Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil

O presente Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado no formato de Relato de Práticas Educativas, tem como objetivo refletir sobre a prática realizada no componente curricular de estágio obrigatório na Educação Infantil do curso de Pedagogia Presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Nort...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Júlia Clênia de Souza
Outros Autores: Batalha, Esthephania Oliveira Maia
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54136
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-54136
record_format dspace
spelling ri-123456789-541362023-07-25T13:58:43Z Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil Silva, Júlia Clênia de Souza Batalha, Esthephania Oliveira Maia Batalha, Esthephania Oliveira Maia Gomes, Luanna Priscila da Silva Momo, Mariangela Estágio Criança Educação infantil Infância Brincadeira CNPQ O presente Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado no formato de Relato de Práticas Educativas, tem como objetivo refletir sobre a prática realizada no componente curricular de estágio obrigatório na Educação Infantil do curso de Pedagogia Presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estágio foi realizado em uma turma do Nível IV com crianças de 5 anos a 5 anos e 11 meses de idade, em um Centro Municipal de Educação Infantil em Natal-RN, no período de 4 de outubro a 8 de novembro do ano de 2022. Além da reflexão a respeito da prática realizada no estágio, este trabalho também tem o objetivo de discutir a respeito do papel da brincadeira na Educação Infantil, visto que a brincadeira é um dos eixos norteadores para a prática pedagógica do professor nesta etapa da Educação Básica. Neste sentido, para uma melhor compreensão a respeito da temática a ser discutida, este trabalho foi organizado a partir de uma breve discussão sobre a concepção de infância e sua trajetória até chegar às definições mais recentes, como também da importância da Educação Infantil para o desenvolvimento da criança. E para esta compreensão foram utilizados os teóricos Vygotsky (1988), Kishimoto (2010), Ariès (1981), Barros (2013) entre outros, e documentos como a Base Nacional Comum Curricular (2018), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) que orientam a prática pedagógica do professor. Além de todo aporte teórico, nesta metodologia, também foram estabelecidas relações com a regência, que foi realizado por etapas, sendo estas: a observação inicial da rotina da turma e da prática pedagógica da professora, observações participantes, momento em que já podíamos colaborar de alguma forma, mas ainda sem muitas intervenções, somente as que a professora solicitava e, por último, a regência, que possibilitou uma vivência na qual surgiram reflexões e inquietações para a construção deste trabalho. Desse modo, este relato esta dividido da seguinte maneira, introdução, concepções de infância e de criança, relevância da etapa da Educação Infantil e suas concepções, caracterização do CEMEI, regência, reflexões a respeito da regência, o papel da brincadeira na Educação Infantil e considerações finais. 2023-07-25T13:58:43Z 2023-07-25T13:58:43Z 2023-02-16 bachelorThesis SILVA. Julia Clenia de Souza. Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil. Orientadora: Esthephania Oliveira Maia Batalha. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54136 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Estágio
Criança
Educação infantil
Infância
Brincadeira
CNPQ
spellingShingle Estágio
Criança
Educação infantil
Infância
Brincadeira
CNPQ
Silva, Júlia Clênia de Souza
Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado no formato de Relato de Práticas Educativas, tem como objetivo refletir sobre a prática realizada no componente curricular de estágio obrigatório na Educação Infantil do curso de Pedagogia Presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estágio foi realizado em uma turma do Nível IV com crianças de 5 anos a 5 anos e 11 meses de idade, em um Centro Municipal de Educação Infantil em Natal-RN, no período de 4 de outubro a 8 de novembro do ano de 2022. Além da reflexão a respeito da prática realizada no estágio, este trabalho também tem o objetivo de discutir a respeito do papel da brincadeira na Educação Infantil, visto que a brincadeira é um dos eixos norteadores para a prática pedagógica do professor nesta etapa da Educação Básica. Neste sentido, para uma melhor compreensão a respeito da temática a ser discutida, este trabalho foi organizado a partir de uma breve discussão sobre a concepção de infância e sua trajetória até chegar às definições mais recentes, como também da importância da Educação Infantil para o desenvolvimento da criança. E para esta compreensão foram utilizados os teóricos Vygotsky (1988), Kishimoto (2010), Ariès (1981), Barros (2013) entre outros, e documentos como a Base Nacional Comum Curricular (2018), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) que orientam a prática pedagógica do professor. Além de todo aporte teórico, nesta metodologia, também foram estabelecidas relações com a regência, que foi realizado por etapas, sendo estas: a observação inicial da rotina da turma e da prática pedagógica da professora, observações participantes, momento em que já podíamos colaborar de alguma forma, mas ainda sem muitas intervenções, somente as que a professora solicitava e, por último, a regência, que possibilitou uma vivência na qual surgiram reflexões e inquietações para a construção deste trabalho. Desse modo, este relato esta dividido da seguinte maneira, introdução, concepções de infância e de criança, relevância da etapa da Educação Infantil e suas concepções, caracterização do CEMEI, regência, reflexões a respeito da regência, o papel da brincadeira na Educação Infantil e considerações finais.
author2 Batalha, Esthephania Oliveira Maia
author_facet Batalha, Esthephania Oliveira Maia
Silva, Júlia Clênia de Souza
format bachelorThesis
author Silva, Júlia Clênia de Souza
author_sort Silva, Júlia Clênia de Souza
title Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil
title_short Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil
title_full Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil
title_fullStr Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil
title_full_unstemmed Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil
title_sort relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54136
work_keys_str_mv AT silvajuliacleniadesouza relatoreflexivodaexperienciadeestagionaeducacaoinfantil
_version_ 1773962981024989184