Relato reflexivo da experiência de estágio na educação infantil

O presente Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado no formato de Relato de Práticas Educativas, tem como objetivo refletir sobre a prática realizada no componente curricular de estágio obrigatório na Educação Infantil do curso de Pedagogia Presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Nort...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Júlia Clênia de Souza
Outros Autores: Batalha, Esthephania Oliveira Maia
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54136
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado no formato de Relato de Práticas Educativas, tem como objetivo refletir sobre a prática realizada no componente curricular de estágio obrigatório na Educação Infantil do curso de Pedagogia Presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estágio foi realizado em uma turma do Nível IV com crianças de 5 anos a 5 anos e 11 meses de idade, em um Centro Municipal de Educação Infantil em Natal-RN, no período de 4 de outubro a 8 de novembro do ano de 2022. Além da reflexão a respeito da prática realizada no estágio, este trabalho também tem o objetivo de discutir a respeito do papel da brincadeira na Educação Infantil, visto que a brincadeira é um dos eixos norteadores para a prática pedagógica do professor nesta etapa da Educação Básica. Neste sentido, para uma melhor compreensão a respeito da temática a ser discutida, este trabalho foi organizado a partir de uma breve discussão sobre a concepção de infância e sua trajetória até chegar às definições mais recentes, como também da importância da Educação Infantil para o desenvolvimento da criança. E para esta compreensão foram utilizados os teóricos Vygotsky (1988), Kishimoto (2010), Ariès (1981), Barros (2013) entre outros, e documentos como a Base Nacional Comum Curricular (2018), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) que orientam a prática pedagógica do professor. Além de todo aporte teórico, nesta metodologia, também foram estabelecidas relações com a regência, que foi realizado por etapas, sendo estas: a observação inicial da rotina da turma e da prática pedagógica da professora, observações participantes, momento em que já podíamos colaborar de alguma forma, mas ainda sem muitas intervenções, somente as que a professora solicitava e, por último, a regência, que possibilitou uma vivência na qual surgiram reflexões e inquietações para a construção deste trabalho. Desse modo, este relato esta dividido da seguinte maneira, introdução, concepções de infância e de criança, relevância da etapa da Educação Infantil e suas concepções, caracterização do CEMEI, regência, reflexões a respeito da regência, o papel da brincadeira na Educação Infantil e considerações finais.