A presença das mulheres no ensino superior: uma análise da participação feminina nos cursos de graduação da UFRN

The present study analyzes the female distribution within UFRN, verifying their participation within undergraduate courses, for the years 2013 to 2019. A literature review was carried out on female access to higher education, subsequently, the database was analyzed student data, made available by th...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Soppa, Raíssa Naiara da Silva
Outros Autores: Guedes, João Paulo Martins
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53835
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-53835
record_format dspace
spelling ri-123456789-538352023-07-19T19:38:15Z A presença das mulheres no ensino superior: uma análise da participação feminina nos cursos de graduação da UFRN The presence of women in higher education: an analysis of the female participation in undergraduate courses at UFRN Soppa, Raíssa Naiara da Silva Guedes, João Paulo Martins http://lattes.cnpq.br/3459352327800119 https://orcid.org/0000-0002-9703-2791 http://lattes.cnpq.br/1790445746970638 Araujo, Julia Rocha http://lattes.cnpq.br/0379683983138440 Penha, Thales Augusto Medeiros http://lattes.cnpq.br/4333792170413843 curso course ensino superior University education mulheres women CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA The present study analyzes the female distribution within UFRN, verifying their participation within undergraduate courses, for the years 2013 to 2019. A literature review was carried out on female access to higher education, subsequently, the database was analyzed student data, made available by the UFRN Open Data, showing some descriptive statistics. We start from the hypothesis that there is a greater concentration of women in the areas of Humanities and Health Sciences, reaching the result that, on average, women are in greater participation in the courses offered by the Center of Health Sciences and by the Center of Human Sciences, Letters and Arts O presente estudo analisa a distribuição feminina dentro da UFRN, verificando a participação delas dentro dos cursos de graduação, para os anos de 2013 a 2019. Foi realizada uma revisão da literatura sobre o acesso feminino ao ensino superior, posteriormente, foi analisada a base de dados dos discentes, disponibilizada pelos Dados Abertos da UFRN, evidenciando algumas estatísticas descritivas. Partimos da hipótese de que, há uma maior concentração feminina nas áreas de Ciências Humanas e da Saúde, chegando ao resultado de que, em média as mulheres estão em maior participação nos cursos ofertados pelo Centro de Ciências da Saúde e pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. 2023-07-19T19:34:53Z 2023-07-19T19:34:53Z 2023-07-07 bachelorThesis SOPPA, Raíssa Naiara da Silva. A presença das mulheres no ensino superior: uma análise da participação feminina nos cursos de graduação da UFRN. Orientador: João Paulo Martins Guedes. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53835 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Ciências Econômicas Departamento de Economia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic curso
course
ensino superior
University education
mulheres
women
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
spellingShingle curso
course
ensino superior
University education
mulheres
women
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Soppa, Raíssa Naiara da Silva
A presença das mulheres no ensino superior: uma análise da participação feminina nos cursos de graduação da UFRN
description The present study analyzes the female distribution within UFRN, verifying their participation within undergraduate courses, for the years 2013 to 2019. A literature review was carried out on female access to higher education, subsequently, the database was analyzed student data, made available by the UFRN Open Data, showing some descriptive statistics. We start from the hypothesis that there is a greater concentration of women in the areas of Humanities and Health Sciences, reaching the result that, on average, women are in greater participation in the courses offered by the Center of Health Sciences and by the Center of Human Sciences, Letters and Arts
author2 Guedes, João Paulo Martins
author_facet Guedes, João Paulo Martins
Soppa, Raíssa Naiara da Silva
format bachelorThesis
author Soppa, Raíssa Naiara da Silva
author_sort Soppa, Raíssa Naiara da Silva
title A presença das mulheres no ensino superior: uma análise da participação feminina nos cursos de graduação da UFRN
title_short A presença das mulheres no ensino superior: uma análise da participação feminina nos cursos de graduação da UFRN
title_full A presença das mulheres no ensino superior: uma análise da participação feminina nos cursos de graduação da UFRN
title_fullStr A presença das mulheres no ensino superior: uma análise da participação feminina nos cursos de graduação da UFRN
title_full_unstemmed A presença das mulheres no ensino superior: uma análise da participação feminina nos cursos de graduação da UFRN
title_sort presença das mulheres no ensino superior: uma análise da participação feminina nos cursos de graduação da ufrn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53835
work_keys_str_mv AT sopparaissanaiaradasilva apresencadasmulheresnoensinosuperiorumaanalisedaparticipacaofemininanoscursosdegraduacaodaufrn
AT sopparaissanaiaradasilva thepresenceofwomeninhighereducationananalysisofthefemaleparticipationinundergraduatecoursesatufrn
AT sopparaissanaiaradasilva presencadasmulheresnoensinosuperiorumaanalisedaparticipacaofemininanoscursosdegraduacaodaufrn
_version_ 1773967319318396928