A Gestão do conhecimento como ferramenta estratégica em uma empresa de consultoria no setor saúde

Business advancements and their relationships have led to a series of changes in the market, such as the development of a competitive environment, but it also highlights that the most valuable asset of an organization is the knowledge of the employees who are part of its workforce. In this contex...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Davim, Bruno Mata
Outros Autores: Carvalho, Fabrícia Gonçalves
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53621
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-53621
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Gestão do Conhecimento
Transferência do conhecimento
Consultoria
Clínicas médicas
Rotatividade
spellingShingle Gestão do Conhecimento
Transferência do conhecimento
Consultoria
Clínicas médicas
Rotatividade
Davim, Bruno Mata
A Gestão do conhecimento como ferramenta estratégica em uma empresa de consultoria no setor saúde
description Business advancements and their relationships have led to a series of changes in the market, such as the development of a competitive environment, but it also highlights that the most valuable asset of an organization is the knowledge of the employees who are part of its workforce. In this context, knowledge management, its tools, and techniques are a competitive advantage in organizations. Therefore, this study aims to understand the knowledge management process in the pursuit of maintenance and improvement of services in a consulting company for healthcare management in the state of Rio Grande do Norte, Brazil. To achieve the study objective, an action research approach is conducted, as it proposes an intensive interaction between the researcher and the company, with an applied nature, exploratory and descriptive objectives, and a qualitative approach. Through the administration of a questionnaire to the employees and an unstructured interview with the Director of the organization, the current situation regarding the entire knowledge management process was mapped and analyzed, along with the presentation of a range of existing tools used in the present scenario. The study helped understand the organization's current team's understanding of the existing knowledge management practices and their perception of the importance of tools and the process of sharing and transferring knowledge within the current organizational structure. Ultimately, the study concluded that knowledge management plays a fundamental role in ensuring the maintenance and improvement of the services provided by the company.
author2 Carvalho, Fabrícia Gonçalves
author_facet Carvalho, Fabrícia Gonçalves
Davim, Bruno Mata
format bachelorThesis
author Davim, Bruno Mata
author_sort Davim, Bruno Mata
title A Gestão do conhecimento como ferramenta estratégica em uma empresa de consultoria no setor saúde
title_short A Gestão do conhecimento como ferramenta estratégica em uma empresa de consultoria no setor saúde
title_full A Gestão do conhecimento como ferramenta estratégica em uma empresa de consultoria no setor saúde
title_fullStr A Gestão do conhecimento como ferramenta estratégica em uma empresa de consultoria no setor saúde
title_full_unstemmed A Gestão do conhecimento como ferramenta estratégica em uma empresa de consultoria no setor saúde
title_sort gestão do conhecimento como ferramenta estratégica em uma empresa de consultoria no setor saúde
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53621
work_keys_str_mv AT davimbrunomata agestaodoconhecimentocomoferramentaestrategicaemumaempresadeconsultorianosetorsaude
AT davimbrunomata knowledgemanagementasastrategictoolinahealthcareconsultingcompany
AT davimbrunomata gestaodoconhecimentocomoferramentaestrategicaemumaempresadeconsultorianosetorsaude
_version_ 1773967437433143296
spelling ri-123456789-536212023-07-18T16:18:20Z A Gestão do conhecimento como ferramenta estratégica em uma empresa de consultoria no setor saúde Knowledge Management as a Strategic Tool in a Healthcare Consulting Company Davim, Bruno Mata Carvalho, Fabrícia Gonçalves http://lattes.cnpq.br/7665447899793932 Perales, Wattson José Saenz http://lattes.cnpq.br/7864092926643460 Mariz, Fernanda Barreto de Almeida Rocha http://lattes.cnpq.br/5556894774590855 Gestão do Conhecimento Transferência do conhecimento Consultoria Clínicas médicas Rotatividade Business advancements and their relationships have led to a series of changes in the market, such as the development of a competitive environment, but it also highlights that the most valuable asset of an organization is the knowledge of the employees who are part of its workforce. In this context, knowledge management, its tools, and techniques are a competitive advantage in organizations. Therefore, this study aims to understand the knowledge management process in the pursuit of maintenance and improvement of services in a consulting company for healthcare management in the state of Rio Grande do Norte, Brazil. To achieve the study objective, an action research approach is conducted, as it proposes an intensive interaction between the researcher and the company, with an applied nature, exploratory and descriptive objectives, and a qualitative approach. Through the administration of a questionnaire to the employees and an unstructured interview with the Director of the organization, the current situation regarding the entire knowledge management process was mapped and analyzed, along with the presentation of a range of existing tools used in the present scenario. The study helped understand the organization's current team's understanding of the existing knowledge management practices and their perception of the importance of tools and the process of sharing and transferring knowledge within the current organizational structure. Ultimately, the study concluded that knowledge management plays a fundamental role in ensuring the maintenance and improvement of the services provided by the company. Os avanços dos negócios e seus relacionamentos acarretaram uma série de mudanças no mercado, como o desenvolvimento de um ambiente competitivo, mas também evidencia que o bem mais precioso de uma organização é o conhecimento dos colaboradores que fazem parte do seu quadro. Nesse contexto, a gestão do conhecimento, suas ferramentas e técnicas são um diferencial competitivo nas organizações. Dessa forma, o presente trabalho busca compreender o processo da gestão de conhecimento na busca pela manutenção e melhoria dos serviços de uma empresa potiguar de consultoria para gestão no setor da saúde. Para alcançar o objetivo do estudo, é realizada uma pesquisa-ação, tendo em vista que foi proposta a realização de um estudo com uma interação entre o pesquisador e a empresa de forma intensa, de natureza aplicada, com objetivo exploratório e descritivo e abordagem qualitativa. Por meio da aplicação de um questionário com os colaboradores e a realização de uma entrevista não estruturada com o Diretor da organização, foi realizado o mapeamento e a análise da situação atual em relação a todo o processo de gestão do conhecimento, além da apresentação de uma série de ferramentas existentes e utilizadas no presente cenário. A partir do estudo, compreendeu-se o entendimento do atual time da organização em relação as atuais práticas de gestão do conhecimento existentes, além disso, compreender qual a visão deles em relação à importância das ferramentas e ao processo de compartilhamento e transferência do conhecimento que existe dentro da atual estrutura da empresa. Ao final do estudo, foi possível concluir o papel fundamental que a gestão do conhecimento possui para garantir a manutenção e melhoria dos serviços prestados pela mesma. 2023-07-18T16:18:19Z 2023-07-18T16:18:19Z 2023-07-07 bachelorThesis DAVIM, Bruno Mata. A Gestão do conhecimento como ferramenta estratégica em uma empresa de consultoria no setor saúde. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Departamento de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53621 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Engenharia de Produção Ciência e Tecnologia