Ensino e aprendizagem de música em projetos sociais: mapeamento e aspectos da prática educativa no Alto Oeste Potiguar

This study addresses the processes of teaching and learning music in social projects located in the region of Alto Oeste Potiguar, in the state of Rio Grande do Norte. The main objective is to analyse the musical practices developed in the active projects of this region, identify the challenge...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Sousa, Antônia Miliene de Araújo
Outros Autores: Oliveira, Vinicius Eufrásio
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53004
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-53004
record_format dspace
spelling ri-123456789-530042023-07-04T01:30:48Z Ensino e aprendizagem de música em projetos sociais: mapeamento e aspectos da prática educativa no Alto Oeste Potiguar Teaching and learning music in social projects: mapping and aspects of educational practice in the Alto Oeste Potiguar Sousa, Antônia Miliene de Araújo Oliveira, Vinicius Eufrásio http://lattes.cnpq.br/9216193304288662 Gaulke, Tamar Genz https://orcid.org/0000-0003-1582-3782 Domingos, Nathalia http://lattes.cnpq.br/3812060043131015 Projetos Sociais em Música Ensino Coletivo de Instrumentos Ensino e Aprendizagem Musical Prática Docente em Projetos Sociais Impacto Social da Educação Musical Música - Instrução e ensino Educação Musical This study addresses the processes of teaching and learning music in social projects located in the region of Alto Oeste Potiguar, in the state of Rio Grande do Norte. The main objective is to analyse the musical practices developed in the active projects of this region, identify the challenges faced in teaching music in this context and understand the teaching-learning processes involved. Methodologically, the research started with a bibliographical review around the role of music education in social contexts, involved a mapping and identification of the active social projects in the region, followed by the application of two methods of data collection: 1) semi-structured interviews; 2) questionnaires elaborated and sent through digital forms. The research involved the participation of fourteen teachers whose responses provided data that revealed essential aspects related to the teaching and learning of music in the context of social projects within the geographical area covered. The results obtained allow us to highlight the importance of these projects as agents of transformation in communities, providing learning opportunities and development for children and young people, playing an important role in promoting music education. Este estudo aborda os processos de ensino e aprendizagem de música em projetos sociais localizados na região do Alto Oeste Potiguar, no estado do Rio Grande do Norte. O objetivo principal consiste em analisar as práticas musicais desenvolvidas nos projetos ativos dessa região, identificar os desafios enfrentados no ensino de música nesse contexto e compreender os processos de ensino-aprendizagem envolvidos. Metodologicamente, a pesquisa partiu de uma revisão bibliográfica em torno do papel da educação musical em contextos sociais, envolveu um mapeamento e identificação dos projetos sociais ativos na região, tendo sequência através da aplicação de dois métodos de coleta de dados: 1) entrevistas semiestruturadas; 2) questionários elaborados e enviados por meio de formulários digitais. A pesquisa envolveu a participação de quatorze professores cujas respostas forneceram dados que revelaram aspectos essenciais relacionados ao ensino e aprendizagem de música no contexto dos projetos sociais dentro do recorte geográfico abordado. Os resultados obtidos permitem destacar a importância desses projetos como agentes de transformação nas comunidades, proporcionando oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para crianças e jovens, desempenhando um papel importante no fomento à educação musical. 2023-07-04T01:30:47Z 2023-07-04T01:30:47Z 2023-06-15 bachelorThesis SOUSA, Antônia Miliene de Araújo. Ensino e aprendizagem de música em projetos sociais: mapeamento e aspectos da prática educativa no Alto Oeste Potiguar. Orientador: Vinícius Eufrásio de Oliveira. 2023. 91 f. Monografia (Graduação - Licenciatura em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53004 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música Escola de Música
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Projetos Sociais em Música
Ensino Coletivo de Instrumentos
Ensino e Aprendizagem Musical
Prática Docente em Projetos Sociais
Impacto Social da Educação Musical
Música - Instrução e ensino
Educação Musical
spellingShingle Projetos Sociais em Música
Ensino Coletivo de Instrumentos
Ensino e Aprendizagem Musical
Prática Docente em Projetos Sociais
Impacto Social da Educação Musical
Música - Instrução e ensino
Educação Musical
Sousa, Antônia Miliene de Araújo
Ensino e aprendizagem de música em projetos sociais: mapeamento e aspectos da prática educativa no Alto Oeste Potiguar
description This study addresses the processes of teaching and learning music in social projects located in the region of Alto Oeste Potiguar, in the state of Rio Grande do Norte. The main objective is to analyse the musical practices developed in the active projects of this region, identify the challenges faced in teaching music in this context and understand the teaching-learning processes involved. Methodologically, the research started with a bibliographical review around the role of music education in social contexts, involved a mapping and identification of the active social projects in the region, followed by the application of two methods of data collection: 1) semi-structured interviews; 2) questionnaires elaborated and sent through digital forms. The research involved the participation of fourteen teachers whose responses provided data that revealed essential aspects related to the teaching and learning of music in the context of social projects within the geographical area covered. The results obtained allow us to highlight the importance of these projects as agents of transformation in communities, providing learning opportunities and development for children and young people, playing an important role in promoting music education.
author2 Oliveira, Vinicius Eufrásio
author_facet Oliveira, Vinicius Eufrásio
Sousa, Antônia Miliene de Araújo
format bachelorThesis
author Sousa, Antônia Miliene de Araújo
author_sort Sousa, Antônia Miliene de Araújo
title Ensino e aprendizagem de música em projetos sociais: mapeamento e aspectos da prática educativa no Alto Oeste Potiguar
title_short Ensino e aprendizagem de música em projetos sociais: mapeamento e aspectos da prática educativa no Alto Oeste Potiguar
title_full Ensino e aprendizagem de música em projetos sociais: mapeamento e aspectos da prática educativa no Alto Oeste Potiguar
title_fullStr Ensino e aprendizagem de música em projetos sociais: mapeamento e aspectos da prática educativa no Alto Oeste Potiguar
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem de música em projetos sociais: mapeamento e aspectos da prática educativa no Alto Oeste Potiguar
title_sort ensino e aprendizagem de música em projetos sociais: mapeamento e aspectos da prática educativa no alto oeste potiguar
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53004
work_keys_str_mv AT sousaantoniamilienedearaujo ensinoeaprendizagemdemusicaemprojetossociaismapeamentoeaspectosdapraticaeducativanoaltooestepotiguar
AT sousaantoniamilienedearaujo teachingandlearningmusicinsocialprojectsmappingandaspectsofeducationalpracticeinthealtooestepotiguar
_version_ 1773966910688329728