Metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de C&T e engenharias no vlog "penso, logo opino"

Este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de investigar como os conceitos de Ciência são conceptualizados metaforicamente nos discursos de graduandos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia e de Engenharias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, disponibilizados no canal “Penso, log...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Gomes, Brendo Luciano
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53415
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Descrição
Resumo:Este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de investigar como os conceitos de Ciência são conceptualizados metaforicamente nos discursos de graduandos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia e de Engenharias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, disponibilizados no canal “Penso, logo opino”, hospedado na plataforma YouTube. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica e caráter qualitativo. Norteados pela Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 2002) e pelos conceitos de metáfora primária e metáfora complexa (LAKOFF; JOHNSON, 1999), investigamos como esses estudantes conceptualizam a ciência. Foi verificada nos vídeos analisados a presença das metáforas primárias Organização é estrutura física, Ajuda é suporte, Ignorância é estar no escuro, Emoções e sentimentos são alimentos, Ações são movimentos autopropulsionados e Dificuldades são obstáculos; das metáforas conceptuais CIÊNCIA É EDIFÍCIO, CIÊNCIA É ENTIDADE QUE PRESTA ASSISTÊNCIA, CIÊNCIA É ORGANISMO e da metáfora complexa CIÊNCIA É ENTIDADE SEMOVENTE QUE ULTRAPASSA OBSTÁCULOS. As construções metafóricas encontradas permitiram estabelecer correspondências entre o fazer científico e os elementos que compõem as estruturas físicas de edifícios. Foi possível, também, estabelecer correlações entre ações cotidianas e a ciência e averiguar a associação desse domínio com experiências básicas sensório-motoras. Logo, a pesquisa contribui para os estudos cognitivos do discurso e evidencia a relevância da propagação do discurso científico em ambientes virtuais.