A utilização da paráfrase como repertório na escrita de redações nota mil do Enem
Este trabalho tem como objetivo analisar redações nota mil do Enem a partir do que a banca entende como repertório utilizado no desenvolvimento desses textos. A teoria que aporta a este estudo segue as definições de paráfrase segundo Fuchs (1985); Orlandi (2015); Sant’anna. Essa análise será guiada...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53652 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-53652 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-536522023-08-09T11:51:15Z A utilização da paráfrase como repertório na escrita de redações nota mil do Enem The use of paraphrase as a repertoire in the writing of essays note a thousand of the Enem Amarante, Anna Luiza Silva Fernandes https://orcid.org/0000-0003-2260-3606 http://lattes.cnpq.br/3834143361712684 https://orcid.org/0000-0002-7212-0621 http://lattes.cnpq.br/4256675396235128 França, Katia Cilene Ferreira http://lattes.cnpq.br/5269094335382074 http://lattes.cnpq.br/0151400085193018 Santos, Valnecy Oliveira Correa 0000-0002-4906-0245 http://lattes.cnpq.br/5269094335382074 Redação; Enem; Paráfrase; Dissertativo-argumentativo; Repertório. Este trabalho tem como objetivo analisar redações nota mil do Enem a partir do que a banca entende como repertório utilizado no desenvolvimento desses textos. A teoria que aporta a este estudo segue as definições de paráfrase segundo Fuchs (1985); Orlandi (2015); Sant’anna. Essa análise será guiada pelos estudos da análise discursiva segundo Pêcheux (1997; 1993); Maingueneau (1997) e Orlandi (2003). As citações serão avaliadas considerando Fuchs (1985) e suas definições e classificações de paráfrases, além de avaliar como esse aluno está reconhecendo o texto-fonte para produzi-las. O trabalho tem como objetivos: a) investigar a ocorrência de paráfrases nas redações nota mil do Enem; b) avaliar a qualidade e os tipos de paráfrase da perspectiva da Análise do Discurso ao comparar o texto-fonte das citações que derivaram em paráfrases; e c) apontar os déficits e o aparente desconhecimento dos procedimentos de paráfrases linguísticas por parte dos alunos. O tema é de relevância, pois o problema está disseminado nas produções dentro de uma prova que avalia a competência dos alunos do ensino médio, e essas construções são aceitas com nota máxima. Portanto, a conclusão dessas comparações se baseia na premissa de que o ensino básico corrobora com esse tipo de produção textual na prova do ENEM. 2023-07-18T18:18:03Z 2023-07-18T18:18:03Z 2023-07-05 bachelorThesis AMARANTE, Anna Luiza Silva Fernandes. A utilização de paráfrases como repertório na escrita de redações do Enem. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Departamento de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53652 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Letras - Língua Portuguesa Departamento de Letras |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Redação; Enem; Paráfrase; Dissertativo-argumentativo; Repertório. |
spellingShingle |
Redação; Enem; Paráfrase; Dissertativo-argumentativo; Repertório. Amarante, Anna Luiza Silva Fernandes A utilização da paráfrase como repertório na escrita de redações nota mil do Enem |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar redações nota mil do Enem a partir do que a banca entende como repertório utilizado no desenvolvimento desses textos. A teoria que aporta a este estudo segue as definições de paráfrase segundo Fuchs (1985); Orlandi (2015); Sant’anna. Essa análise será guiada pelos estudos da análise discursiva segundo Pêcheux (1997; 1993); Maingueneau (1997) e Orlandi (2003). As citações serão avaliadas considerando Fuchs (1985) e suas definições e classificações de paráfrases, além de avaliar como esse aluno está reconhecendo o texto-fonte para produzi-las. O trabalho tem como objetivos: a) investigar a ocorrência de paráfrases nas redações nota mil do Enem; b) avaliar a qualidade e os tipos de paráfrase da perspectiva da Análise do Discurso ao comparar o texto-fonte das citações que derivaram em paráfrases; e c) apontar os déficits e o aparente desconhecimento dos procedimentos de paráfrases linguísticas por parte dos alunos. O tema é de relevância, pois o problema está disseminado nas produções dentro de uma prova que avalia a competência dos alunos do ensino médio, e essas construções são aceitas com nota máxima. Portanto, a conclusão dessas comparações se baseia na premissa de que o ensino básico corrobora com esse tipo de produção textual na prova do ENEM. |
author2 |
https://orcid.org/0000-0003-2260-3606 |
author_facet |
https://orcid.org/0000-0003-2260-3606 Amarante, Anna Luiza Silva Fernandes |
format |
bachelorThesis |
author |
Amarante, Anna Luiza Silva Fernandes |
author_sort |
Amarante, Anna Luiza Silva Fernandes |
title |
A utilização da paráfrase como repertório na escrita de redações nota mil do Enem |
title_short |
A utilização da paráfrase como repertório na escrita de redações nota mil do Enem |
title_full |
A utilização da paráfrase como repertório na escrita de redações nota mil do Enem |
title_fullStr |
A utilização da paráfrase como repertório na escrita de redações nota mil do Enem |
title_full_unstemmed |
A utilização da paráfrase como repertório na escrita de redações nota mil do Enem |
title_sort |
utilização da paráfrase como repertório na escrita de redações nota mil do enem |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53652 |
work_keys_str_mv |
AT amaranteannaluizasilvafernandes autilizacaodaparafrasecomorepertorionaescritaderedacoesnotamildoenem AT amaranteannaluizasilvafernandes theuseofparaphraseasarepertoireinthewritingofessaysnoteathousandoftheenem AT amaranteannaluizasilvafernandes utilizacaodaparafrasecomorepertorionaescritaderedacoesnotamildoenem |
_version_ |
1774866512302047232 |