Afastamento x adesão nas aulas práticas de educação física no ensino médio: o uso do atletismo como elemento mediador

O presente trabalho tem o objetivo de investigar os fatores que contribuem para a aproximação ou afastamento dos estudantes nas aulas de Educação Física no Ensino Médio e utilizar o Atletismo como ferramenta acolhedora para tais aulas, para a obtenção da nota parcial para a conclusão do curso de gr...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Morais, Erik Anderson Lourenço de
Outros Autores: Surdi, Aguinaldo Cesar
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53558
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente trabalho tem o objetivo de investigar os fatores que contribuem para a aproximação ou afastamento dos estudantes nas aulas de Educação Física no Ensino Médio e utilizar o Atletismo como ferramenta acolhedora para tais aulas, para a obtenção da nota parcial para a conclusão do curso de graduação em Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estudo consiste em investigar por meio de observação quais os principais fatores que acometem os estudantes do ensino médio e como esses afetam no desenvolvimento das aulas, ademais, tenta compreender como o se dá o papel do professor que visa contornar tais situações, de modo que facilite e incentive a presença do aluno nessas aulas. As discussões geradas pelos resultados, nos remete que o professor, perante seu papel de agente mediador, deve sempre estar atento a inúmeros pontos que resultam na aproximação ou afastamento dos alunos, como a timidez, vergonha e até mesmo o medo de se expor. Ante esses resultados e discussões, percebemos que os objetivos do trabalho foram contemplados, dado que, diversos fatores foram encontrados, e tiveram seu impacto na relação dos alunos com as aulas, parcialmente ou completamente compreendidos.