Projeto de artefato digital para agendamento de visitas escolares a museus

Museus são instituições que podem contribuir com a educação não formal dos seus visitantes. A aprendizagem pode ser ainda mais favorecida quando as iniciativas educacionais dos museus são articuladas com a educação formal oferecida pelas escolas. Nesse contexto, os agendamentos de visitas escolares...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Paiva, Victor
Outros Autores: Silva, Bruno
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53390
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Descrição
Resumo:Museus são instituições que podem contribuir com a educação não formal dos seus visitantes. A aprendizagem pode ser ainda mais favorecida quando as iniciativas educacionais dos museus são articuladas com a educação formal oferecida pelas escolas. Nesse contexto, os agendamentos de visitas escolares a museus podem servir de base para a interação e colaboração entre essas instituições. Este trabalho apresenta o projeto de um artefato digital para auxiliar a gestão do agendamento de visitas escolares a museus. Este projeto foi desenvolvido utilizando a metodologia Duplo Diamante (DESIGN COUNCIL, 2019). Na etapa Descobrir, foram realizados três estudos que possibilitaram entender o processo e as informações do agendamento de visitas escolares a museus. A partir desse entendimento, na etapa Definir foi caracterizado o problema de design através de personas, arquitetura da informação, fluxogramas e requisitos. Na etapa Desenvolver, o escopo do projeto foi determinado pelos requisitos funcionais do perfil Responsável para smartphone, e requisitos não funcionais de leiturabilidade, legibilidade e consistência visual, facilidade de aprendizado e eficiência no uso. Em seguida, na Etapa Desenvolver, foram elaboradas diferentes propostas de solução para atender aos requisitos do usuário, através da construção de protótipos de média e alta fidelidade. Por fim, na etapa Entregar, criou-se um protótipo interativo da solução de interface proposta para avaliar sua usabilidade com um teste de usabilidade e o questionário SUS. Os 10 participantes realizaram 8 tarefas usando o protótipo interativo, atingindo uma alta taxa de sucesso de 91% de execução. O resultado geral do questionário SUS indica uma boa usabilidade para a interface do protótipo, com 84,5 pontos. Os depoimentos dos participantes revelaram que eles foram capazes de perceber na interface os cuidados tomados no projeto para atender os requisitos não funcionais. Portanto, essa interface tem qualidade e potencial para apoiar os usuários na realização das atividades na gestão de agendamentos de visitas escolares a museus. No futuro, isso pode contribuir para a melhoria da interação museu-escola para promoverem uma melhor educação aos estudantes no Brasil.