Análise de propostas com gêneros textuais no livro didático de língua portuguesa do 1° ano do ensino fundamental

O presente estudo objetiva analisar propostas de ensino de gêneros textuais no livro didático de língua portuguesa, do 1ª ano do Ensino Fundamental, intitulado “A conquista: Língua Portuguesa”, de autoria de Isabella Pessôa de Melo Carpaneda. Para tanto, estabelecemos os seguintes objetivos específi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Claudiane Jerônimo de Medeiros.
Outros Autores: Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53184
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-53184
record_format dspace
spelling ri-123456789-531842023-07-10T17:51:58Z Análise de propostas com gêneros textuais no livro didático de língua portuguesa do 1° ano do ensino fundamental Silva, Claudiane Jerônimo de Medeiros. Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade Pereira, Antonia Karolina Bento Oliveira, Antônio Flávio Ferreira de Gêneros textuais Livro didático Língua Portuguesa Ensino Fundamental - Anos Iniciais. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES O presente estudo objetiva analisar propostas de ensino de gêneros textuais no livro didático de língua portuguesa, do 1ª ano do Ensino Fundamental, intitulado “A conquista: Língua Portuguesa”, de autoria de Isabella Pessôa de Melo Carpaneda. Para tanto, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: identificar os gêneros textuais abordados no livro didático do 1º ano do Ensino Fundamental utilizado em escolas municipais da cidade de Caicó-RN; analisar as propostas de atividades do livro didático e o modo como são abordadas para o trabalho com os gêneros textuais em sala de aula; e discutir a importância do livro didático como instrumento de alfabetização. A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa documental, que utilizou a abordagem qualitativa. Para isso, foi desenvolvida em três etapas: (i) pré-análise, (ii) organização do material e (iii) o tratamento ou análise dos dados. A fundamentação teórica foi baseada nos estudos de Marcuschi (2002; 2008; 2009), Bakhtin (2000), Koch (2006), Silva (2016), dentre outros autores que tratam sobre a temática aqui abordada. Após a análise do livro, pôde-se constatar que os gêneros textuais abordados são: contos, poemas, regras, convite, bilhete, anúncio e receita culinária. Além disso, também foi possível identificar algumas atividades propostas pelo livro didático para o trabalho com os gêneros textuais em sala de aula, tais como: confecção de um mural, produção de bilhetes e organização de uma receita culinária. Por fim, também constatou-se que o livro trabalha os gêneros de modo a contribuir com o processo de alfabetização dos alunos, associando as letras do alfabeto, maiúsculas e minúsculas), com os temas abordados nos gêneros. Diante do exposto, faz-se necessário ressaltar a importância de estes gêneros serem trabalhados no 1° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, para a formação de leitores, os quais almeja-se que sejam reflexivos, críticos e autônomos. 2023-07-10T17:51:57Z 2023-07-10T17:51:57Z 2023-07-01 bachelorThesis SILVA, Claudiane Jerônimo de Medeiros. Análise de propostas com gêneros textuais no livro didático de língua portuguesa do 1° ano do ensino fundamental. 2023. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação, Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53184 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia DEDUC - Departamento de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Gêneros textuais
Livro didático
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Iniciais.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Gêneros textuais
Livro didático
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Iniciais.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Silva, Claudiane Jerônimo de Medeiros.
Análise de propostas com gêneros textuais no livro didático de língua portuguesa do 1° ano do ensino fundamental
description O presente estudo objetiva analisar propostas de ensino de gêneros textuais no livro didático de língua portuguesa, do 1ª ano do Ensino Fundamental, intitulado “A conquista: Língua Portuguesa”, de autoria de Isabella Pessôa de Melo Carpaneda. Para tanto, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: identificar os gêneros textuais abordados no livro didático do 1º ano do Ensino Fundamental utilizado em escolas municipais da cidade de Caicó-RN; analisar as propostas de atividades do livro didático e o modo como são abordadas para o trabalho com os gêneros textuais em sala de aula; e discutir a importância do livro didático como instrumento de alfabetização. A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa documental, que utilizou a abordagem qualitativa. Para isso, foi desenvolvida em três etapas: (i) pré-análise, (ii) organização do material e (iii) o tratamento ou análise dos dados. A fundamentação teórica foi baseada nos estudos de Marcuschi (2002; 2008; 2009), Bakhtin (2000), Koch (2006), Silva (2016), dentre outros autores que tratam sobre a temática aqui abordada. Após a análise do livro, pôde-se constatar que os gêneros textuais abordados são: contos, poemas, regras, convite, bilhete, anúncio e receita culinária. Além disso, também foi possível identificar algumas atividades propostas pelo livro didático para o trabalho com os gêneros textuais em sala de aula, tais como: confecção de um mural, produção de bilhetes e organização de uma receita culinária. Por fim, também constatou-se que o livro trabalha os gêneros de modo a contribuir com o processo de alfabetização dos alunos, associando as letras do alfabeto, maiúsculas e minúsculas), com os temas abordados nos gêneros. Diante do exposto, faz-se necessário ressaltar a importância de estes gêneros serem trabalhados no 1° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, para a formação de leitores, os quais almeja-se que sejam reflexivos, críticos e autônomos.
author2 Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade
author_facet Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade
Silva, Claudiane Jerônimo de Medeiros.
format bachelorThesis
author Silva, Claudiane Jerônimo de Medeiros.
author_sort Silva, Claudiane Jerônimo de Medeiros.
title Análise de propostas com gêneros textuais no livro didático de língua portuguesa do 1° ano do ensino fundamental
title_short Análise de propostas com gêneros textuais no livro didático de língua portuguesa do 1° ano do ensino fundamental
title_full Análise de propostas com gêneros textuais no livro didático de língua portuguesa do 1° ano do ensino fundamental
title_fullStr Análise de propostas com gêneros textuais no livro didático de língua portuguesa do 1° ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Análise de propostas com gêneros textuais no livro didático de língua portuguesa do 1° ano do ensino fundamental
title_sort análise de propostas com gêneros textuais no livro didático de língua portuguesa do 1° ano do ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53184
work_keys_str_mv AT silvaclaudianejeronimodemedeiros analisedepropostascomgenerostextuaisnolivrodidaticodelinguaportuguesado1anodoensinofundamental
_version_ 1773967006794514432