Uso de indicadores financeiros na gestão estratégica de uma pequena empresa do setor de varejo

Diante do cenário econômico presente, tornar a gestão financeira mais eficaz é fundamental para embasar a gestão estratégica das empresas e garantir decisões mais assertivas. Por esse motivo, o desenvolvimento deste estudo parte da seguinte problemática: Que conjunto de indicadores financeiros po...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Almeida, Arthur Barbosa Carlos de
Outros Autores: Aramayo, Jesus Leodaly Salazar
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53838
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Descrição
Resumo:Diante do cenário econômico presente, tornar a gestão financeira mais eficaz é fundamental para embasar a gestão estratégica das empresas e garantir decisões mais assertivas. Por esse motivo, o desenvolvimento deste estudo parte da seguinte problemática: Que conjunto de indicadores financeiros podem ser utilizados em uma empresa de varejo a fim de melhorar sua análise econômico-financeira e o suporte a tomada de decisões na gestão do negócio? Diante desse problema, definiu-se como objetivo deste trabalho estabelecer indicadores financeiros para melhorar a gestão estratégica de um pequeno negócio varejista, localizado em Natal/RN. A partir desse estudo, a empresa passa a conhecer melhor sua realidade sob essa perspectiva da área do estudo e permite a aplicação de conhecimentos da área da engenharia de produção, principalmente no que se refere a área econômica, aplicados a uma empresa do setor de varejo. Sendo assim, e através de levantamento de dados e pesquisas bibliográficas, foram utilizados autores e conceitos relacionados a temática para fundamentar a pesquisa e garantir a sua credibilidade, e para balizar que indicadores são mais utilizados em empresas do setor. Com isso, foi selecionado um grupo de indicadores, para serem validados pelos gestores. Nesse sentido, após a validação, definiu-se indicadores de lucratividade, solvência, de atividade, endividamento, entre outros visando obter uma perspectiva holística. Em relação a metodologia, a pesquisa se classifica como pesquisa aplicada, explicativa e qualitativa-quantitativa, estudo de caso, para isso realizou-se entrevistas com os gestores e observações in loco. Ao final, os resultados obtidos a partir do estudo evidenciam que a empresa não está obtendo resultados satisfatórios de maneira geral e necessita avaliar questões importantes como despesas operacionais, processo de compras, precificação de produtos. Dentre as limitações e dificuldades dessa pesquisa, se pode citar o horizonte curto de tempo para uso de alguns indicadores, aproximação de margens de contribuição de produtos, falta de clareza dos gestores do que fato precisa ser acompanhado. Sugere-se como recomendações futuras elaboração de balanço patrimonial para enriquecer as análises de desempenho, alinhar o estratégico e o comercial e acompanhar os indicadores no curto, médio e longo prazo.