Estudo das manifestações da ouvidoria do SUS do município de Natal - RN, no período de 2018 a 2021

The SUS Ombudsmen are administrative units, active at the federal, state and municipal levels, with the mission of ensuring the rights of citizens to be heard and have their personal and collective demands addressed. Due to the importance of the Ombudsman, the manifestations received at the Municipa...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, Sulamita Pereira da Silva
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0002-3215-7315
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53687
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spelling ri-123456789-536872023-08-09T14:55:15Z Estudo das manifestações da ouvidoria do SUS do município de Natal - RN, no período de 2018 a 2021 Study of the manifestations of the ombudsman of the SUS in the municipality of Natal - RN, in the period from 2018 to 2021 Lima, Sulamita Pereira da Silva https://orcid.org/0000-0002-3215-7315 http://lattes.cnpq.br/7517520845694560 Machado, Flávia Christiane de Azevedo Araújo, Francisca Rêgo Oliveira de Saúde pública Participação social Defesa do usuário Gestão em saúde Direito à saúde Sistema único de saúde CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA The SUS Ombudsmen are administrative units, active at the federal, state and municipal levels, with the mission of ensuring the rights of citizens to be heard and have their personal and collective demands addressed. Due to the importance of the Ombudsman, the manifestations received at the Municipal Ombudsman of the SUS in Natal, capital of Rio Grande do Norte, from 2018 to 2021 were analyzed. annual report, service channel, classification, typification and demand status. In the analyzed period, there were about 4,607 demands, classified as complaints (49.58%) and requests (35.53%), being the main subject; health care (52.09%), management (29.11%) and health surveillance (5.73%). The telephone was the most frequent service channel (72.30%), with the status of demands 46.39% archived and 26.11% concluded. From 2018 to 2021, there was an upward trend in demonstrations (14.78% to 30.74%). It is concluded that the SUS Ombudsman in Natal/RN is considered an important mechanism for participation and social control, and should act as an indispensable management tool. However, as the data are entered by the Ombudsman's technicians, there may be biases in the filling, therefore, continuous training processes for these professionals must be carried out in favor of the standardization of processes. As Ouvidorias do SUS são unidades administrativas, ativas em âmbito federal, estadual e municipal, com a missão de viabilizar os direitos dos(as) cidadãos(ãs) de serem ouvidos e terem suas demandas pessoais e coletivas tratadas. Mediante a importância das Ouvidorias, analisaram-se as manifestações recebidas na Ouvidoria municipal do SUS de Natal, capital do Rio Grande do Norte, no período de 2018 a 2021. Assim, com base nas informações do Sistema Informatizado OuvidorSUS foram captados dados sobre o período anual, canal de atendimento, classificação, tipificação e status da demanda. No período analisado, houve cerca de 4.607 demandas, classificadas como reclamações (49,58%) e solicitações (35,53%), sendo o assunto principal; assistência à saúde (52,09%), gestão (29,11%) e vigilância em saúde (5,73%). O telefone foi o canal mais frequente de atendimento (72,30%), sendo status das demandas 46,39% arquivadas e 26,11% concluídas. De 2018 a 2021, houve uma tendência ascendente de manifestações (14,78% a 30,74%). Conclui-se que a Ouvidoria do SUS de Natal/RN, é considerada um importante mecanismo de participação e controle social, e deve atuar como um indispensável instrumento de gestão. Porém, como os dados são inseridos pelos técnicos da Ouvidoria, pode haver enviesamentos no preenchimento, com isso deve-se realizar processos contínuos de capacitação desses profissionais em prol da padronização dos processos. 2023-07-18T21:22:49Z 2023-07-18T21:22:49Z 2023-07-10 bachelorThesis LIMA, Sulamita Pereira da Silva. Estudo das manifestações da ouvidoria do SUS do município de Natal - RN, no período de 2018 a 2021. Orientadora: Amana Santana de Jesus 2023. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) - Departamento de Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53687 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Saúde Coletiva Departamento de Saúde Coletiva
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Estudo das manifestações da ouvidoria do SUS do município de Natal - RN, no período de 2018 a 2021
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Lima, Sulamita Pereira da Silva
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