Sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN

Este artigo tem como objetivo analisar os sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN. Metodologicamente, a pesquisa se insere numa abordagem qualitativa (MINAYO, 2002), com metotologia situada no estudo de caso (CHIZZOTTI, 2006),...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Costa, Renato Izak de Brito
Outros Autores: Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53847
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-53847
record_format dspace
spelling ri-123456789-538472023-08-09T18:25:35Z Sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN Meanings and meaning of the teaching profession under the view of day care teachers in the municipality of Caicó-RN Costa, Renato Izak de Brito Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Creche Significados Sentidos Nursery Profissão Docente Senses Meanings Teaching Profession CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este artigo tem como objetivo analisar os sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN. Metodologicamente, a pesquisa se insere numa abordagem qualitativa (MINAYO, 2002), com metotologia situada no estudo de caso (CHIZZOTTI, 2006), no qual foram utilizados como instrumentos para construção dos dados entrevistas semiestruturadas com 8 professores de duas creches públicas da cidade de Caicó – RN. A análise dos dados decorreu da apreensão das zonas de sentido mediante um trabalho construtivo-interpretativo por parte do pesquisador que articulou os dados empíricos com as leituras no referencial teórico (BAKHTIN, 1992, 2011; VYGOTSKY, 1998, 2001a, 2001b; FREIRE, 2002, 2008, 2011), que foi base para compreender as significações constituídas pelos professores participantes da investigação. Os resultados do estudo revelaram que os profissionais entrevistados atribuem sentidos negativos, mas também positivos a sua função docente na creche. Logo, a profissão docente, no contexto pesquisado, se constitui numa posição conflituosa, porém, importante na vida de quem a exerce. 2023-07-19T21:21:44Z 2023-07-19T21:21:44Z 2023-07-17 bachelorThesis COSTA, Renato Izak de Brito. Sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN. 2023. 33 f. TCC (Graduação em Pedagogia,) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2023 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53847 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Pedagogia Departamento de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Creche
Significados
Sentidos
Nursery
Profissão Docente
Senses
Meanings
Teaching Profession
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Creche
Significados
Sentidos
Nursery
Profissão Docente
Senses
Meanings
Teaching Profession
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Costa, Renato Izak de Brito
Sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN
description Este artigo tem como objetivo analisar os sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN. Metodologicamente, a pesquisa se insere numa abordagem qualitativa (MINAYO, 2002), com metotologia situada no estudo de caso (CHIZZOTTI, 2006), no qual foram utilizados como instrumentos para construção dos dados entrevistas semiestruturadas com 8 professores de duas creches públicas da cidade de Caicó – RN. A análise dos dados decorreu da apreensão das zonas de sentido mediante um trabalho construtivo-interpretativo por parte do pesquisador que articulou os dados empíricos com as leituras no referencial teórico (BAKHTIN, 1992, 2011; VYGOTSKY, 1998, 2001a, 2001b; FREIRE, 2002, 2008, 2011), que foi base para compreender as significações constituídas pelos professores participantes da investigação. Os resultados do estudo revelaram que os profissionais entrevistados atribuem sentidos negativos, mas também positivos a sua função docente na creche. Logo, a profissão docente, no contexto pesquisado, se constitui numa posição conflituosa, porém, importante na vida de quem a exerce.
author2 Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz
author_facet Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz
Costa, Renato Izak de Brito
format bachelorThesis
author Costa, Renato Izak de Brito
author_sort Costa, Renato Izak de Brito
title Sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN
title_short Sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN
title_full Sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN
title_fullStr Sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN
title_full_unstemmed Sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN
title_sort sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de caicó-rn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53847
work_keys_str_mv AT costarenatoizakdebrito sentidosesignificadosdaprofissaodocentesobavisaodeprofessoresdecrechesdomunicipiodecaicorn
AT costarenatoizakdebrito meaningsandmeaningoftheteachingprofessionundertheviewofdaycareteachersinthemunicipalityofcaicorn
_version_ 1774866416089956352