Mídias e tecnologias: aprendizado sobre o capacitismo nas redes sociais e suas implicações para a educação física

A crescente presença das tecnologias na sociedade contemporânea tem exercido influência significativa sobre as formas de comunicação e interação social. Pessoas com deficiência e sem deficiência têm encontrado nas redes sociais um espaço para discutir e ensinar sobre o capacitismo e suas problem...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Xavier, Kesia da Silva
Outros Autores: Araújo, Allyson Carvalho de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53772
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-53772
record_format dspace
spelling ri-123456789-537722023-07-19T15:34:07Z Mídias e tecnologias: aprendizado sobre o capacitismo nas redes sociais e suas implicações para a educação física Media and technologies: learning about capacitism on social media and its implications for physical education Xavier, Kesia da Silva Araújo, Allyson Carvalho de https://lattes.cnpq.br/2507523134338082 http://lattes.cnpq.br/3443942683481696 Carvalho, Pablo Freitas http://lattes.cnpq.br/0968830768725335 Souza, Rayanne Medeiros da Silva http://lattes.cnpq.br/7228611645799902 Capacitismo Tecnologias Educação Discriminação Social Inclusão Redes Sociais A crescente presença das tecnologias na sociedade contemporânea tem exercido influência significativa sobre as formas de comunicação e interação social. Pessoas com deficiência e sem deficiência têm encontrado nas redes sociais um espaço para discutir e ensinar sobre o capacitismo e suas problemáticas. Nesse sentido, o presente trabalho indaga como as redes sociais podem influenciar e contribuir para compreensão do capacitismo. Investigou-se como o perfil do influenciador Ivan Baron no Instagram pode funcionar como uma pedagogia cultural para ensinar sobre o capacitismo e inclusão nas aulas de Educação Física. Trata-se de um estudo de caso que adotou uma abordagem qualitativa, inspirada na Netnografia, analisando as publicações sobre o capacitismo no perfil supracitado durante o período de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. Os dados coletados neste estudo ofereceram subsídios para a análise do uso crítico dessas mídias e como ferramentas que possam contribuir para um aprendizado sobre o capacitismo. Foi possível identificar as manifestações mais comuns do capacitismo no cotidiano, e como esse preconceito atrapalha o processo de inclusão. Considera-se, portanto, que o uso dessa ferramenta pode contribuir para o aprendizado sobre o capacitismo visto que os conteúdos apresentados por Ivan, se mostraram didáticos e cruciais para o entendimento da luta anticapacitista. 2023-07-19T15:34:07Z 2023-07-19T15:34:07Z 2023-07-13 bachelorThesis XAVIER, Kesia da Silva. Mídias e tecnologias: Aprendizado sobre o capacitismo nas redes sociais e suas implicações para a Educação Física. Orientador: Allyson Carvalho. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53772 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Educação Física-Licenciatura DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Capacitismo
Tecnologias
Educação
Discriminação Social
Inclusão
Redes Sociais
spellingShingle Capacitismo
Tecnologias
Educação
Discriminação Social
Inclusão
Redes Sociais
Xavier, Kesia da Silva
Mídias e tecnologias: aprendizado sobre o capacitismo nas redes sociais e suas implicações para a educação física
description A crescente presença das tecnologias na sociedade contemporânea tem exercido influência significativa sobre as formas de comunicação e interação social. Pessoas com deficiência e sem deficiência têm encontrado nas redes sociais um espaço para discutir e ensinar sobre o capacitismo e suas problemáticas. Nesse sentido, o presente trabalho indaga como as redes sociais podem influenciar e contribuir para compreensão do capacitismo. Investigou-se como o perfil do influenciador Ivan Baron no Instagram pode funcionar como uma pedagogia cultural para ensinar sobre o capacitismo e inclusão nas aulas de Educação Física. Trata-se de um estudo de caso que adotou uma abordagem qualitativa, inspirada na Netnografia, analisando as publicações sobre o capacitismo no perfil supracitado durante o período de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. Os dados coletados neste estudo ofereceram subsídios para a análise do uso crítico dessas mídias e como ferramentas que possam contribuir para um aprendizado sobre o capacitismo. Foi possível identificar as manifestações mais comuns do capacitismo no cotidiano, e como esse preconceito atrapalha o processo de inclusão. Considera-se, portanto, que o uso dessa ferramenta pode contribuir para o aprendizado sobre o capacitismo visto que os conteúdos apresentados por Ivan, se mostraram didáticos e cruciais para o entendimento da luta anticapacitista.
author2 Araújo, Allyson Carvalho de
author_facet Araújo, Allyson Carvalho de
Xavier, Kesia da Silva
format bachelorThesis
author Xavier, Kesia da Silva
author_sort Xavier, Kesia da Silva
title Mídias e tecnologias: aprendizado sobre o capacitismo nas redes sociais e suas implicações para a educação física
title_short Mídias e tecnologias: aprendizado sobre o capacitismo nas redes sociais e suas implicações para a educação física
title_full Mídias e tecnologias: aprendizado sobre o capacitismo nas redes sociais e suas implicações para a educação física
title_fullStr Mídias e tecnologias: aprendizado sobre o capacitismo nas redes sociais e suas implicações para a educação física
title_full_unstemmed Mídias e tecnologias: aprendizado sobre o capacitismo nas redes sociais e suas implicações para a educação física
title_sort mídias e tecnologias: aprendizado sobre o capacitismo nas redes sociais e suas implicações para a educação física
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53772
work_keys_str_mv AT xavierkesiadasilva midiasetecnologiasaprendizadosobreocapacitismonasredessociaisesuasimplicacoesparaaeducacaofisica
AT xavierkesiadasilva mediaandtechnologieslearningaboutcapacitismonsocialmediaanditsimplicationsforphysicaleducation
_version_ 1773960731817934848