A utilização da paráfrase como repertório na escrita de redações nota mil do Enem

Este trabalho tem como objetivo analisar redações nota mil do Enem a partir do que a banca entende como repertório utilizado no desenvolvimento desses textos. A teoria que aporta a este estudo segue as definições de paráfrase segundo Fuchs (1985); Orlandi (2015); Sant’anna. Essa análise será guiada...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Amarante, Anna Luiza Silva Fernandes
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0003-2260-3606
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53652
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-53652
record_format dspace
spelling ri-123456789-536522023-08-09T11:51:15Z A utilização da paráfrase como repertório na escrita de redações nota mil do Enem The use of paraphrase as a repertoire in the writing of essays note a thousand of the Enem Amarante, Anna Luiza Silva Fernandes https://orcid.org/0000-0003-2260-3606 http://lattes.cnpq.br/3834143361712684 https://orcid.org/0000-0002-7212-0621 http://lattes.cnpq.br/4256675396235128 França, Katia Cilene Ferreira http://lattes.cnpq.br/5269094335382074 http://lattes.cnpq.br/0151400085193018 Santos, Valnecy Oliveira Correa 0000-0002-4906-0245 http://lattes.cnpq.br/5269094335382074 Redação; Enem; Paráfrase; Dissertativo-argumentativo; Repertório. Este trabalho tem como objetivo analisar redações nota mil do Enem a partir do que a banca entende como repertório utilizado no desenvolvimento desses textos. A teoria que aporta a este estudo segue as definições de paráfrase segundo Fuchs (1985); Orlandi (2015); Sant’anna. Essa análise será guiada pelos estudos da análise discursiva segundo Pêcheux (1997; 1993); Maingueneau (1997) e Orlandi (2003). As citações serão avaliadas considerando Fuchs (1985) e suas definições e classificações de paráfrases, além de avaliar como esse aluno está reconhecendo o texto-fonte para produzi-las. O trabalho tem como objetivos: a) investigar a ocorrência de paráfrases nas redações nota mil do Enem; b) avaliar a qualidade e os tipos de paráfrase da perspectiva da Análise do Discurso ao comparar o texto-fonte das citações que derivaram em paráfrases; e c) apontar os déficits e o aparente desconhecimento dos procedimentos de paráfrases linguísticas por parte dos alunos. O tema é de relevância, pois o problema está disseminado nas produções dentro de uma prova que avalia a competência dos alunos do ensino médio, e essas construções são aceitas com nota máxima. Portanto, a conclusão dessas comparações se baseia na premissa de que o ensino básico corrobora com esse tipo de produção textual na prova do ENEM. 2023-07-18T18:18:03Z 2023-07-18T18:18:03Z 2023-07-05 bachelorThesis AMARANTE, Anna Luiza Silva Fernandes. A utilização de paráfrases como repertório na escrita de redações do Enem. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Departamento de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53652 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Letras - Língua Portuguesa Departamento de Letras
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Redação; Enem; Paráfrase; Dissertativo-argumentativo; Repertório.
spellingShingle Redação; Enem; Paráfrase; Dissertativo-argumentativo; Repertório.
Amarante, Anna Luiza Silva Fernandes
A utilização da paráfrase como repertório na escrita de redações nota mil do Enem
description Este trabalho tem como objetivo analisar redações nota mil do Enem a partir do que a banca entende como repertório utilizado no desenvolvimento desses textos. A teoria que aporta a este estudo segue as definições de paráfrase segundo Fuchs (1985); Orlandi (2015); Sant’anna. Essa análise será guiada pelos estudos da análise discursiva segundo Pêcheux (1997; 1993); Maingueneau (1997) e Orlandi (2003). As citações serão avaliadas considerando Fuchs (1985) e suas definições e classificações de paráfrases, além de avaliar como esse aluno está reconhecendo o texto-fonte para produzi-las. O trabalho tem como objetivos: a) investigar a ocorrência de paráfrases nas redações nota mil do Enem; b) avaliar a qualidade e os tipos de paráfrase da perspectiva da Análise do Discurso ao comparar o texto-fonte das citações que derivaram em paráfrases; e c) apontar os déficits e o aparente desconhecimento dos procedimentos de paráfrases linguísticas por parte dos alunos. O tema é de relevância, pois o problema está disseminado nas produções dentro de uma prova que avalia a competência dos alunos do ensino médio, e essas construções são aceitas com nota máxima. Portanto, a conclusão dessas comparações se baseia na premissa de que o ensino básico corrobora com esse tipo de produção textual na prova do ENEM.
author2 https://orcid.org/0000-0003-2260-3606
author_facet https://orcid.org/0000-0003-2260-3606
Amarante, Anna Luiza Silva Fernandes
format bachelorThesis
author Amarante, Anna Luiza Silva Fernandes
author_sort Amarante, Anna Luiza Silva Fernandes
title A utilização da paráfrase como repertório na escrita de redações nota mil do Enem
title_short A utilização da paráfrase como repertório na escrita de redações nota mil do Enem
title_full A utilização da paráfrase como repertório na escrita de redações nota mil do Enem
title_fullStr A utilização da paráfrase como repertório na escrita de redações nota mil do Enem
title_full_unstemmed A utilização da paráfrase como repertório na escrita de redações nota mil do Enem
title_sort utilização da paráfrase como repertório na escrita de redações nota mil do enem
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53652
work_keys_str_mv AT amaranteannaluizasilvafernandes autilizacaodaparafrasecomorepertorionaescritaderedacoesnotamildoenem
AT amaranteannaluizasilvafernandes theuseofparaphraseasarepertoireinthewritingofessaysnoteathousandoftheenem
AT amaranteannaluizasilvafernandes utilizacaodaparafrasecomorepertorionaescritaderedacoesnotamildoenem
_version_ 1774866512302047232