Ensino e aprendizagem de música em projetos sociais: mapeamento e aspectos da prática educativa no Alto Oeste Potiguar
This study addresses the processes of teaching and learning music in social projects located in the region of Alto Oeste Potiguar, in the state of Rio Grande do Norte. The main objective is to analyse the musical practices developed in the active projects of this region, identify the challenge...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53004 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-53004 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-530042023-07-04T01:30:48Z Ensino e aprendizagem de música em projetos sociais: mapeamento e aspectos da prática educativa no Alto Oeste Potiguar Teaching and learning music in social projects: mapping and aspects of educational practice in the Alto Oeste Potiguar Sousa, Antônia Miliene de Araújo Oliveira, Vinicius Eufrásio http://lattes.cnpq.br/9216193304288662 Gaulke, Tamar Genz https://orcid.org/0000-0003-1582-3782 Domingos, Nathalia http://lattes.cnpq.br/3812060043131015 Projetos Sociais em Música Ensino Coletivo de Instrumentos Ensino e Aprendizagem Musical Prática Docente em Projetos Sociais Impacto Social da Educação Musical Música - Instrução e ensino Educação Musical This study addresses the processes of teaching and learning music in social projects located in the region of Alto Oeste Potiguar, in the state of Rio Grande do Norte. The main objective is to analyse the musical practices developed in the active projects of this region, identify the challenges faced in teaching music in this context and understand the teaching-learning processes involved. Methodologically, the research started with a bibliographical review around the role of music education in social contexts, involved a mapping and identification of the active social projects in the region, followed by the application of two methods of data collection: 1) semi-structured interviews; 2) questionnaires elaborated and sent through digital forms. The research involved the participation of fourteen teachers whose responses provided data that revealed essential aspects related to the teaching and learning of music in the context of social projects within the geographical area covered. The results obtained allow us to highlight the importance of these projects as agents of transformation in communities, providing learning opportunities and development for children and young people, playing an important role in promoting music education. Este estudo aborda os processos de ensino e aprendizagem de música em projetos sociais localizados na região do Alto Oeste Potiguar, no estado do Rio Grande do Norte. O objetivo principal consiste em analisar as práticas musicais desenvolvidas nos projetos ativos dessa região, identificar os desafios enfrentados no ensino de música nesse contexto e compreender os processos de ensino-aprendizagem envolvidos. Metodologicamente, a pesquisa partiu de uma revisão bibliográfica em torno do papel da educação musical em contextos sociais, envolveu um mapeamento e identificação dos projetos sociais ativos na região, tendo sequência através da aplicação de dois métodos de coleta de dados: 1) entrevistas semiestruturadas; 2) questionários elaborados e enviados por meio de formulários digitais. A pesquisa envolveu a participação de quatorze professores cujas respostas forneceram dados que revelaram aspectos essenciais relacionados ao ensino e aprendizagem de música no contexto dos projetos sociais dentro do recorte geográfico abordado. Os resultados obtidos permitem destacar a importância desses projetos como agentes de transformação nas comunidades, proporcionando oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para crianças e jovens, desempenhando um papel importante no fomento à educação musical. 2023-07-04T01:30:47Z 2023-07-04T01:30:47Z 2023-06-15 bachelorThesis SOUSA, Antônia Miliene de Araújo. Ensino e aprendizagem de música em projetos sociais: mapeamento e aspectos da prática educativa no Alto Oeste Potiguar. Orientador: Vinícius Eufrásio de Oliveira. 2023. 91 f. Monografia (Graduação - Licenciatura em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53004 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música Escola de Música |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Projetos Sociais em Música Ensino Coletivo de Instrumentos Ensino e Aprendizagem Musical Prática Docente em Projetos Sociais Impacto Social da Educação Musical Música - Instrução e ensino Educação Musical |
spellingShingle |
Projetos Sociais em Música Ensino Coletivo de Instrumentos Ensino e Aprendizagem Musical Prática Docente em Projetos Sociais Impacto Social da Educação Musical Música - Instrução e ensino Educação Musical Sousa, Antônia Miliene de Araújo Ensino e aprendizagem de música em projetos sociais: mapeamento e aspectos da prática educativa no Alto Oeste Potiguar |
description |
This study addresses the processes of teaching and learning music in social projects located in
the region of Alto Oeste Potiguar, in the state of Rio Grande do Norte. The main objective is to
analyse the musical practices developed in the active projects of this region, identify the
challenges faced in teaching music in this context and understand the teaching-learning
processes involved. Methodologically, the research started with a bibliographical review
around the role of music education in social contexts, involved a mapping and identification of
the active social projects in the region, followed by the application of two methods of data
collection: 1) semi-structured interviews; 2) questionnaires elaborated and sent through digital
forms. The research involved the participation of fourteen teachers whose responses provided
data that revealed essential aspects related to the teaching and learning of music in the context
of social projects within the geographical area covered. The results obtained allow us to
highlight the importance of these projects as agents of transformation in communities,
providing learning opportunities and development for children and young people, playing an
important role in promoting music education. |
author2 |
Oliveira, Vinicius Eufrásio |
author_facet |
Oliveira, Vinicius Eufrásio Sousa, Antônia Miliene de Araújo |
format |
bachelorThesis |
author |
Sousa, Antônia Miliene de Araújo |
author_sort |
Sousa, Antônia Miliene de Araújo |
title |
Ensino e aprendizagem de música em projetos sociais: mapeamento e aspectos da prática educativa no Alto Oeste Potiguar |
title_short |
Ensino e aprendizagem de música em projetos sociais: mapeamento e aspectos da prática educativa no Alto Oeste Potiguar |
title_full |
Ensino e aprendizagem de música em projetos sociais: mapeamento e aspectos da prática educativa no Alto Oeste Potiguar |
title_fullStr |
Ensino e aprendizagem de música em projetos sociais: mapeamento e aspectos da prática educativa no Alto Oeste Potiguar |
title_full_unstemmed |
Ensino e aprendizagem de música em projetos sociais: mapeamento e aspectos da prática educativa no Alto Oeste Potiguar |
title_sort |
ensino e aprendizagem de música em projetos sociais: mapeamento e aspectos da prática educativa no alto oeste potiguar |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53004 |
work_keys_str_mv |
AT sousaantoniamilienedearaujo ensinoeaprendizagemdemusicaemprojetossociaismapeamentoeaspectosdapraticaeducativanoaltooestepotiguar AT sousaantoniamilienedearaujo teachingandlearningmusicinsocialprojectsmappingandaspectsofeducationalpracticeinthealtooestepotiguar |
_version_ |
1773966910688329728 |