Projeto de artefato digital para agendamento de visitas escolares a museus
Museus são instituições que podem contribuir com a educação não formal dos seus visitantes. A aprendizagem pode ser ainda mais favorecida quando as iniciativas educacionais dos museus são articuladas com a educação formal oferecida pelas escolas. Nesse contexto, os agendamentos de visitas escolares...
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Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53390 |
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ri-123456789-533902023-08-01T10:40:28Z Projeto de artefato digital para agendamento de visitas escolares a museus Paiva, Victor Silva, Bruno 0000-0003-1689-1082 http://lattes.cnpq.br/0306110595129299 0000-0002-7689-8000 http://lattes.cnpq.br/7239490390098173 Lanutti, Jamille http://lattes.cnpq.br/2832676303604860 Rosa, José http://lattes.cnpq.br/7686896980904000 Gestão museal Interação museu-escola Museu Câmara Cascudo CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Museus são instituições que podem contribuir com a educação não formal dos seus visitantes. A aprendizagem pode ser ainda mais favorecida quando as iniciativas educacionais dos museus são articuladas com a educação formal oferecida pelas escolas. Nesse contexto, os agendamentos de visitas escolares a museus podem servir de base para a interação e colaboração entre essas instituições. Este trabalho apresenta o projeto de um artefato digital para auxiliar a gestão do agendamento de visitas escolares a museus. Este projeto foi desenvolvido utilizando a metodologia Duplo Diamante (DESIGN COUNCIL, 2019). Na etapa Descobrir, foram realizados três estudos que possibilitaram entender o processo e as informações do agendamento de visitas escolares a museus. A partir desse entendimento, na etapa Definir foi caracterizado o problema de design através de personas, arquitetura da informação, fluxogramas e requisitos. Na etapa Desenvolver, o escopo do projeto foi determinado pelos requisitos funcionais do perfil Responsável para smartphone, e requisitos não funcionais de leiturabilidade, legibilidade e consistência visual, facilidade de aprendizado e eficiência no uso. Em seguida, na Etapa Desenvolver, foram elaboradas diferentes propostas de solução para atender aos requisitos do usuário, através da construção de protótipos de média e alta fidelidade. Por fim, na etapa Entregar, criou-se um protótipo interativo da solução de interface proposta para avaliar sua usabilidade com um teste de usabilidade e o questionário SUS. Os 10 participantes realizaram 8 tarefas usando o protótipo interativo, atingindo uma alta taxa de sucesso de 91% de execução. O resultado geral do questionário SUS indica uma boa usabilidade para a interface do protótipo, com 84,5 pontos. Os depoimentos dos participantes revelaram que eles foram capazes de perceber na interface os cuidados tomados no projeto para atender os requisitos não funcionais. Portanto, essa interface tem qualidade e potencial para apoiar os usuários na realização das atividades na gestão de agendamentos de visitas escolares a museus. No futuro, isso pode contribuir para a melhoria da interação museu-escola para promoverem uma melhor educação aos estudantes no Brasil. 2023-07-14T12:56:12Z 2023-07-14T12:56:12Z 2023-06-29 bachelorThesis PAIVA, Victor Hugo Ferreira. Projeto de artefato digital para agendamento de visitas escolares a museus. Orientador Bruno Silva. 2023. 320 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Departamento de Design, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53390 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Bacharelado em Design Departamento de Design |
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Museus são instituições que podem contribuir com a educação não formal dos seus visitantes. A aprendizagem pode ser ainda mais favorecida quando as iniciativas educacionais dos museus são articuladas com a educação formal oferecida pelas escolas. Nesse contexto, os agendamentos de visitas escolares a museus podem servir de base para a interação e colaboração entre essas instituições. Este trabalho apresenta o projeto de um artefato digital para auxiliar a gestão do agendamento de visitas escolares a museus. Este projeto foi desenvolvido utilizando a metodologia Duplo Diamante (DESIGN COUNCIL, 2019). Na etapa Descobrir, foram realizados três estudos que possibilitaram entender o processo e as informações do agendamento de visitas escolares a museus. A partir desse entendimento, na etapa Definir foi caracterizado o problema de design através de personas, arquitetura da informação, fluxogramas e requisitos. Na etapa Desenvolver, o escopo do projeto foi determinado pelos requisitos funcionais do perfil Responsável para smartphone, e requisitos não funcionais de leiturabilidade, legibilidade e consistência visual, facilidade de aprendizado e eficiência no uso. Em seguida, na Etapa Desenvolver, foram elaboradas diferentes propostas de solução para atender aos requisitos do usuário, através da construção de protótipos de média e alta fidelidade. Por fim, na etapa Entregar, criou-se um protótipo interativo da solução de interface proposta para avaliar sua usabilidade com um teste de usabilidade e o questionário SUS. Os 10 participantes realizaram 8 tarefas usando o protótipo interativo, atingindo uma alta taxa de sucesso de 91% de execução. O resultado geral do questionário SUS indica uma boa usabilidade para a interface do protótipo, com 84,5 pontos. Os depoimentos dos participantes revelaram que eles foram capazes de perceber na interface os cuidados tomados no projeto para atender os requisitos não funcionais. Portanto, essa interface tem qualidade e potencial para apoiar os usuários na realização das atividades na gestão de agendamentos de visitas escolares a museus. No futuro, isso pode contribuir para a melhoria da interação museu-escola para promoverem uma melhor educação aos estudantes no Brasil. |
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