NATUREZA, CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO: as transformações na produção artística da infância à universidade
In this research, I propose to reflect on the nature of artistic creation and poetic elaboration. For this purpose, I intend to identify some trends that have guided the transformations of my creative process in the field of graphic and plastic expression, based on the analysis of productions I h...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53532 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-53532 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-535322023-07-26T11:49:22Z NATUREZA, CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO: as transformações na produção artística da infância à universidade Pedrosa, Mariana Guaraldo, Laís https://lattes.cnpq.br/7095357211330912 http://lattes.cnpq.br/7170148744222443 Pellejero, Eduardo Anibal Santos, Estrela Pereira dos Artes visuais Grafismo infantil Educação artística Processo de criação Criatividade Arte-educação Children's drawings Creative process Creativity Art education Autopoiese Autopoiesis CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES In this research, I propose to reflect on the nature of artistic creation and poetic elaboration. For this purpose, I intend to identify some trends that have guided the transformations of my creative process in the field of graphic and plastic expression, based on the analysis of productions I have made from the age of 6 to 26 (2001-2022). The methodology of writing will be self-writing, as discussed by Michel Foucault. The analysis of the graphic material will be grounded in the process critique proposed by Cecília Salles, which examines sets of documents related to the creative action from a processual perspective. This will be combined with the cartographic method initially described by Deleuze and Guattari. This research engages in dialogue with the reflections of Fayga Ostrower, Maturana and Varela, Edgar Morin, Rosa Iavelberg, Edith Derdyk, Ana Mae Barbosa, and Vygotsky. Through it, the aim is to contribute to the broadening of reflections on creativity, the process of creation, and the teaching-learning process in art. Finally, the analysis of the implicit trends present in the body of work will allow tracing new paths for artistic practice and teaching-learning in art. Nessa pesquisa me proponho a refletir sobre a natureza da criação artística e a elaboração poética. Para isso, pretendo identificar algumas tendências que guiaram as transformações do meu processo criativo no campo da expressão gráfica e plástica, a partir da análise das produções realizadas por mim dos 6 aos 26 anos (2001-2022). A metodologia de escrita será a escrita de si, discutida por Michel Foucault. A análise do material gráfico se fundamentará na crítica de processo, proposta por Cecília Salles, que analisa sob uma perspectiva processual conjuntos de documentos relacionados com a ação criadora, aliado ao método cartográfico, inicialmente descrito por Deleuze e Guattari. Essa pesquisa dialoga com as reflexões de Fayga Ostrower, Maturana e Varela, Edgar Morin, Rosa Iavelberg, Edith Derdyk, Ana Mae Barbosa e Vygostky. Por meio dela, pretende-se contribuir com o alargamento das reflexões sobre criatividade, processo de criação e processo de ensino-aprendizagem em arte. Por fim, a análise das tendências implícitas presentes no conjunto de trabalhos possibilitará traçar novos caminhos para a prática artística e ensino-aprendizagem em arte. 2023-07-17T20:03:28Z 2023-07-17T20:03:28Z 2023-07-06 bachelorThesis PEDROSA, Mariana Martins. NATUREZA, CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO: as transformações na produção artística da infância à universidade. Orientadora: Laís Guaraldo, 2023. 130 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2009. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53532 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Artes Visuais Artes |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Artes visuais Grafismo infantil Educação artística Processo de criação Criatividade Arte-educação Children's drawings Creative process Creativity Art education Autopoiese Autopoiesis CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Artes visuais Grafismo infantil Educação artística Processo de criação Criatividade Arte-educação Children's drawings Creative process Creativity Art education Autopoiese Autopoiesis CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Pedrosa, Mariana NATUREZA, CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO: as transformações na produção artística da infância à universidade |
description |
In this research, I propose to reflect on the nature of artistic creation and poetic
elaboration. For this purpose, I intend to identify some trends that have guided the
transformations of my creative process in the field of graphic and plastic expression, based on
the analysis of productions I have made from the age of 6 to 26 (2001-2022). The
methodology of writing will be self-writing, as discussed by Michel Foucault. The analysis of
the graphic material will be grounded in the process critique proposed by Cecília Salles,
which examines sets of documents related to the creative action from a processual
perspective. This will be combined with the cartographic method initially described by
Deleuze and Guattari. This research engages in dialogue with the reflections of Fayga
Ostrower, Maturana and Varela, Edgar Morin, Rosa Iavelberg, Edith Derdyk, Ana Mae
Barbosa, and Vygotsky. Through it, the aim is to contribute to the broadening of reflections
on creativity, the process of creation, and the teaching-learning process in art. Finally, the
analysis of the implicit trends present in the body of work will allow tracing new paths for
artistic practice and teaching-learning in art. |
author2 |
Guaraldo, Laís |
author_facet |
Guaraldo, Laís Pedrosa, Mariana |
format |
bachelorThesis |
author |
Pedrosa, Mariana |
author_sort |
Pedrosa, Mariana |
title |
NATUREZA, CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO: as transformações na produção artística da infância à universidade |
title_short |
NATUREZA, CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO: as transformações na produção artística da infância à universidade |
title_full |
NATUREZA, CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO: as transformações na produção artística da infância à universidade |
title_fullStr |
NATUREZA, CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO: as transformações na produção artística da infância à universidade |
title_full_unstemmed |
NATUREZA, CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO: as transformações na produção artística da infância à universidade |
title_sort |
natureza, criatividade e processos de criação: as transformações na produção artística da infância à universidade |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53532 |
work_keys_str_mv |
AT pedrosamariana naturezacriatividadeeprocessosdecriacaoastransformacoesnaproducaoartisticadainfanciaauniversidade |
_version_ |
1773961707740200960 |