Endomarketing: um estudo de caso em empresas na cidade de Florânia

Endomarketing is understood as marketing actions aimed at the internal public, the application of this tool helps to ensure a better identification of employees with the company. The main objective of this article is to understand the application of internal marketing practices in companies in Fl...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Morais, Bianca Josefa Souza de
Outros Autores: Silva, Brena Carolina de Oliveira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53521
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-53521
record_format dspace
spelling ri-123456789-535212023-07-31T17:39:37Z Endomarketing: um estudo de caso em empresas na cidade de Florânia Endomarketing: a case study in companies in the city of Florania. Morais, Bianca Josefa Souza de Silva, Brena Carolina de Oliveira https://orcid.org/0000-0001-7578-6739 http://lattes.cnpq.br/0219490381993187 Perressim, William Sbrama https://orcid.org/0000-0002-2600-2528 http://lattes.cnpq.br/5721902195529308 Paz, Herlane Chaves Endomarketing Comunicação interna Práticas de endomarketing Administração de empresas Cliente interno Florânia (RN) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS Endomarketing is understood as marketing actions aimed at the internal public, the application of this tool helps to ensure a better identification of employees with the company. The main objective of this article is to understand the application of internal marketing practices in companies in Florânia, as well as to identify them and understand the communication processes. For this, a case study was carried out, through a research of a descriptive nature and a quantitative approach, applied through a questionnaire with socioeconomic questions and related to four dimensions of endomarketing, costs, coordinators, communication and company. In view of the results found, it was seen that companies adopt various internal marketing actions, such as the development of better skills through training, remuneration and reward systems, good interpersonal relationships within the organization. It was also noticed that internal communication is carried out in a clear and objective way, ensuring understanding and better performance of employees. O endomarketing é compreendido como as ações de marketing voltada ao público interno, a aplicação desta ferramenta ajuda a garantir uma melhor identificação dos colaboradores com a empresa. Este artigo tem como objetivo principal compreender a aplicação de práticas de endomarketing nas empresas em Florânia, bem como identificá-las e conhecer os processos de comunicação. Para isso, foi feito um estudo de caso, mediante uma pesquisa de natureza descritiva e abordagem quantitativa, aplicado através de um questionário com perguntas socioeconômicas e relacionadas a quatro dimensões do endomarketing, custos, coordenadores, comunicação e companhia. Diante dos resultados encontrados, foi visto que as empresas adotam diversas ações de endomarketing, como o desenvolvimento de melhores habilidades através de treinamentos, sistemas de remuneração e recompensas e boa relação interpessoal dentro da organização. Foi percebido também que a comunicação interna é realizada de maneira clara e objetiva, garantindo compreensão e melhor desempenho dos funcionários. 2023-07-17T19:05:01Z 2023-07-17T19:05:01Z 2023-07-06 bachelorThesis MORAIS, Bianca Josefa Souza de. Endomarketing: um estudo de caso em empresas na cidade de Florânia. Orientadora: Brena Carolina de Oliveira Silva. 2023. 35 f. TCC (graduação em Administração) - Faculdade de Engenharia, Letra e Ciências Sociais do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53521 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Administração Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Endomarketing
Comunicação interna
Práticas de endomarketing
Administração de empresas
Cliente interno
Florânia (RN)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
spellingShingle Endomarketing
Comunicação interna
Práticas de endomarketing
Administração de empresas
Cliente interno
Florânia (RN)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Morais, Bianca Josefa Souza de
Endomarketing: um estudo de caso em empresas na cidade de Florânia
description Endomarketing is understood as marketing actions aimed at the internal public, the application of this tool helps to ensure a better identification of employees with the company. The main objective of this article is to understand the application of internal marketing practices in companies in Florânia, as well as to identify them and understand the communication processes. For this, a case study was carried out, through a research of a descriptive nature and a quantitative approach, applied through a questionnaire with socioeconomic questions and related to four dimensions of endomarketing, costs, coordinators, communication and company. In view of the results found, it was seen that companies adopt various internal marketing actions, such as the development of better skills through training, remuneration and reward systems, good interpersonal relationships within the organization. It was also noticed that internal communication is carried out in a clear and objective way, ensuring understanding and better performance of employees.
author2 Silva, Brena Carolina de Oliveira
author_facet Silva, Brena Carolina de Oliveira
Morais, Bianca Josefa Souza de
format bachelorThesis
author Morais, Bianca Josefa Souza de
author_sort Morais, Bianca Josefa Souza de
title Endomarketing: um estudo de caso em empresas na cidade de Florânia
title_short Endomarketing: um estudo de caso em empresas na cidade de Florânia
title_full Endomarketing: um estudo de caso em empresas na cidade de Florânia
title_fullStr Endomarketing: um estudo de caso em empresas na cidade de Florânia
title_full_unstemmed Endomarketing: um estudo de caso em empresas na cidade de Florânia
title_sort endomarketing: um estudo de caso em empresas na cidade de florânia
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53521
work_keys_str_mv AT moraisbiancajosefasouzade endomarketingumestudodecasoemempresasnacidadedeflorania
AT moraisbiancajosefasouzade endomarketingacasestudyincompaniesinthecityofflorania
_version_ 1774866414577909760