Sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN
Este artigo tem como objetivo analisar os sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN. Metodologicamente, a pesquisa se insere numa abordagem qualitativa (MINAYO, 2002), com metotologia situada no estudo de caso (CHIZZOTTI, 2006),...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53847 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-53847 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-538472023-08-09T18:25:35Z Sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN Meanings and meaning of the teaching profession under the view of day care teachers in the municipality of Caicó-RN Costa, Renato Izak de Brito Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Creche Significados Sentidos Nursery Profissão Docente Senses Meanings Teaching Profession CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este artigo tem como objetivo analisar os sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN. Metodologicamente, a pesquisa se insere numa abordagem qualitativa (MINAYO, 2002), com metotologia situada no estudo de caso (CHIZZOTTI, 2006), no qual foram utilizados como instrumentos para construção dos dados entrevistas semiestruturadas com 8 professores de duas creches públicas da cidade de Caicó – RN. A análise dos dados decorreu da apreensão das zonas de sentido mediante um trabalho construtivo-interpretativo por parte do pesquisador que articulou os dados empíricos com as leituras no referencial teórico (BAKHTIN, 1992, 2011; VYGOTSKY, 1998, 2001a, 2001b; FREIRE, 2002, 2008, 2011), que foi base para compreender as significações constituídas pelos professores participantes da investigação. Os resultados do estudo revelaram que os profissionais entrevistados atribuem sentidos negativos, mas também positivos a sua função docente na creche. Logo, a profissão docente, no contexto pesquisado, se constitui numa posição conflituosa, porém, importante na vida de quem a exerce. 2023-07-19T21:21:44Z 2023-07-19T21:21:44Z 2023-07-17 bachelorThesis COSTA, Renato Izak de Brito. Sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN. 2023. 33 f. TCC (Graduação em Pedagogia,) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2023 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53847 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Pedagogia Departamento de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Creche Significados Sentidos Nursery Profissão Docente Senses Meanings Teaching Profession CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Creche Significados Sentidos Nursery Profissão Docente Senses Meanings Teaching Profession CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Costa, Renato Izak de Brito Sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar os sentidos e significados da profissão docente sob a
visão de professores de creches do município de Caicó-RN. Metodologicamente, a pesquisa se
insere numa abordagem qualitativa (MINAYO, 2002), com metotologia situada no estudo de
caso (CHIZZOTTI, 2006), no qual foram utilizados como instrumentos para construção dos
dados entrevistas semiestruturadas com 8 professores de duas creches públicas da cidade de
Caicó – RN. A análise dos dados decorreu da apreensão das zonas de sentido mediante um
trabalho construtivo-interpretativo por parte do pesquisador que articulou os dados empíricos
com as leituras no referencial teórico (BAKHTIN, 1992, 2011; VYGOTSKY, 1998, 2001a,
2001b; FREIRE, 2002, 2008, 2011), que foi base para compreender as significações constituídas
pelos professores participantes da investigação. Os resultados do estudo revelaram que os
profissionais entrevistados atribuem sentidos negativos, mas também positivos a sua função
docente na creche. Logo, a profissão docente, no contexto pesquisado, se constitui numa posição
conflituosa, porém, importante na vida de quem a exerce. |
author2 |
Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz |
author_facet |
Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Costa, Renato Izak de Brito |
format |
bachelorThesis |
author |
Costa, Renato Izak de Brito |
author_sort |
Costa, Renato Izak de Brito |
title |
Sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN |
title_short |
Sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN |
title_full |
Sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN |
title_fullStr |
Sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN |
title_full_unstemmed |
Sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN |
title_sort |
sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de caicó-rn |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53847 |
work_keys_str_mv |
AT costarenatoizakdebrito sentidosesignificadosdaprofissaodocentesobavisaodeprofessoresdecrechesdomunicipiodecaicorn AT costarenatoizakdebrito meaningsandmeaningoftheteachingprofessionundertheviewofdaycareteachersinthemunicipalityofcaicorn |
_version_ |
1774866416089956352 |