.
title_short A importância do pedagogo para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista: relato de práticas na educação infantil.
title_full A importância do pedagogo para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista: relato de práticas na educação infantil.
title_fullStr A importância do pedagogo para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista: relato de práticas na educação infantil.
title_full_unstemmed A importância do pedagogo para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista: relato de práticas na educação infantil.
title_sort importância do pedagogo para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista: relato de práticas na educação infantil.
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54225
work_keys_str_mv AT silvakarolaineoliveirada aimportanciadopedagogoparaodesenvolvimentodacriancacomtranstornodoespectroautistarelatodepraticasnaeducacaoinfantil
AT silvakarolaineoliveirada theimportanceofthepedagogueforthedevelopmentofchildrenwithautismspectrumdisorderreportofpracticesinearlychildhoodeducation
AT silvakarolaineoliveirada importanciadopedagogoparaodesenvolvimentodacriancacomtranstornodoespectroautistarelatodepraticasnaeducacaoinfantil
_version_ 1773966637303595008