Metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de C&T e engenharias no vlog "penso, logo opino"

Este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de investigar como os conceitos de Ciência são conceptualizados metaforicamente nos discursos de graduandos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia e de Engenharias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, disponibilizados no canal “Penso, log...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Gomes, Brendo Luciano
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53415
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-53415
record_format dspace
spelling ri-123456789-534152023-08-09T11:49:53Z Metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de C&T e engenharias no vlog "penso, logo opino" Gomes, Brendo Luciano Teoria da Metáfora Conceptual Metáfora primária Metáfora complexa Ciência e Tecnologia Este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de investigar como os conceitos de Ciência são conceptualizados metaforicamente nos discursos de graduandos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia e de Engenharias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, disponibilizados no canal “Penso, logo opino”, hospedado na plataforma YouTube. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica e caráter qualitativo. Norteados pela Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 2002) e pelos conceitos de metáfora primária e metáfora complexa (LAKOFF; JOHNSON, 1999), investigamos como esses estudantes conceptualizam a ciência. Foi verificada nos vídeos analisados a presença das metáforas primárias Organização é estrutura física, Ajuda é suporte, Ignorância é estar no escuro, Emoções e sentimentos são alimentos, Ações são movimentos autopropulsionados e Dificuldades são obstáculos; das metáforas conceptuais CIÊNCIA É EDIFÍCIO, CIÊNCIA É ENTIDADE QUE PRESTA ASSISTÊNCIA, CIÊNCIA É ORGANISMO e da metáfora complexa CIÊNCIA É ENTIDADE SEMOVENTE QUE ULTRAPASSA OBSTÁCULOS. As construções metafóricas encontradas permitiram estabelecer correspondências entre o fazer científico e os elementos que compõem as estruturas físicas de edifícios. Foi possível, também, estabelecer correlações entre ações cotidianas e a ciência e averiguar a associação desse domínio com experiências básicas sensório-motoras. Logo, a pesquisa contribui para os estudos cognitivos do discurso e evidencia a relevância da propagação do discurso científico em ambientes virtuais. 2023-07-14T18:40:50Z 2023-07-14T18:40:50Z 2023-07-03 bachelorThesis GOMES, Brendo Luciano. Metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de C&T e engenharias no vlog "penso, logo opino". Orientador: Ada Lima Ferreira de Sousa. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua portuguesa e literaturas) - Departamento de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53415 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Letras - Língua portuguesa e literaturas Departamento de Letras
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Teoria da Metáfora Conceptual
Metáfora primária
Metáfora complexa
Ciência e Tecnologia
spellingShingle Teoria da Metáfora Conceptual
Metáfora primária
Metáfora complexa
Ciência e Tecnologia
Gomes, Brendo Luciano
Metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de C&T e engenharias no vlog "penso, logo opino"
description Este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de investigar como os conceitos de Ciência são conceptualizados metaforicamente nos discursos de graduandos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia e de Engenharias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, disponibilizados no canal “Penso, logo opino”, hospedado na plataforma YouTube. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica e caráter qualitativo. Norteados pela Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 2002) e pelos conceitos de metáfora primária e metáfora complexa (LAKOFF; JOHNSON, 1999), investigamos como esses estudantes conceptualizam a ciência. Foi verificada nos vídeos analisados a presença das metáforas primárias Organização é estrutura física, Ajuda é suporte, Ignorância é estar no escuro, Emoções e sentimentos são alimentos, Ações são movimentos autopropulsionados e Dificuldades são obstáculos; das metáforas conceptuais CIÊNCIA É EDIFÍCIO, CIÊNCIA É ENTIDADE QUE PRESTA ASSISTÊNCIA, CIÊNCIA É ORGANISMO e da metáfora complexa CIÊNCIA É ENTIDADE SEMOVENTE QUE ULTRAPASSA OBSTÁCULOS. As construções metafóricas encontradas permitiram estabelecer correspondências entre o fazer científico e os elementos que compõem as estruturas físicas de edifícios. Foi possível, também, estabelecer correlações entre ações cotidianas e a ciência e averiguar a associação desse domínio com experiências básicas sensório-motoras. Logo, a pesquisa contribui para os estudos cognitivos do discurso e evidencia a relevância da propagação do discurso científico em ambientes virtuais.
format bachelorThesis
author Gomes, Brendo Luciano
author_facet Gomes, Brendo Luciano
author_sort Gomes, Brendo Luciano
title Metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de C&T e engenharias no vlog "penso, logo opino"
title_short Metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de C&T e engenharias no vlog "penso, logo opino"
title_full Metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de C&T e engenharias no vlog "penso, logo opino"
title_fullStr Metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de C&T e engenharias no vlog "penso, logo opino"
title_full_unstemmed Metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de C&T e engenharias no vlog "penso, logo opino"
title_sort metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de c&t e engenharias no vlog "penso, logo opino"
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53415
work_keys_str_mv AT gomesbrendoluciano metaforasdecienciaanalisecognitivadediscursosdegraduandosdecteengenhariasnovlogpensologoopino
_version_ 1774866151317176320