A utilização da paráfrase como repertório na escrita de redações nota mil do Enem

Este trabalho tem como objetivo analisar redações nota mil do Enem a partir do que a banca entende como repertório utilizado no desenvolvimento desses textos. A teoria que aporta a este estudo segue as definições de paráfrase segundo Fuchs (1985); Orlandi (2015); Sant’anna. Essa análise será guiada...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Amarante, Anna Luiza Silva Fernandes
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0003-2260-3606
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53652
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Descrição
Resumo:Este trabalho tem como objetivo analisar redações nota mil do Enem a partir do que a banca entende como repertório utilizado no desenvolvimento desses textos. A teoria que aporta a este estudo segue as definições de paráfrase segundo Fuchs (1985); Orlandi (2015); Sant’anna. Essa análise será guiada pelos estudos da análise discursiva segundo Pêcheux (1997; 1993); Maingueneau (1997) e Orlandi (2003). As citações serão avaliadas considerando Fuchs (1985) e suas definições e classificações de paráfrases, além de avaliar como esse aluno está reconhecendo o texto-fonte para produzi-las. O trabalho tem como objetivos: a) investigar a ocorrência de paráfrases nas redações nota mil do Enem; b) avaliar a qualidade e os tipos de paráfrase da perspectiva da Análise do Discurso ao comparar o texto-fonte das citações que derivaram em paráfrases; e c) apontar os déficits e o aparente desconhecimento dos procedimentos de paráfrases linguísticas por parte dos alunos. O tema é de relevância, pois o problema está disseminado nas produções dentro de uma prova que avalia a competência dos alunos do ensino médio, e essas construções são aceitas com nota máxima. Portanto, a conclusão dessas comparações se baseia na premissa de que o ensino básico corrobora com esse tipo de produção textual na prova do ENEM.