Metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de C&T e engenharias no vlog "penso, logo opino"
Este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de investigar como os conceitos de Ciência são conceptualizados metaforicamente nos discursos de graduandos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia e de Engenharias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, disponibilizados no canal “Penso, log...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53415 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-53415 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-534152023-08-09T11:49:53Z Metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de C&T e engenharias no vlog "penso, logo opino" Gomes, Brendo Luciano Teoria da Metáfora Conceptual Metáfora primária Metáfora complexa Ciência e Tecnologia Este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de investigar como os conceitos de Ciência são conceptualizados metaforicamente nos discursos de graduandos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia e de Engenharias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, disponibilizados no canal “Penso, logo opino”, hospedado na plataforma YouTube. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica e caráter qualitativo. Norteados pela Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 2002) e pelos conceitos de metáfora primária e metáfora complexa (LAKOFF; JOHNSON, 1999), investigamos como esses estudantes conceptualizam a ciência. Foi verificada nos vídeos analisados a presença das metáforas primárias Organização é estrutura física, Ajuda é suporte, Ignorância é estar no escuro, Emoções e sentimentos são alimentos, Ações são movimentos autopropulsionados e Dificuldades são obstáculos; das metáforas conceptuais CIÊNCIA É EDIFÍCIO, CIÊNCIA É ENTIDADE QUE PRESTA ASSISTÊNCIA, CIÊNCIA É ORGANISMO e da metáfora complexa CIÊNCIA É ENTIDADE SEMOVENTE QUE ULTRAPASSA OBSTÁCULOS. As construções metafóricas encontradas permitiram estabelecer correspondências entre o fazer científico e os elementos que compõem as estruturas físicas de edifícios. Foi possível, também, estabelecer correlações entre ações cotidianas e a ciência e averiguar a associação desse domínio com experiências básicas sensório-motoras. Logo, a pesquisa contribui para os estudos cognitivos do discurso e evidencia a relevância da propagação do discurso científico em ambientes virtuais. 2023-07-14T18:40:50Z 2023-07-14T18:40:50Z 2023-07-03 bachelorThesis GOMES, Brendo Luciano. Metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de C&T e engenharias no vlog "penso, logo opino". Orientador: Ada Lima Ferreira de Sousa. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua portuguesa e literaturas) - Departamento de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53415 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Letras - Língua portuguesa e literaturas Departamento de Letras |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Teoria da Metáfora Conceptual Metáfora primária Metáfora complexa Ciência e Tecnologia |
spellingShingle |
Teoria da Metáfora Conceptual Metáfora primária Metáfora complexa Ciência e Tecnologia Gomes, Brendo Luciano Metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de C&T e engenharias no vlog "penso, logo opino" |
description |
Este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de investigar como os conceitos de Ciência são conceptualizados metaforicamente nos discursos de graduandos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia e de Engenharias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, disponibilizados no canal “Penso, logo opino”, hospedado na plataforma YouTube. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica e caráter qualitativo. Norteados pela Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 2002) e pelos conceitos de metáfora primária e metáfora complexa (LAKOFF; JOHNSON, 1999), investigamos como esses estudantes conceptualizam a ciência. Foi verificada nos vídeos analisados a presença das metáforas primárias Organização é estrutura física, Ajuda é suporte, Ignorância é estar no escuro, Emoções e sentimentos são alimentos, Ações são movimentos autopropulsionados e Dificuldades são obstáculos; das metáforas conceptuais CIÊNCIA É EDIFÍCIO, CIÊNCIA É ENTIDADE QUE PRESTA ASSISTÊNCIA, CIÊNCIA É ORGANISMO e da metáfora complexa CIÊNCIA É ENTIDADE SEMOVENTE QUE ULTRAPASSA OBSTÁCULOS. As construções metafóricas encontradas permitiram estabelecer correspondências entre o fazer científico e os elementos que compõem as estruturas físicas de edifícios. Foi possível, também, estabelecer correlações entre ações cotidianas e a ciência e averiguar a associação desse domínio com experiências básicas sensório-motoras. Logo, a pesquisa contribui para os estudos cognitivos do discurso e evidencia a relevância da propagação do discurso científico em ambientes virtuais. |
format |
bachelorThesis |
author |
Gomes, Brendo Luciano |
author_facet |
Gomes, Brendo Luciano |
author_sort |
Gomes, Brendo Luciano |
title |
Metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de C&T e engenharias no vlog "penso, logo opino" |
title_short |
Metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de C&T e engenharias no vlog "penso, logo opino" |
title_full |
Metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de C&T e engenharias no vlog "penso, logo opino" |
title_fullStr |
Metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de C&T e engenharias no vlog "penso, logo opino" |
title_full_unstemmed |
Metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de C&T e engenharias no vlog "penso, logo opino" |
title_sort |
metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de c&t e engenharias no vlog "penso, logo opino" |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53415 |
work_keys_str_mv |
AT gomesbrendoluciano metaforasdecienciaanalisecognitivadediscursosdegraduandosdecteengenhariasnovlogpensologoopino |
_version_ |
1774866151317176320 |