Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN

This study sought to assess the level of financial literacy of students who are in the first years of the Tourism Course at the Federal University of Rio Grande do Norte, Natal campus, integrating concepts related to financial attitude and its relationship with consumption. For this, sociodemographi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Costa, Miller Barga
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0003-0520-374X
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54140
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-54140
record_format dspace
spelling ri-123456789-541402023-08-09T15:09:27Z Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN Financial behavior: the influence of the financial way of thinking in the consumption process of students of the UFRN tourism course Costa, Miller Barga https://orcid.org/0000-0003-0520-374X https://orcid.org/0000-0003-0520-374X Carvalho, Valdemir Galvão de https://orcid.org/0000-0001-5166-8543 http://lattes.cnpq.br/5422479849198033 Felipe, Israel José dos Santos http://lattes.cnpq.br/4608734331831234 https://orcid.org/0000-0001-8608-0029 alfabetização financeira atitude financeira consumo financial literacy financial attitude consumption CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO This study sought to assess the level of financial literacy of students who are in the first years of the Tourism Course at the Federal University of Rio Grande do Norte, Natal campus, integrating concepts related to financial attitude and its relationship with consumption. For this, sociodemographic variables were used, such as marital status, gender, age, and own monthly income. Variables that address dimensions of financial attitude were also correlated. For data collection, a survey was carried out with three classes. The survey resulted in 97 respondents. Analyzes were performed using SPSS version 25 software and Microsoft Excel. The results indicate that in relation to the Way of thinking, financial literacy under this dimension is homogeneous among UFRN tourism students. Este estudo buscou avaliar o nível de alfabetização financeira de alunos que estão nos primeiros anos do Curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Natal, integrando conceitos relativos à atitude financeira e sua relação com o consumo. Para isso, foram utilizadas variáveis sociodemográficas, como estado civil, gênero, idade, e renda mensal própria. Também foram correlacionadas variáveis que abordam dimensões da atitude financeira. Para a coleta de dados realizou uma pesquisa do tipo survey com três turmas. A pesquisa resultou em 97 respondentes. As análises foram realizadas utilizando o software SPSS versão 25 e o Microsoft Excel. Os resultados apontam que em relação ao Modo de pensar, a literacia financeira sob essa dimensão é homogênea entre os estudantes de turismo da UFRN. 2023-07-25T14:16:56Z 2023-07-25T14:16:56Z 2023-07-19 bachelorThesis COSTA, Miller Braga. Comportamento financeiro: A influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do curso de Turismo da UFRN. Orientador: Gabriel Martins de Araujo Filho. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54140 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Administração Departamento de Ciências Administrativas
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic alfabetização financeira
atitude financeira
consumo
financial literacy
financial attitude
consumption
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
spellingShingle alfabetização financeira
atitude financeira
consumo
financial literacy
financial attitude
consumption
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Costa, Miller Barga
Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN
description This study sought to assess the level of financial literacy of students who are in the first years of the Tourism Course at the Federal University of Rio Grande do Norte, Natal campus, integrating concepts related to financial attitude and its relationship with consumption. For this, sociodemographic variables were used, such as marital status, gender, age, and own monthly income. Variables that address dimensions of financial attitude were also correlated. For data collection, a survey was carried out with three classes. The survey resulted in 97 respondents. Analyzes were performed using SPSS version 25 software and Microsoft Excel. The results indicate that in relation to the Way of thinking, financial literacy under this dimension is homogeneous among UFRN tourism students.
author2 https://orcid.org/0000-0003-0520-374X
author_facet https://orcid.org/0000-0003-0520-374X
Costa, Miller Barga
format bachelorThesis
author Costa, Miller Barga
author_sort Costa, Miller Barga
title Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN
title_short Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN
title_full Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN
title_fullStr Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN
title_full_unstemmed Comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do Curso de Turismo da UFRN
title_sort comportamento financeiro: a influência do modo de pensar financeiro no processo de consumo de discentes do curso de turismo da ufrn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54140
work_keys_str_mv AT costamillerbarga comportamentofinanceiroainfluenciadomododepensarfinanceironoprocessodeconsumodediscentesdocursodeturismodaufrn
AT costamillerbarga financialbehaviortheinfluenceofthefinancialwayofthinkingintheconsumptionprocessofstudentsoftheufrntourismcourse
_version_ 1774866514499862528