Afastamento x adesão nas aulas práticas de educação física no ensino médio: o uso do atletismo como elemento mediador

O presente trabalho tem o objetivo de investigar os fatores que contribuem para a aproximação ou afastamento dos estudantes nas aulas de Educação Física no Ensino Médio e utilizar o Atletismo como ferramenta acolhedora para tais aulas, para a obtenção da nota parcial para a conclusão do curso de gr...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Morais, Erik Anderson Lourenço de
Outros Autores: Surdi, Aguinaldo Cesar
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53558
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-53558
record_format dspace
spelling ri-123456789-535582023-07-17T22:07:30Z Afastamento x adesão nas aulas práticas de educação física no ensino médio: o uso do atletismo como elemento mediador Morais, Erik Anderson Lourenço de Surdi, Aguinaldo Cesar http://lattes.cnpq.br/3565274867272860 http://lattes.cnpq.br/2452504102904189 Dantas, Karluza Araújo Moreira http://lattes.cnpq.br/1071969771517672 Santos, Regina Helena Rigaud Lucas http://lattes.cnpq.br/7466849391229048 Educação física Ensino médio Atletismo Esporte escolar CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA O presente trabalho tem o objetivo de investigar os fatores que contribuem para a aproximação ou afastamento dos estudantes nas aulas de Educação Física no Ensino Médio e utilizar o Atletismo como ferramenta acolhedora para tais aulas, para a obtenção da nota parcial para a conclusão do curso de graduação em Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estudo consiste em investigar por meio de observação quais os principais fatores que acometem os estudantes do ensino médio e como esses afetam no desenvolvimento das aulas, ademais, tenta compreender como o se dá o papel do professor que visa contornar tais situações, de modo que facilite e incentive a presença do aluno nessas aulas. As discussões geradas pelos resultados, nos remete que o professor, perante seu papel de agente mediador, deve sempre estar atento a inúmeros pontos que resultam na aproximação ou afastamento dos alunos, como a timidez, vergonha e até mesmo o medo de se expor. Ante esses resultados e discussões, percebemos que os objetivos do trabalho foram contemplados, dado que, diversos fatores foram encontrados, e tiveram seu impacto na relação dos alunos com as aulas, parcialmente ou completamente compreendidos. 2023-07-17T22:07:29Z 2023-07-17T22:07:29Z 2023-07-11 bachelorThesis MORAIS, Erik Anderson Lourenço de. Afastamento x adesão nas aulas práticas de educação física no ensino médio: o uso do atletismo como elemento mediador. Orientador: Aguinaldo César Surdi. 2023. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53558 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Educação Física - Licenciatura Educação Física
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação física
Ensino médio
Atletismo
Esporte escolar
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
spellingShingle Educação física
Ensino médio
Atletismo
Esporte escolar
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Morais, Erik Anderson Lourenço de
Afastamento x adesão nas aulas práticas de educação física no ensino médio: o uso do atletismo como elemento mediador
description O presente trabalho tem o objetivo de investigar os fatores que contribuem para a aproximação ou afastamento dos estudantes nas aulas de Educação Física no Ensino Médio e utilizar o Atletismo como ferramenta acolhedora para tais aulas, para a obtenção da nota parcial para a conclusão do curso de graduação em Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estudo consiste em investigar por meio de observação quais os principais fatores que acometem os estudantes do ensino médio e como esses afetam no desenvolvimento das aulas, ademais, tenta compreender como o se dá o papel do professor que visa contornar tais situações, de modo que facilite e incentive a presença do aluno nessas aulas. As discussões geradas pelos resultados, nos remete que o professor, perante seu papel de agente mediador, deve sempre estar atento a inúmeros pontos que resultam na aproximação ou afastamento dos alunos, como a timidez, vergonha e até mesmo o medo de se expor. Ante esses resultados e discussões, percebemos que os objetivos do trabalho foram contemplados, dado que, diversos fatores foram encontrados, e tiveram seu impacto na relação dos alunos com as aulas, parcialmente ou completamente compreendidos.
author2 Surdi, Aguinaldo Cesar
author_facet Surdi, Aguinaldo Cesar
Morais, Erik Anderson Lourenço de
format bachelorThesis
author Morais, Erik Anderson Lourenço de
author_sort Morais, Erik Anderson Lourenço de
title Afastamento x adesão nas aulas práticas de educação física no ensino médio: o uso do atletismo como elemento mediador
title_short Afastamento x adesão nas aulas práticas de educação física no ensino médio: o uso do atletismo como elemento mediador
title_full Afastamento x adesão nas aulas práticas de educação física no ensino médio: o uso do atletismo como elemento mediador
title_fullStr Afastamento x adesão nas aulas práticas de educação física no ensino médio: o uso do atletismo como elemento mediador
title_full_unstemmed Afastamento x adesão nas aulas práticas de educação física no ensino médio: o uso do atletismo como elemento mediador
title_sort afastamento x adesão nas aulas práticas de educação física no ensino médio: o uso do atletismo como elemento mediador
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53558
work_keys_str_mv AT moraiserikandersonlourencode afastamentoxadesaonasaulaspraticasdeeducacaofisicanoensinomedioousodoatletismocomoelementomediador
_version_ 1773963376069705728