Discurso, respeito e prática: um estudo de caso na publicidade do Banco Itaú
This task was developed from three experimental axes: Commercial Banks, Social Ethics and Discourse Analysis, taking as object the commercial “2023 is done with you” from Itaú. First, the importance of Financial Institutions for the service sector is addressed and how public opinion is a relevant fa...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52916 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-52916 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-529162023-07-26T12:39:36Z Discurso, respeito e prática: um estudo de caso na publicidade do Banco Itaú Silva Neto, Ozemar Seabra da http://lattes.cnpq.br/0498666096451204 Bezerra, Josenildo Soares https://orcid.org/0000-0001-9324-6664 http://lattes.cnpq.br/3081353090677062 Oliveira, Raquel Assunção https://orcid.org/0000-0001-9876-7151 http://lattes.cnpq.br/8213296308094058 Bancos Comerciai Respeito Comunicação Organizacional This task was developed from three experimental axes: Commercial Banks, Social Ethics and Discourse Analysis, taking as object the commercial “2023 is done with you” from Itaú. First, the importance of Financial Institutions for the service sector is addressed and how public opinion is a relevant factor for the full success of these organizations. Then, it is directed to social ethics, following the perspective of the authors Chaui (2000), Machado (1977) and Velho (2021), who explained the social ethical principles and how respect is inserted in this context, since, it can be evoked in different ways, because it has different nuances. Finally, the third axis of the monograph uses the methodologies of Orlandi’s (2001, 2003, 2005) to substantiate and make this analysis possible and Kozinets (2014) in the classification of its object. The end of the analysis, it is possible to determine inconsistencies in the speech used by Itaú in the commercial, exposing the sensitive and negative side that the use of ethical values can cause to an organization, when there are divergences between what is spoken and what is practiced. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de três eixos temáticos, sendo eles: Bancos Comerciais, Ética Social e a Análise do Discurso, tomando como objeto o comercial “2023 é feito com você” do Itaú. No primeiro eixo, é abordada a importância das Instituições Financeiras para o setor de serviços e como a opinião pública é um fator relevante para o sucesso pleno dessas organizações. Em seguida, é introduzida a ética social, seguindo o olhar dos autores Chaui (2000), Machado (1977) e Velho (2021), que esclarecem os princípios éticos sociais e como respeito está inserido nesse contexto, uma vez que, pode ser evocado de diversas maneiras, por possuir diversas nuances. Por último, em seu terceiro eixo, a monografia faz uso das metodologias de Orlandi (2001, 2003, 2005) para fundamentar e tornar possível esta análise e Kozinets (2014) na classificação do seu objeto. Ao fim da análise, é possível apurar inconsistências do discurso utilizado pelo Itaú no comercial, expondo o lado sensível e nocivo que o uso de valores éticos pode causar a uma organização, quando há divergências entre o falado e o praticado. 2023-06-27T20:24:37Z 2023-06-27T20:24:37Z 2023-06-26 bachelorThesis SILVA NETO, Ozemar Seabra da Silva. Discurso, respeito e prática: um estudo de caso na publicidade do Banco Itaú. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52916 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Publicidade e Propaganda Departamento de Comunicação Social |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Bancos Comerciai Respeito Comunicação Organizacional |
spellingShingle |
Bancos Comerciai Respeito Comunicação Organizacional Silva Neto, Ozemar Seabra da Discurso, respeito e prática: um estudo de caso na publicidade do Banco Itaú |
description |
This task was developed from three experimental axes: Commercial Banks, Social Ethics and Discourse Analysis, taking as object the commercial “2023 is done with you” from Itaú. First, the importance of Financial Institutions for the service sector is addressed and how public opinion is a relevant factor for the full success of these organizations. Then, it is directed to social ethics, following the perspective of the authors Chaui (2000), Machado (1977) and Velho (2021), who explained the social ethical principles and how respect is inserted in this context, since, it can be evoked in different ways, because it has different nuances. Finally, the third axis of the monograph uses the methodologies of Orlandi’s (2001, 2003, 2005) to substantiate and make this analysis possible and Kozinets (2014) in the classification of its object. The end of the analysis, it is possible to determine inconsistencies in the speech used by Itaú in the commercial, exposing the sensitive and negative side that the use of ethical values can cause to an organization, when there are divergences between what is spoken and what is practiced. |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/0498666096451204 |
author_facet |
http://lattes.cnpq.br/0498666096451204 Silva Neto, Ozemar Seabra da |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva Neto, Ozemar Seabra da |
author_sort |
Silva Neto, Ozemar Seabra da |
title |
Discurso, respeito e prática: um estudo de caso na publicidade do Banco Itaú |
title_short |
Discurso, respeito e prática: um estudo de caso na publicidade do Banco Itaú |
title_full |
Discurso, respeito e prática: um estudo de caso na publicidade do Banco Itaú |
title_fullStr |
Discurso, respeito e prática: um estudo de caso na publicidade do Banco Itaú |
title_full_unstemmed |
Discurso, respeito e prática: um estudo de caso na publicidade do Banco Itaú |
title_sort |
discurso, respeito e prática: um estudo de caso na publicidade do banco itaú |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52916 |
work_keys_str_mv |
AT silvanetoozemarseabrada discursorespeitoepraticaumestudodecasonapublicidadedobancoitau |
_version_ |
1773959431835353088 |