O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube

This research seeks to investigate and describe the complexity of the linguistic development of language games, in the initial period of the development of language acquisition by the child. Thus, its main objective is to highlight the importance of playing language games for linguistic developme...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Batista, Túlio de Santana
Outros Autores: Duque, Paulo Henrique
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53018
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-53018
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Linguagem e cognição
Ecocognição
Jogos de linguagem
Atenção conjunta
Frames
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
spellingShingle Linguagem e cognição
Ecocognição
Jogos de linguagem
Atenção conjunta
Frames
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Batista, Túlio de Santana
O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube
description This research seeks to investigate and describe the complexity of the linguistic development of language games, in the initial period of the development of language acquisition by the child. Thus, its main objective is to highlight the importance of playing language games for linguistic development, that is, for the emulation of concepts by young children. For this, taking as theoretical and methodological parameters the notions of ecological cognition (ecocognition) (DUQUE, 2015b; 2016; 2017; 2018) strand of Cognitive Linguistics whose initial condition is the organism-environment relationship (GIBSON, 2015), frames (LAKOFF , 2011; DUQUE, 2015a; 2017), language games (WITTGENTEIN, 1999; STEELS, 2012; DUQUE, 2018; 2022), and Joint Attention (TOMASELLO, 2008), this work follows the Interpretative Research Paradigm and, thus, opts for a qualitative approach, since his interest lies in the understanding and interpretation of the semiosis of human relations (MINAYO, 2009), based on assumptions of Content Analysis (BARDIN, 2011) and of an empirical nature, focusing on the description and analysis of corpus. For this, a collection of 20 videos from the “Gêmeos Alê Nanda” channel on the YouTube video platform was collected, with 4 videos being analyzed, totaling 3 minutes and 27 seconds of critical events in the recordings. The analysis carried out demonstrates that the combination of elements of the environment, perceptual information and linguistic information, involved in situations of complex interactions, gain cultural frameworks, profiles, perspectives and intentions, thus acting in real time as language games, and are controlled by perceptual information provided by direct perception that occurs as other language games emerge and are fed back, updating each time new language games are played. Such language games are captured, first, as information added to the situations experienced, then they are detached from the situations, and become linguistic information, that is, linguistic constructions whose sharing of attention is more precise and contributes to the construction of new senses for the environment.
author2 Duque, Paulo Henrique
author_facet Duque, Paulo Henrique
Batista, Túlio de Santana
format masterThesis
author Batista, Túlio de Santana
author_sort Batista, Túlio de Santana
title O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube
title_short O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube
title_full O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube
title_fullStr O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube
title_full_unstemmed O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube
title_sort o desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal gêmeos ale nanda, no youtube
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53018
work_keys_str_mv AT batistatuliodesantana odesenvolvimentodejogosdelinguagememcriancaspequenasumaanalisedosvlogsdocanalgemeosalenandanoyoutube
_version_ 1773957414344720384
spelling ri-123456789-530182023-07-04T19:39:16Z O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube Batista, Túlio de Santana Duque, Paulo Henrique http://lattes.cnpq.br/2744570298712677 https://orcid.org/0000-0002-7100-0556 http://lattes.cnpq.br/0409894285408135 Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela Santos, Ricardo Yamashita Linguagem e cognição Ecocognição Jogos de linguagem Atenção conjunta Frames CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA This research seeks to investigate and describe the complexity of the linguistic development of language games, in the initial period of the development of language acquisition by the child. Thus, its main objective is to highlight the importance of playing language games for linguistic development, that is, for the emulation of concepts by young children. For this, taking as theoretical and methodological parameters the notions of ecological cognition (ecocognition) (DUQUE, 2015b; 2016; 2017; 2018) strand of Cognitive Linguistics whose initial condition is the organism-environment relationship (GIBSON, 2015), frames (LAKOFF , 2011; DUQUE, 2015a; 2017), language games (WITTGENTEIN, 1999; STEELS, 2012; DUQUE, 2018; 2022), and Joint Attention (TOMASELLO, 2008), this work follows the Interpretative Research Paradigm and, thus, opts for a qualitative approach, since his interest lies in the understanding and interpretation of the semiosis of human relations (MINAYO, 2009), based on assumptions of Content Analysis (BARDIN, 2011) and of an empirical nature, focusing on the description and analysis of corpus. For this, a collection of 20 videos from the “Gêmeos Alê Nanda” channel on the YouTube video platform was collected, with 4 videos being analyzed, totaling 3 minutes and 27 seconds of critical events in the recordings. The analysis carried out demonstrates that the combination of elements of the environment, perceptual information and linguistic information, involved in situations of complex interactions, gain cultural frameworks, profiles, perspectives and intentions, thus acting in real time as language games, and are controlled by perceptual information provided by direct perception that occurs as other language games emerge and are fed back, updating each time new language games are played. Such language games are captured, first, as information added to the situations experienced, then they are detached from the situations, and become linguistic information, that is, linguistic constructions whose sharing of attention is more precise and contributes to the construction of new senses for the environment. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Esta pesquisa busca investigar e descrever a complexidade do desenvolvimento linguístico dos jogos de linguagem, no período inicial do desenvolvimento da aquisição da linguagem pela criança. Assim, tem como objetivo principal evidenciar a importância da execução de jogos de linguagem para o desenvolvimento linguístico, isto é, para a emulação de conceitos por crianças pequenas. Para isso, tomando como parâmetros teórico-metodológicos as noções de cognição ecológica (ecocognição) (DUQUE, 2015b; 2016; 2017; 2018) vertente da Linguística Cognitiva cuja condição inicial é a relação organismo-ambiente (GIBSON, 2015), frames (LAKOFF, 2011; DUQUE, 2015a; 2017), jogos de linguagem (WITTGENTEIN, 1999; STEELS, 2012; DUQUE, 2018; 2022), e Atenção Conjunta (TOMASELLO, 2008), este trabalho segue o Paradigma Interpretativista de Pesquisa e, assim, opta pela abordagem qualitativa, uma vez que seu interesse recai na compreensão e interpretação da semiose das relações humanas (MINAYO, 2009), baseado em pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e de caráter empírico, com foco na descrição e análise de corpus. Para isso, foi feita uma coleta de 20 vídeos do canal “Gêmeos Alê Nanda” na plataforma de vídeos do Youtube, sendo analisados 4 vídeos, totalizando 3 minutos e 27 segundos de eventos críticos nas gravações. A análise efetuada demostra que a junção dos elementos de aspecto do ambiente, informação perceptual e a informação linguística, envolvidos nas situações de interações complexas, ganham enquadramentos culturais, perfis, perspectivas e intenções, assim atuam em tempo real como jogos de linguagem, e são controladas por informações perceptuais fornecidas pela percepção direta que ocorre na medida que outros jogos de linguagem emergem e se retro alimentam, atualizando-se à cada novos jogos de linguagem são jogados. Tais jogos de linguagem são captados, primeiramente, como informações agregadas às situações experienciadas, em seguida, são descoladas das situações, e transformam-se informações linguísticas, isto é, construções linguísticas cujo compartilhamento de atenção é mais preciso e contribui para a construção de novos sentidos para o ambiente. 2023-07-04T19:38:32Z 2023-07-04T19:38:32Z 2023-02-28 masterThesis BATISTA, Túlio de Santana. O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube. Orientador: Paulo Henrique Duque. 2023. 114f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53018 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM