Estereótipos de gênero na intenção empreendedora de universitárias da área de tecnologia da informação

The objective of this dissertation is to understand how the gender stereotype can have a relationship with the entrepreneurial intention of female university students in the area of information technology (IT). Previous studies have focused on quantitative studies, and few have explored the subje...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Borges, Luana de Andrade Pinheiro
Outros Autores: Ramos, Anatalia Saraiva Martins
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53020
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-53020
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Empreendedorismo feminino
Estereótipos de gênero
Teoria da ameaça
Intenção empreendedora
Tecnologia da informação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
spellingShingle Empreendedorismo feminino
Estereótipos de gênero
Teoria da ameaça
Intenção empreendedora
Tecnologia da informação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Borges, Luana de Andrade Pinheiro
Estereótipos de gênero na intenção empreendedora de universitárias da área de tecnologia da informação
description The objective of this dissertation is to understand how the gender stereotype can have a relationship with the entrepreneurial intention of female university students in the area of information technology (IT). Previous studies have focused on quantitative studies, and few have explored the subject of entrepreneurial intention from the point of view of female students of technological courses, considering more specifically gender issues and threat theory. Using a basic qualitative research design, data was collected with nine semi structured interviews that were conducted with female students of the Bachelor of Information Technology (BTI) course at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). As an analysis strategy, content analysis was used, in the thematic / category mode, with the support of ATLAS.ti® 8.4.24. Among the results, note that the vast majority of interviewees expressed little intention of opening a business in their field of education. The interviewed students also perceive that the BTI course has not provided an environment that stimulates their entrepreneurial potential, they understand that entrepreneurial education is still incipient, and that gender stereotypes contribute to weakening their desire to become entrepreneurs in the future. In the opinion of the interviewees, the barriers for women to open a business are greater than the motivational aspects. Research enriches the field of female entrepreneurship from the perspective of higher education in information technology. As a managerial contribution, the research considers how the BTI can develop or advance in actions that stimulate the female gender in the field of technology-based businesses and that take into account the subjectivities of the students.
author2 Ramos, Anatalia Saraiva Martins
author_facet Ramos, Anatalia Saraiva Martins
Borges, Luana de Andrade Pinheiro
format masterThesis
author Borges, Luana de Andrade Pinheiro
author_sort Borges, Luana de Andrade Pinheiro
title Estereótipos de gênero na intenção empreendedora de universitárias da área de tecnologia da informação
title_short Estereótipos de gênero na intenção empreendedora de universitárias da área de tecnologia da informação
title_full Estereótipos de gênero na intenção empreendedora de universitárias da área de tecnologia da informação
title_fullStr Estereótipos de gênero na intenção empreendedora de universitárias da área de tecnologia da informação
title_full_unstemmed Estereótipos de gênero na intenção empreendedora de universitárias da área de tecnologia da informação
title_sort estereótipos de gênero na intenção empreendedora de universitárias da área de tecnologia da informação
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53020
work_keys_str_mv AT borgesluanadeandradepinheiro estereotiposdegeneronaintencaoempreendedoradeuniversitariasdaareadetecnologiadainformacao
_version_ 1773966126312587264
spelling ri-123456789-530202023-07-04T19:59:27Z Estereótipos de gênero na intenção empreendedora de universitárias da área de tecnologia da informação Borges, Luana de Andrade Pinheiro Ramos, Anatalia Saraiva Martins http://lattes.cnpq.br/0906153861894532 http://orcid.org/0000-0002-8578-2018 http://lattes.cnpq.br/1151025937054810 Ferraz, Janaynna de Moura https://orcid.org/0000-0003-3668-4195 http://lattes.cnpq.br/6047443183161152 Andrade, Adrianne Paula Vieira de Malaquias, Fernanda Francielle de Oliveira Empreendedorismo feminino Estereótipos de gênero Teoria da ameaça Intenção empreendedora Tecnologia da informação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO The objective of this dissertation is to understand how the gender stereotype can have a relationship with the entrepreneurial intention of female university students in the area of information technology (IT). Previous studies have focused on quantitative studies, and few have explored the subject of entrepreneurial intention from the point of view of female students of technological courses, considering more specifically gender issues and threat theory. Using a basic qualitative research design, data was collected with nine semi structured interviews that were conducted with female students of the Bachelor of Information Technology (BTI) course at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). As an analysis strategy, content analysis was used, in the thematic / category mode, with the support of ATLAS.ti® 8.4.24. Among the results, note that the vast majority of interviewees expressed little intention of opening a business in their field of education. The interviewed students also perceive that the BTI course has not provided an environment that stimulates their entrepreneurial potential, they understand that entrepreneurial education is still incipient, and that gender stereotypes contribute to weakening their desire to become entrepreneurs in the future. In the opinion of the interviewees, the barriers for women to open a business are greater than the motivational aspects. Research enriches the field of female entrepreneurship from the perspective of higher education in information technology. As a managerial contribution, the research considers how the BTI can develop or advance in actions that stimulate the female gender in the field of technology-based businesses and that take into account the subjectivities of the students. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq O objetivo deste trabalho é compreender como o estereótipo de gênero pode ter uma relação com a intenção empreendedora de universitárias da área de Tecnologia da Informação (TI). Estudos anteriores focam em estudos quantitativos e poucos aprofundam o tema da intenção empreendedora sob o ponto de vista das estudantes de cursos da área tecnológica, considerando mais especificamente as questões de gênero e a Teoria da Ameaça. Por meio de pesquisa qualitativa básica, foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas com alunas do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como estratégia de análise, empregou-se a análise de conteúdo, na modalidade temática/categorial, com apoio do software ATLAS.ti® versão 8.4.24. Dentre os resultados, destaca-se que a maioria das entrevistadas expressa pouca intenção de abrir um negócio na sua área de formação. As estudantes entrevistadas também percebem que o curso de BTI não tem proporcionado um ambiente que estimule a intenção empreendedora das estudantes, entendem que ainda é incipiente a educação empreendedora e que os estereótipos de gênero colaboram para enfraquecer o desejo de empreenderem no futuro. Na visão das entrevistadas, as barreiras para as mulheres abrirem um negócio são maiores que os aspectos motivadores. A pesquisa enriquece o campo do empreendedorismo feminino na perspectiva da formação de nível superior em tecnologia da informação. Como contribuição prática, a pesquisa tece considerações sobre como o curso de BTI da UFRN pode desenvolver ou avançar em ações que estimulem o gênero feminino no ramo dos negócios de base tecnológica e que leve em conta as subjetividades das estudantes. 2023-07-04T19:58:42Z 2023-07-04T19:58:42Z 2022-12-29 masterThesis BORGES, Luana de Andrade Pinheiro. Estereótipos de gênero na intenção empreendedora de universitárias da área de tecnologia da informação. Orientador: Anatália Saraiva Martins Ramos. 2022. 95f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53020 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO