NATUREZA, CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO: as transformações na produção artística da infância à universidade

In this research, I propose to reflect on the nature of artistic creation and poetic elaboration. For this purpose, I intend to identify some trends that have guided the transformations of my creative process in the field of graphic and plastic expression, based on the analysis of productions I h...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pedrosa, Mariana
Outros Autores: Guaraldo, Laís
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53532
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-53532
record_format dspace
spelling ri-123456789-535322023-07-26T11:49:22Z NATUREZA, CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO: as transformações na produção artística da infância à universidade Pedrosa, Mariana Guaraldo, Laís https://lattes.cnpq.br/7095357211330912 http://lattes.cnpq.br/7170148744222443 Pellejero, Eduardo Anibal Santos, Estrela Pereira dos Artes visuais Grafismo infantil Educação artística Processo de criação Criatividade Arte-educação Children's drawings Creative process Creativity Art education Autopoiese Autopoiesis CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES In this research, I propose to reflect on the nature of artistic creation and poetic elaboration. For this purpose, I intend to identify some trends that have guided the transformations of my creative process in the field of graphic and plastic expression, based on the analysis of productions I have made from the age of 6 to 26 (2001-2022). The methodology of writing will be self-writing, as discussed by Michel Foucault. The analysis of the graphic material will be grounded in the process critique proposed by Cecília Salles, which examines sets of documents related to the creative action from a processual perspective. This will be combined with the cartographic method initially described by Deleuze and Guattari. This research engages in dialogue with the reflections of Fayga Ostrower, Maturana and Varela, Edgar Morin, Rosa Iavelberg, Edith Derdyk, Ana Mae Barbosa, and Vygotsky. Through it, the aim is to contribute to the broadening of reflections on creativity, the process of creation, and the teaching-learning process in art. Finally, the analysis of the implicit trends present in the body of work will allow tracing new paths for artistic practice and teaching-learning in art. Nessa pesquisa me proponho a refletir sobre a natureza da criação artística e a elaboração poética. Para isso, pretendo identificar algumas tendências que guiaram as transformações do meu processo criativo no campo da expressão gráfica e plástica, a partir da análise das produções realizadas por mim dos 6 aos 26 anos (2001-2022). A metodologia de escrita será a escrita de si, discutida por Michel Foucault. A análise do material gráfico se fundamentará na crítica de processo, proposta por Cecília Salles, que analisa sob uma perspectiva processual conjuntos de documentos relacionados com a ação criadora, aliado ao método cartográfico, inicialmente descrito por Deleuze e Guattari. Essa pesquisa dialoga com as reflexões de Fayga Ostrower, Maturana e Varela, Edgar Morin, Rosa Iavelberg, Edith Derdyk, Ana Mae Barbosa e Vygostky. Por meio dela, pretende-se contribuir com o alargamento das reflexões sobre criatividade, processo de criação e processo de ensino-aprendizagem em arte. Por fim, a análise das tendências implícitas presentes no conjunto de trabalhos possibilitará traçar novos caminhos para a prática artística e ensino-aprendizagem em arte. 2023-07-17T20:03:28Z 2023-07-17T20:03:28Z 2023-07-06 bachelorThesis PEDROSA, Mariana Martins. NATUREZA, CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO: as transformações na produção artística da infância à universidade. Orientadora: Laís Guaraldo, 2023. 130 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2009. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53532 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Artes Visuais Artes
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Artes visuais
Grafismo infantil
Educação artística
Processo de criação
Criatividade
Arte-educação
Children's drawings
Creative process
Creativity
Art education
Autopoiese
Autopoiesis
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Artes visuais
Grafismo infantil
Educação artística
Processo de criação
Criatividade
Arte-educação
Children's drawings
Creative process
Creativity
Art education
Autopoiese
Autopoiesis
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Pedrosa, Mariana
NATUREZA, CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO: as transformações na produção artística da infância à universidade
description In this research, I propose to reflect on the nature of artistic creation and poetic elaboration. For this purpose, I intend to identify some trends that have guided the transformations of my creative process in the field of graphic and plastic expression, based on the analysis of productions I have made from the age of 6 to 26 (2001-2022). The methodology of writing will be self-writing, as discussed by Michel Foucault. The analysis of the graphic material will be grounded in the process critique proposed by Cecília Salles, which examines sets of documents related to the creative action from a processual perspective. This will be combined with the cartographic method initially described by Deleuze and Guattari. This research engages in dialogue with the reflections of Fayga Ostrower, Maturana and Varela, Edgar Morin, Rosa Iavelberg, Edith Derdyk, Ana Mae Barbosa, and Vygotsky. Through it, the aim is to contribute to the broadening of reflections on creativity, the process of creation, and the teaching-learning process in art. Finally, the analysis of the implicit trends present in the body of work will allow tracing new paths for artistic practice and teaching-learning in art.
author2 Guaraldo, Laís
author_facet Guaraldo, Laís
Pedrosa, Mariana
format bachelorThesis
author Pedrosa, Mariana
author_sort Pedrosa, Mariana
title NATUREZA, CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO: as transformações na produção artística da infância à universidade
title_short NATUREZA, CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO: as transformações na produção artística da infância à universidade
title_full NATUREZA, CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO: as transformações na produção artística da infância à universidade
title_fullStr NATUREZA, CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO: as transformações na produção artística da infância à universidade
title_full_unstemmed NATUREZA, CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO: as transformações na produção artística da infância à universidade
title_sort natureza, criatividade e processos de criação: as transformações na produção artística da infância à universidade
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53532
work_keys_str_mv AT pedrosamariana naturezacriatividadeeprocessosdecriacaoastransformacoesnaproducaoartisticadainfanciaauniversidade
_version_ 1773961707740200960