Afastamento x adesão nas aulas práticas de educação física no ensino médio: o uso do atletismo como elemento mediador
O presente trabalho tem o objetivo de investigar os fatores que contribuem para a aproximação ou afastamento dos estudantes nas aulas de Educação Física no Ensino Médio e utilizar o Atletismo como ferramenta acolhedora para tais aulas, para a obtenção da nota parcial para a conclusão do curso de gr...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53558 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-53558 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-535582023-07-17T22:07:30Z Afastamento x adesão nas aulas práticas de educação física no ensino médio: o uso do atletismo como elemento mediador Morais, Erik Anderson Lourenço de Surdi, Aguinaldo Cesar http://lattes.cnpq.br/3565274867272860 http://lattes.cnpq.br/2452504102904189 Dantas, Karluza Araújo Moreira http://lattes.cnpq.br/1071969771517672 Santos, Regina Helena Rigaud Lucas http://lattes.cnpq.br/7466849391229048 Educação física Ensino médio Atletismo Esporte escolar CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA O presente trabalho tem o objetivo de investigar os fatores que contribuem para a aproximação ou afastamento dos estudantes nas aulas de Educação Física no Ensino Médio e utilizar o Atletismo como ferramenta acolhedora para tais aulas, para a obtenção da nota parcial para a conclusão do curso de graduação em Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estudo consiste em investigar por meio de observação quais os principais fatores que acometem os estudantes do ensino médio e como esses afetam no desenvolvimento das aulas, ademais, tenta compreender como o se dá o papel do professor que visa contornar tais situações, de modo que facilite e incentive a presença do aluno nessas aulas. As discussões geradas pelos resultados, nos remete que o professor, perante seu papel de agente mediador, deve sempre estar atento a inúmeros pontos que resultam na aproximação ou afastamento dos alunos, como a timidez, vergonha e até mesmo o medo de se expor. Ante esses resultados e discussões, percebemos que os objetivos do trabalho foram contemplados, dado que, diversos fatores foram encontrados, e tiveram seu impacto na relação dos alunos com as aulas, parcialmente ou completamente compreendidos. 2023-07-17T22:07:29Z 2023-07-17T22:07:29Z 2023-07-11 bachelorThesis MORAIS, Erik Anderson Lourenço de. Afastamento x adesão nas aulas práticas de educação física no ensino médio: o uso do atletismo como elemento mediador. Orientador: Aguinaldo César Surdi. 2023. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53558 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Educação Física - Licenciatura Educação Física |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação física Ensino médio Atletismo Esporte escolar CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
spellingShingle |
Educação física Ensino médio Atletismo Esporte escolar CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Morais, Erik Anderson Lourenço de Afastamento x adesão nas aulas práticas de educação física no ensino médio: o uso do atletismo como elemento mediador |
description |
O presente trabalho tem o objetivo de investigar os fatores que contribuem para a aproximação ou afastamento dos estudantes nas aulas de Educação Física no Ensino Médio e utilizar o Atletismo como ferramenta acolhedora para tais aulas, para a obtenção da nota parcial para a conclusão do curso de graduação em Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estudo consiste em investigar por meio de observação quais os principais fatores que acometem os estudantes do ensino médio e como esses afetam no desenvolvimento das aulas, ademais, tenta compreender como o se dá o papel do professor que visa contornar tais situações, de modo que facilite e incentive a presença do aluno nessas aulas. As discussões geradas pelos resultados, nos remete que o professor, perante seu papel de agente mediador, deve sempre estar atento a inúmeros pontos que resultam na aproximação ou afastamento dos alunos, como a timidez, vergonha e até mesmo o medo de se expor. Ante esses resultados e discussões, percebemos que os objetivos do trabalho foram contemplados, dado que, diversos fatores foram encontrados, e tiveram seu impacto na relação dos alunos com as aulas, parcialmente ou completamente compreendidos. |
author2 |
Surdi, Aguinaldo Cesar |
author_facet |
Surdi, Aguinaldo Cesar Morais, Erik Anderson Lourenço de |
format |
bachelorThesis |
author |
Morais, Erik Anderson Lourenço de |
author_sort |
Morais, Erik Anderson Lourenço de |
title |
Afastamento x adesão nas aulas práticas de educação física no ensino médio: o uso do atletismo como elemento mediador |
title_short |
Afastamento x adesão nas aulas práticas de educação física no ensino médio: o uso do atletismo como elemento mediador |
title_full |
Afastamento x adesão nas aulas práticas de educação física no ensino médio: o uso do atletismo como elemento mediador |
title_fullStr |
Afastamento x adesão nas aulas práticas de educação física no ensino médio: o uso do atletismo como elemento mediador |
title_full_unstemmed |
Afastamento x adesão nas aulas práticas de educação física no ensino médio: o uso do atletismo como elemento mediador |
title_sort |
afastamento x adesão nas aulas práticas de educação física no ensino médio: o uso do atletismo como elemento mediador |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53558 |
work_keys_str_mv |
AT moraiserikandersonlourencode afastamentoxadesaonasaulaspraticasdeeducacaofisicanoensinomedioousodoatletismocomoelementomediador |
_version_ |
1773963376069705728 |