Sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN
Este artigo tem como objetivo analisar os sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN. Metodologicamente, a pesquisa se insere numa abordagem qualitativa (MINAYO, 2002), com metotologia situada no estudo de caso (CHIZZOTTI, 2006),...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53847 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar os sentidos e significados da profissão docente sob a
visão de professores de creches do município de Caicó-RN. Metodologicamente, a pesquisa se
insere numa abordagem qualitativa (MINAYO, 2002), com metotologia situada no estudo de
caso (CHIZZOTTI, 2006), no qual foram utilizados como instrumentos para construção dos
dados entrevistas semiestruturadas com 8 professores de duas creches públicas da cidade de
Caicó – RN. A análise dos dados decorreu da apreensão das zonas de sentido mediante um
trabalho construtivo-interpretativo por parte do pesquisador que articulou os dados empíricos
com as leituras no referencial teórico (BAKHTIN, 1992, 2011; VYGOTSKY, 1998, 2001a,
2001b; FREIRE, 2002, 2008, 2011), que foi base para compreender as significações constituídas
pelos professores participantes da investigação. Os resultados do estudo revelaram que os
profissionais entrevistados atribuem sentidos negativos, mas também positivos a sua função
docente na creche. Logo, a profissão docente, no contexto pesquisado, se constitui numa posição
conflituosa, porém, importante na vida de quem a exerce. |
---|