A influência da universidade sobre os hábitos de leitura dos estudantes: uma análise baseada nas percepções dos discentes do curso de Biblioteconomia da UFRN

This work focuses on investigating the influence that the University exerts on the reading habits of university students, directing the sample to students of the Library Science course at the Universidade Federal do Rio Grande do Norte. The objective of the research is to analyze the students'...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Bezerra, Maria Agatha de Lima
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0001-6561-1951
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53700
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-53700
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic hábitos de leitura
ambiente universitário
estudantes de Biblioteconomia
biblioteca universitária
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
spellingShingle hábitos de leitura
ambiente universitário
estudantes de Biblioteconomia
biblioteca universitária
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Bezerra, Maria Agatha de Lima
A influência da universidade sobre os hábitos de leitura dos estudantes: uma análise baseada nas percepções dos discentes do curso de Biblioteconomia da UFRN
description This work focuses on investigating the influence that the University exerts on the reading habits of university students, directing the sample to students of the Library Science course at the Universidade Federal do Rio Grande do Norte. The objective of the research is to analyze the students' perceptions about the impacts caused by higher education on their reading habits. For this, as a methodological procedure, the inductive method and the monographic procedure method were used. Data collection carried out through the questionnaire as an extensive research technique and the research is supported by a bibliographical survey with data on student reading index, data on the number of libraries in the State of Rio Grande do Norte and other information. that substantiate. The results obtained reveal that the University has an influence on the way in which students relate to reading, which can positively stimulate the development of this habit, as well as a taste for scientific reading. On the other hand, the negative influence is demonstrated when a considerable number of respondents claim to have difficulty reconciling compulsory academic reading with literary, spontaneous, or recreational reading, while others have lost the taste for the habit. He considers that most students began to cultivate the habit of reading when they entered the university, which is a positive point, but does not mean that the way in which higher education deals with reading is ideal, since a good part of the respondents who started to read more when they entered university, stated that they have difficulty reconciling their mandatory reading with entertainment reading, which can make the habit of reading a robotic and unprofitable activity.
author2 https://orcid.org/0000-0001-6561-1951
author_facet https://orcid.org/0000-0001-6561-1951
Bezerra, Maria Agatha de Lima
format bachelorThesis
author Bezerra, Maria Agatha de Lima
author_sort Bezerra, Maria Agatha de Lima
title A influência da universidade sobre os hábitos de leitura dos estudantes: uma análise baseada nas percepções dos discentes do curso de Biblioteconomia da UFRN
title_short A influência da universidade sobre os hábitos de leitura dos estudantes: uma análise baseada nas percepções dos discentes do curso de Biblioteconomia da UFRN
title_full A influência da universidade sobre os hábitos de leitura dos estudantes: uma análise baseada nas percepções dos discentes do curso de Biblioteconomia da UFRN
title_fullStr A influência da universidade sobre os hábitos de leitura dos estudantes: uma análise baseada nas percepções dos discentes do curso de Biblioteconomia da UFRN
title_full_unstemmed A influência da universidade sobre os hábitos de leitura dos estudantes: uma análise baseada nas percepções dos discentes do curso de Biblioteconomia da UFRN
title_sort influência da universidade sobre os hábitos de leitura dos estudantes: uma análise baseada nas percepções dos discentes do curso de biblioteconomia da ufrn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53700
work_keys_str_mv AT bezerramariaagathadelima ainfluenciadauniversidadesobreoshabitosdeleituradosestudantesumaanalisebaseadanaspercepcoesdosdiscentesdocursodebiblioteconomiadaufrn
AT bezerramariaagathadelima influenciadauniversidadesobreoshabitosdeleituradosestudantesumaanalisebaseadanaspercepcoesdosdiscentesdocursodebiblioteconomiadaufrn
_version_ 1774866267257176064
spelling ri-123456789-537002023-08-09T15:24:49Z A influência da universidade sobre os hábitos de leitura dos estudantes: uma análise baseada nas percepções dos discentes do curso de Biblioteconomia da UFRN Bezerra, Maria Agatha de Lima https://orcid.org/0000-0001-6561-1951 http://lattes.cnpq.br/2631917363783106 Davi, Maria da Conceição https://orcid.org/0000-0002-5340-4186 http://lattes.cnpq.br/9493986623986565 Neto, José Domingos Padilha https://orcid.org/0000-0001-9338-5357 http://lattes.cnpq.br/0270586065857690 hábitos de leitura ambiente universitário estudantes de Biblioteconomia biblioteca universitária CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO This work focuses on investigating the influence that the University exerts on the reading habits of university students, directing the sample to students of the Library Science course at the Universidade Federal do Rio Grande do Norte. The objective of the research is to analyze the students' perceptions about the impacts caused by higher education on their reading habits. For this, as a methodological procedure, the inductive method and the monographic procedure method were used. Data collection carried out through the questionnaire as an extensive research technique and the research is supported by a bibliographical survey with data on student reading index, data on the number of libraries in the State of Rio Grande do Norte and other information. that substantiate. The results obtained reveal that the University has an influence on the way in which students relate to reading, which can positively stimulate the development of this habit, as well as a taste for scientific reading. On the other hand, the negative influence is demonstrated when a considerable number of respondents claim to have difficulty reconciling compulsory academic reading with literary, spontaneous, or recreational reading, while others have lost the taste for the habit. He considers that most students began to cultivate the habit of reading when they entered the university, which is a positive point, but does not mean that the way in which higher education deals with reading is ideal, since a good part of the respondents who started to read more when they entered university, stated that they have difficulty reconciling their mandatory reading with entertainment reading, which can make the habit of reading a robotic and unprofitable activity. Este trabalho se debruça na investigação acerca da influência que a Universidade exerce sobre os hábitos de leitura dos estudantes universitários, direcionando a amostra aos alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O objetivo da pesquisa é analisar as percepções dos discentes acerca dos impactos causados pelo ensino superior em seus hábitos de leitura. Para isso, como procedimento metodológico, foram utilizados o método indutivo e o método de procedimento monográfico. A coleta de dados feita por meio do questionário como técnica de pesquisa extensiva e a pesquisa como todo é alicerçada por um levantamento bibliográfico com dados sobre índice de leitura de estudantes, a quantidade de bibliotecas no Estado do Rio Grande do Norte e demais informações que fundamentam. Os resultados obtidos revelam que a Universidade tem influência sobre a maneira com que os alunos se relacionam com a leitura, podendo positivamente estimular o desenvolvimento desse hábito, assim como o gosto pela leitura científica. Por outro lado, a influência negativa é demonstrada quando uma quantidade considerável dos respondentes afirma possuir dificuldade em conciliar a leitura acadêmica obrigatória com as leituras literárias, espontâneas ou recreativas, enquanto outros perderam o gosto pelo hábito. Considera que a maioria dos estudantes começaram a cultivar o hábito de leitura ao ingressarem na universidade, o que se mostra um ponto positivo, mas não significa que a maneira com que o ensino superior lida com a leitura seja o ideal, pois boa parte dos respondentes que começaram a ler mais ao entrarem na universidade, afirmaram que têm dificuldade em conciliar suas leituras obrigatórias com as leituras de entretenimento, o que pode tornar o hábito de leitura uma atividade robótica e não proveitosa. 2023-07-19T11:31:18Z 2023-07-19T11:31:18Z 2023-07-07 bachelorThesis BEZERRA, Maria Agatha de Lima. A influência da universidade sobre os hábitos de leitura dos estudantes: uma análise baseada nas percepções dos discentes do curso de Biblioteconomia da UFRN. Orientador: Arthur Ferreira Campos. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53700 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Biblioteconomia Departamento de Ciência da Informação