Sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN

Este artigo tem como objetivo analisar os sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN. Metodologicamente, a pesquisa se insere numa abordagem qualitativa (MINAYO, 2002), com metotologia situada no estudo de caso (CHIZZOTTI, 2006),...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Costa, Renato Izak de Brito
Outros Autores: Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53847
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Resumo:Este artigo tem como objetivo analisar os sentidos e significados da profissão docente sob a visão de professores de creches do município de Caicó-RN. Metodologicamente, a pesquisa se insere numa abordagem qualitativa (MINAYO, 2002), com metotologia situada no estudo de caso (CHIZZOTTI, 2006), no qual foram utilizados como instrumentos para construção dos dados entrevistas semiestruturadas com 8 professores de duas creches públicas da cidade de Caicó – RN. A análise dos dados decorreu da apreensão das zonas de sentido mediante um trabalho construtivo-interpretativo por parte do pesquisador que articulou os dados empíricos com as leituras no referencial teórico (BAKHTIN, 1992, 2011; VYGOTSKY, 1998, 2001a, 2001b; FREIRE, 2002, 2008, 2011), que foi base para compreender as significações constituídas pelos professores participantes da investigação. Os resultados do estudo revelaram que os profissionais entrevistados atribuem sentidos negativos, mas também positivos a sua função docente na creche. Logo, a profissão docente, no contexto pesquisado, se constitui numa posição conflituosa, porém, importante na vida de quem a exerce.