Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil
O presente Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado no formato de Relato de Práticas Educativas, tem como objetivo refletir sobre a prática realizada no componente curricular de estágio obrigatório na Educação Infantil do curso de Pedagogia Presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Nort...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54136 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-54136 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-541362023-07-25T13:58:43Z Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil Silva, Júlia Clênia de Souza Batalha, Esthephania Oliveira Maia Batalha, Esthephania Oliveira Maia Gomes, Luanna Priscila da Silva Momo, Mariangela Estágio Criança Educação infantil Infância Brincadeira CNPQ O presente Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado no formato de Relato de Práticas Educativas, tem como objetivo refletir sobre a prática realizada no componente curricular de estágio obrigatório na Educação Infantil do curso de Pedagogia Presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estágio foi realizado em uma turma do Nível IV com crianças de 5 anos a 5 anos e 11 meses de idade, em um Centro Municipal de Educação Infantil em Natal-RN, no período de 4 de outubro a 8 de novembro do ano de 2022. Além da reflexão a respeito da prática realizada no estágio, este trabalho também tem o objetivo de discutir a respeito do papel da brincadeira na Educação Infantil, visto que a brincadeira é um dos eixos norteadores para a prática pedagógica do professor nesta etapa da Educação Básica. Neste sentido, para uma melhor compreensão a respeito da temática a ser discutida, este trabalho foi organizado a partir de uma breve discussão sobre a concepção de infância e sua trajetória até chegar às definições mais recentes, como também da importância da Educação Infantil para o desenvolvimento da criança. E para esta compreensão foram utilizados os teóricos Vygotsky (1988), Kishimoto (2010), Ariès (1981), Barros (2013) entre outros, e documentos como a Base Nacional Comum Curricular (2018), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) que orientam a prática pedagógica do professor. Além de todo aporte teórico, nesta metodologia, também foram estabelecidas relações com a regência, que foi realizado por etapas, sendo estas: a observação inicial da rotina da turma e da prática pedagógica da professora, observações participantes, momento em que já podíamos colaborar de alguma forma, mas ainda sem muitas intervenções, somente as que a professora solicitava e, por último, a regência, que possibilitou uma vivência na qual surgiram reflexões e inquietações para a construção deste trabalho. Desse modo, este relato esta dividido da seguinte maneira, introdução, concepções de infância e de criança, relevância da etapa da Educação Infantil e suas concepções, caracterização do CEMEI, regência, reflexões a respeito da regência, o papel da brincadeira na Educação Infantil e considerações finais. 2023-07-25T13:58:43Z 2023-07-25T13:58:43Z 2023-02-16 bachelorThesis SILVA. Julia Clenia de Souza. Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil. Orientadora: Esthephania Oliveira Maia Batalha. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54136 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Estágio Criança Educação infantil Infância Brincadeira CNPQ |
spellingShingle |
Estágio Criança Educação infantil Infância Brincadeira CNPQ Silva, Júlia Clênia de Souza Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado no formato de Relato de Práticas Educativas, tem como objetivo refletir sobre a prática realizada no componente curricular de estágio obrigatório na Educação Infantil do curso de Pedagogia Presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estágio foi realizado em uma turma do Nível IV com crianças de 5 anos a 5 anos e 11 meses de idade, em um Centro Municipal de Educação Infantil em Natal-RN, no período de 4 de outubro a 8 de novembro do ano de 2022. Além da reflexão a respeito da prática realizada no estágio, este trabalho também tem o objetivo de discutir a respeito do papel da brincadeira na Educação Infantil, visto que a brincadeira é um dos eixos norteadores para a prática pedagógica do professor nesta etapa da Educação Básica. Neste sentido, para uma melhor compreensão a respeito da temática a ser discutida, este trabalho foi organizado a partir de uma breve discussão sobre a concepção de infância e sua trajetória até chegar às definições mais recentes, como também da importância da Educação Infantil para o desenvolvimento da criança. E para esta compreensão foram utilizados os teóricos Vygotsky (1988), Kishimoto (2010), Ariès (1981), Barros (2013) entre outros, e documentos como a Base Nacional Comum Curricular (2018), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) que orientam a prática pedagógica do professor. Além de todo aporte teórico, nesta metodologia, também foram estabelecidas relações com a regência, que foi realizado por etapas, sendo estas: a observação inicial da rotina da turma e da prática pedagógica da professora, observações participantes, momento em que já podíamos colaborar de alguma forma, mas ainda sem muitas intervenções, somente as que a professora solicitava e, por último, a regência, que possibilitou uma vivência na qual surgiram reflexões e inquietações para a construção deste trabalho. Desse modo, este relato esta dividido da seguinte maneira, introdução, concepções de infância e de criança, relevância da etapa da Educação Infantil e suas concepções, caracterização do CEMEI, regência, reflexões a respeito da regência, o papel da brincadeira na Educação Infantil e considerações finais. |
author2 |
Batalha, Esthephania Oliveira Maia |
author_facet |
Batalha, Esthephania Oliveira Maia Silva, Júlia Clênia de Souza |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Júlia Clênia de Souza |
author_sort |
Silva, Júlia Clênia de Souza |
title |
Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil |
title_short |
Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil |
title_full |
Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil |
title_fullStr |
Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil |
title_sort |
relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54136 |
work_keys_str_mv |
AT silvajuliacleniadesouza relatoreflexivodaexperienciadeestagionaeducacaoinfantil |
_version_ |
1773962981024989184 |