Mídias e tecnologias: aprendizado sobre o capacitismo nas redes sociais e suas implicações para a educação física
A crescente presença das tecnologias na sociedade contemporânea tem exercido influência significativa sobre as formas de comunicação e interação social. Pessoas com deficiência e sem deficiência têm encontrado nas redes sociais um espaço para discutir e ensinar sobre o capacitismo e suas problem...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53772 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-53772 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-537722023-07-19T15:34:07Z Mídias e tecnologias: aprendizado sobre o capacitismo nas redes sociais e suas implicações para a educação física Media and technologies: learning about capacitism on social media and its implications for physical education Xavier, Kesia da Silva Araújo, Allyson Carvalho de https://lattes.cnpq.br/2507523134338082 http://lattes.cnpq.br/3443942683481696 Carvalho, Pablo Freitas http://lattes.cnpq.br/0968830768725335 Souza, Rayanne Medeiros da Silva http://lattes.cnpq.br/7228611645799902 Capacitismo Tecnologias Educação Discriminação Social Inclusão Redes Sociais A crescente presença das tecnologias na sociedade contemporânea tem exercido influência significativa sobre as formas de comunicação e interação social. Pessoas com deficiência e sem deficiência têm encontrado nas redes sociais um espaço para discutir e ensinar sobre o capacitismo e suas problemáticas. Nesse sentido, o presente trabalho indaga como as redes sociais podem influenciar e contribuir para compreensão do capacitismo. Investigou-se como o perfil do influenciador Ivan Baron no Instagram pode funcionar como uma pedagogia cultural para ensinar sobre o capacitismo e inclusão nas aulas de Educação Física. Trata-se de um estudo de caso que adotou uma abordagem qualitativa, inspirada na Netnografia, analisando as publicações sobre o capacitismo no perfil supracitado durante o período de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. Os dados coletados neste estudo ofereceram subsídios para a análise do uso crítico dessas mídias e como ferramentas que possam contribuir para um aprendizado sobre o capacitismo. Foi possível identificar as manifestações mais comuns do capacitismo no cotidiano, e como esse preconceito atrapalha o processo de inclusão. Considera-se, portanto, que o uso dessa ferramenta pode contribuir para o aprendizado sobre o capacitismo visto que os conteúdos apresentados por Ivan, se mostraram didáticos e cruciais para o entendimento da luta anticapacitista. 2023-07-19T15:34:07Z 2023-07-19T15:34:07Z 2023-07-13 bachelorThesis XAVIER, Kesia da Silva. Mídias e tecnologias: Aprendizado sobre o capacitismo nas redes sociais e suas implicações para a Educação Física. Orientador: Allyson Carvalho. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53772 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Educação Física-Licenciatura DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Capacitismo Tecnologias Educação Discriminação Social Inclusão Redes Sociais |
spellingShingle |
Capacitismo Tecnologias Educação Discriminação Social Inclusão Redes Sociais Xavier, Kesia da Silva Mídias e tecnologias: aprendizado sobre o capacitismo nas redes sociais e suas implicações para a educação física |
description |
A crescente presença das tecnologias na sociedade contemporânea tem
exercido influência significativa sobre as formas de comunicação e interação
social. Pessoas com deficiência e sem deficiência têm encontrado nas redes
sociais um espaço para discutir e ensinar sobre o capacitismo e suas
problemáticas. Nesse sentido, o presente trabalho indaga como as redes sociais
podem influenciar e contribuir para compreensão do capacitismo. Investigou-se
como o perfil do influenciador Ivan Baron no Instagram pode funcionar como uma
pedagogia cultural para ensinar sobre o capacitismo e inclusão nas aulas de
Educação Física. Trata-se de um estudo de caso que adotou uma abordagem
qualitativa, inspirada na Netnografia, analisando as publicações sobre o
capacitismo no perfil supracitado durante o período de janeiro de 2022 a janeiro
de 2023. Os dados coletados neste estudo ofereceram subsídios para a análise
do uso crítico dessas mídias e como ferramentas que possam contribuir para um
aprendizado sobre o capacitismo. Foi possível identificar as manifestações mais
comuns do capacitismo no cotidiano, e como esse preconceito atrapalha o
processo de inclusão. Considera-se, portanto, que o uso dessa ferramenta pode
contribuir para o aprendizado sobre o capacitismo visto que os conteúdos
apresentados por Ivan, se mostraram didáticos e cruciais para o entendimento
da luta anticapacitista. |
author2 |
Araújo, Allyson Carvalho de |
author_facet |
Araújo, Allyson Carvalho de Xavier, Kesia da Silva |
format |
bachelorThesis |
author |
Xavier, Kesia da Silva |
author_sort |
Xavier, Kesia da Silva |
title |
Mídias e tecnologias: aprendizado sobre o capacitismo nas redes sociais e suas implicações para a educação física |
title_short |
Mídias e tecnologias: aprendizado sobre o capacitismo nas redes sociais e suas implicações para a educação física |
title_full |
Mídias e tecnologias: aprendizado sobre o capacitismo nas redes sociais e suas implicações para a educação física |
title_fullStr |
Mídias e tecnologias: aprendizado sobre o capacitismo nas redes sociais e suas implicações para a educação física |
title_full_unstemmed |
Mídias e tecnologias: aprendizado sobre o capacitismo nas redes sociais e suas implicações para a educação física |
title_sort |
mídias e tecnologias: aprendizado sobre o capacitismo nas redes sociais e suas implicações para a educação física |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53772 |
work_keys_str_mv |
AT xavierkesiadasilva midiasetecnologiasaprendizadosobreocapacitismonasredessociaisesuasimplicacoesparaaeducacaofisica AT xavierkesiadasilva mediaandtechnologieslearningaboutcapacitismonsocialmediaanditsimplicationsforphysicaleducation |
_version_ |
1773960731817934848 |