O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube
This research seeks to investigate and describe the complexity of the linguistic development of language games, in the initial period of the development of language acquisition by the child. Thus, its main objective is to highlight the importance of playing language games for linguistic developme...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53018 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-53018 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Linguagem e cognição Ecocognição Jogos de linguagem Atenção conjunta Frames CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
spellingShingle |
Linguagem e cognição Ecocognição Jogos de linguagem Atenção conjunta Frames CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Batista, Túlio de Santana O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube |
description |
This research seeks to investigate and describe the complexity of the linguistic
development of language games, in the initial period of the development of
language acquisition by the child. Thus, its main objective is to highlight the
importance of playing language games for linguistic development, that is, for the
emulation of concepts by young children. For this, taking as theoretical and
methodological parameters the notions of ecological cognition (ecocognition)
(DUQUE, 2015b; 2016; 2017; 2018) strand of Cognitive Linguistics whose initial
condition is the organism-environment relationship (GIBSON, 2015), frames
(LAKOFF , 2011; DUQUE, 2015a; 2017), language games (WITTGENTEIN, 1999;
STEELS, 2012; DUQUE, 2018; 2022), and Joint Attention (TOMASELLO, 2008),
this work follows the Interpretative Research Paradigm and, thus, opts for a
qualitative approach, since his interest lies in the understanding and interpretation
of the semiosis of human relations (MINAYO, 2009), based on assumptions of
Content Analysis (BARDIN, 2011) and of an empirical nature, focusing on the
description and analysis of corpus. For this, a collection of 20 videos from the
“Gêmeos Alê Nanda” channel on the YouTube video platform was collected, with
4 videos being analyzed, totaling 3 minutes and 27 seconds of critical events in
the recordings. The analysis carried out demonstrates that the combination of
elements of the environment, perceptual information and linguistic information,
involved in situations of complex interactions, gain cultural frameworks, profiles,
perspectives and intentions, thus acting in real time as language games, and are
controlled by perceptual information provided by direct perception that occurs as
other language games emerge and are fed back, updating each time new language
games are played. Such language games are captured, first, as information added
to the situations experienced, then they are detached from the situations, and
become linguistic information, that is, linguistic constructions whose sharing of
attention is more precise and contributes to the construction of new senses for the environment. |
author2 |
Duque, Paulo Henrique |
author_facet |
Duque, Paulo Henrique Batista, Túlio de Santana |
format |
masterThesis |
author |
Batista, Túlio de Santana |
author_sort |
Batista, Túlio de Santana |
title |
O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube |
title_short |
O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube |
title_full |
O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube |
title_fullStr |
O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube |
title_sort |
o desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal gêmeos ale nanda, no youtube |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53018 |
work_keys_str_mv |
AT batistatuliodesantana odesenvolvimentodejogosdelinguagememcriancaspequenasumaanalisedosvlogsdocanalgemeosalenandanoyoutube |
_version_ |
1773957414344720384 |
spelling |
ri-123456789-530182023-07-04T19:39:16Z O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube Batista, Túlio de Santana Duque, Paulo Henrique http://lattes.cnpq.br/2744570298712677 https://orcid.org/0000-0002-7100-0556 http://lattes.cnpq.br/0409894285408135 Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela Santos, Ricardo Yamashita Linguagem e cognição Ecocognição Jogos de linguagem Atenção conjunta Frames CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA This research seeks to investigate and describe the complexity of the linguistic development of language games, in the initial period of the development of language acquisition by the child. Thus, its main objective is to highlight the importance of playing language games for linguistic development, that is, for the emulation of concepts by young children. For this, taking as theoretical and methodological parameters the notions of ecological cognition (ecocognition) (DUQUE, 2015b; 2016; 2017; 2018) strand of Cognitive Linguistics whose initial condition is the organism-environment relationship (GIBSON, 2015), frames (LAKOFF , 2011; DUQUE, 2015a; 2017), language games (WITTGENTEIN, 1999; STEELS, 2012; DUQUE, 2018; 2022), and Joint Attention (TOMASELLO, 2008), this work follows the Interpretative Research Paradigm and, thus, opts for a qualitative approach, since his interest lies in the understanding and interpretation of the semiosis of human relations (MINAYO, 2009), based on assumptions of Content Analysis (BARDIN, 2011) and of an empirical nature, focusing on the description and analysis of corpus. For this, a collection of 20 videos from the “Gêmeos Alê Nanda” channel on the YouTube video platform was collected, with 4 videos being analyzed, totaling 3 minutes and 27 seconds of critical events in the recordings. The analysis carried out demonstrates that the combination of elements of the environment, perceptual information and linguistic information, involved in situations of complex interactions, gain cultural frameworks, profiles, perspectives and intentions, thus acting in real time as language games, and are controlled by perceptual information provided by direct perception that occurs as other language games emerge and are fed back, updating each time new language games are played. Such language games are captured, first, as information added to the situations experienced, then they are detached from the situations, and become linguistic information, that is, linguistic constructions whose sharing of attention is more precise and contributes to the construction of new senses for the environment. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Esta pesquisa busca investigar e descrever a complexidade do desenvolvimento linguístico dos jogos de linguagem, no período inicial do desenvolvimento da aquisição da linguagem pela criança. Assim, tem como objetivo principal evidenciar a importância da execução de jogos de linguagem para o desenvolvimento linguístico, isto é, para a emulação de conceitos por crianças pequenas. Para isso, tomando como parâmetros teórico-metodológicos as noções de cognição ecológica (ecocognição) (DUQUE, 2015b; 2016; 2017; 2018) vertente da Linguística Cognitiva cuja condição inicial é a relação organismo-ambiente (GIBSON, 2015), frames (LAKOFF, 2011; DUQUE, 2015a; 2017), jogos de linguagem (WITTGENTEIN, 1999; STEELS, 2012; DUQUE, 2018; 2022), e Atenção Conjunta (TOMASELLO, 2008), este trabalho segue o Paradigma Interpretativista de Pesquisa e, assim, opta pela abordagem qualitativa, uma vez que seu interesse recai na compreensão e interpretação da semiose das relações humanas (MINAYO, 2009), baseado em pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e de caráter empírico, com foco na descrição e análise de corpus. Para isso, foi feita uma coleta de 20 vídeos do canal “Gêmeos Alê Nanda” na plataforma de vídeos do Youtube, sendo analisados 4 vídeos, totalizando 3 minutos e 27 segundos de eventos críticos nas gravações. A análise efetuada demostra que a junção dos elementos de aspecto do ambiente, informação perceptual e a informação linguística, envolvidos nas situações de interações complexas, ganham enquadramentos culturais, perfis, perspectivas e intenções, assim atuam em tempo real como jogos de linguagem, e são controladas por informações perceptuais fornecidas pela percepção direta que ocorre na medida que outros jogos de linguagem emergem e se retro alimentam, atualizando-se à cada novos jogos de linguagem são jogados. Tais jogos de linguagem são captados, primeiramente, como informações agregadas às situações experienciadas, em seguida, são descoladas das situações, e transformam-se informações linguísticas, isto é, construções linguísticas cujo compartilhamento de atenção é mais preciso e contribui para a construção de novos sentidos para o ambiente. 2023-07-04T19:38:32Z 2023-07-04T19:38:32Z 2023-02-28 masterThesis BATISTA, Túlio de Santana. O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube. Orientador: Paulo Henrique Duque. 2023. 114f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53018 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM |