A Educação Tutorial e suas potencialidades: registros, análises e socialização da experiência do Grupo PET/Conexões de Saberes Comunidades Urbanas da UFRN
O livro digital reúne análises, relatos e depoimentos da experiência do Grupo PET Conexões de Saberes - Comunidades Urbanas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, um dos cinco grupos de PET Interdisciplinar da instituição. O trabalho contém duas partes, a primeira trás dois artigos sobre a...
Na minha lista:
Principais autores: | , , , , , |
---|---|
Formato: | book |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Ed. dos Autores
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52787 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-52787 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-527872023-06-20T19:23:38Z A Educação Tutorial e suas potencialidades: registros, análises e socialização da experiência do Grupo PET/Conexões de Saberes Comunidades Urbanas da UFRN Tutorial Education and its potential: records, analyzes and socialization of the experience of the PET/Conexões de Saberes Comunidades Urbanas Group at UFRN Oliveira, Iris Maria Moreira, Maria Regina Avila Tinoco, Amanda Railany K. R. Tavares, Carmem Sabrina Silva Silva, Juliane Valéria Oliveira Saturnino, Jane Soares Educação Superior - Brasil; formação profissional interdisciplinariedade na educação pesquisa científica O livro digital reúne análises, relatos e depoimentos da experiência do Grupo PET Conexões de Saberes - Comunidades Urbanas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, um dos cinco grupos de PET Interdisciplinar da instituição. O trabalho contém duas partes, a primeira trás dois artigos sobre a educação tutorial. O primeiro, “A Educação tutorial e suas possibilidades na formação de pesquisadores, extensionistas e profissionais críticos e comprometidos socialmente”. O segundo artigo visa compartilhar a memória do “programa conexões de saberes” o qual está na origem da experiência de educação tutorial tratada neste trabalho Se trata do artigo “O Programa Conexão de Saberes na UFRN: estratégias para a permanência de alunos de origem popular e o fortalecimento de ações extensionistas” no qual se procura socializar a história deste importante programa que ousou contribuir para tornar visível e contribuir para o protagonismo e para uma trajetória acadêmica de sucesso de alunas/os até então invisíveis na universidade. Na segunda parte, os textos são de autoria de alunos/as egressos do grupo PET Comunidades Urbanas. Foram reunidos quatro depoimentos que falam do trabalho realizado e da experiência vivida a partir do ponto de vista do aluno petiano. Seus autores falam do significado e contribuição da educação tutorial na sua trajetória acadêmica e como esta formação recebida repercute na sua atuação como ser humano, como cidadão/ã, como profissional. O livro digital reúne análises, relatos e depoimentos da experiência do Grupo PET Conexões de Saberes - Comunidades Urbanas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, um dos cinco grupos de PET Interdisciplinar da instituição. O trabalho contém duas partes, a primeira trás dois artigos sobre a educação tutorial. O primeiro, “A Educação tutorial e suas possibilidades na formação de pesquisadores, extensionistas e profissionais críticos e comprometidos socialmente”. O segundo artigo visa compartilhar a memória do “programa conexões de saberes” o qual está na origem da experiência de educação tutorial tratada neste trabalho Se trata do artigo “O Programa Conexão de Saberes na UFRN: estratégias para a permanência de alunos de origem popular e o fortalecimento de ações extensionistas” no qual se procura socializar a história deste importante programa que ousou contribuir para tornar visível e contribuir para o protagonismo e para uma trajetória acadêmica de sucesso de alunas/os até então invisíveis na universidade. Na segunda parte, os textos são de autoria de alunos/as egressos do grupo PET Comunidades Urbanas. Foram reunidos quatro depoimentos que falam do trabalho realizado e da experiência vivida a partir do ponto de vista do aluno petiano. Seus autores falam do significado e contribuição da educação tutorial na sua trajetória acadêmica e como esta formação recebida repercute na sua atuação como ser humano, como cidadão/ã, como profissional. 2023-06-20T19:22:56Z 2023-06-20T19:22:56Z 2014-12-30 book OLIVEIRA, Iris Maria de et al. A Educação tutorial e suas potencialidades: registros, análises e socialização da experiência do grupo PET/conexões de saberes comunidades urbanas da UFRN. Natal: Ed. dos Autores, 2014. 65 p. ISBN 978-65-00-72080-8. 978-65-00-72080-8 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52787 pt_BR application/pdf Ed. dos Autores |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação Superior - Brasil; formação profissional interdisciplinariedade na educação pesquisa científica |
spellingShingle |
Educação Superior - Brasil; formação profissional interdisciplinariedade na educação pesquisa científica Oliveira, Iris Maria Moreira, Maria Regina Avila Tinoco, Amanda Railany K. R. Tavares, Carmem Sabrina Silva Silva, Juliane Valéria Oliveira Saturnino, Jane Soares A Educação Tutorial e suas potencialidades: registros, análises e socialização da experiência do Grupo PET/Conexões de Saberes Comunidades Urbanas da UFRN |
description |
O livro digital reúne análises, relatos e depoimentos da experiência do Grupo PET Conexões de Saberes - Comunidades Urbanas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, um dos cinco grupos de PET Interdisciplinar da instituição. O trabalho contém duas partes, a primeira trás dois artigos sobre a educação tutorial. O primeiro, “A Educação tutorial e suas possibilidades na formação de pesquisadores, extensionistas e profissionais críticos e comprometidos socialmente”. O segundo artigo visa compartilhar a memória do “programa conexões de saberes” o qual está na origem da experiência de educação tutorial tratada neste trabalho Se trata do artigo “O Programa Conexão de Saberes na UFRN: estratégias para a permanência de alunos de origem popular e o fortalecimento de ações extensionistas” no qual se procura socializar a história deste importante programa que ousou contribuir para tornar visível e contribuir para o protagonismo e para uma trajetória acadêmica de sucesso de alunas/os até então invisíveis na universidade. Na segunda parte, os textos são de autoria de alunos/as egressos do grupo PET Comunidades Urbanas. Foram reunidos quatro depoimentos que falam do trabalho realizado e da experiência vivida a partir do ponto de vista do aluno petiano. Seus autores falam do significado e contribuição da educação tutorial na sua trajetória acadêmica e como esta formação recebida repercute na sua atuação como ser humano, como cidadão/ã, como profissional. |
format |
book |
author |
Oliveira, Iris Maria Moreira, Maria Regina Avila Tinoco, Amanda Railany K. R. Tavares, Carmem Sabrina Silva Silva, Juliane Valéria Oliveira Saturnino, Jane Soares |
author_facet |
Oliveira, Iris Maria Moreira, Maria Regina Avila Tinoco, Amanda Railany K. R. Tavares, Carmem Sabrina Silva Silva, Juliane Valéria Oliveira Saturnino, Jane Soares |
author_sort |
Oliveira, Iris Maria |
title |
A Educação Tutorial e suas potencialidades: registros, análises e socialização da experiência do Grupo PET/Conexões de Saberes Comunidades Urbanas da UFRN |
title_short |
A Educação Tutorial e suas potencialidades: registros, análises e socialização da experiência do Grupo PET/Conexões de Saberes Comunidades Urbanas da UFRN |
title_full |
A Educação Tutorial e suas potencialidades: registros, análises e socialização da experiência do Grupo PET/Conexões de Saberes Comunidades Urbanas da UFRN |
title_fullStr |
A Educação Tutorial e suas potencialidades: registros, análises e socialização da experiência do Grupo PET/Conexões de Saberes Comunidades Urbanas da UFRN |
title_full_unstemmed |
A Educação Tutorial e suas potencialidades: registros, análises e socialização da experiência do Grupo PET/Conexões de Saberes Comunidades Urbanas da UFRN |
title_sort |
educação tutorial e suas potencialidades: registros, análises e socialização da experiência do grupo pet/conexões de saberes comunidades urbanas da ufrn |
publisher |
Ed. dos Autores |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52787 |
work_keys_str_mv |
AT oliveirairismaria aeducacaotutorialesuaspotencialidadesregistrosanalisesesocializacaodaexperienciadogrupopetconexoesdesaberescomunidadesurbanasdaufrn AT moreiramariareginaavila aeducacaotutorialesuaspotencialidadesregistrosanalisesesocializacaodaexperienciadogrupopetconexoesdesaberescomunidadesurbanasdaufrn AT tinocoamandarailanykr aeducacaotutorialesuaspotencialidadesregistrosanalisesesocializacaodaexperienciadogrupopetconexoesdesaberescomunidadesurbanasdaufrn AT tavarescarmemsabrinasilva aeducacaotutorialesuaspotencialidadesregistrosanalisesesocializacaodaexperienciadogrupopetconexoesdesaberescomunidadesurbanasdaufrn AT silvajulianevaleriaoliveira aeducacaotutorialesuaspotencialidadesregistrosanalisesesocializacaodaexperienciadogrupopetconexoesdesaberescomunidadesurbanasdaufrn AT saturninojanesoares aeducacaotutorialesuaspotencialidadesregistrosanalisesesocializacaodaexperienciadogrupopetconexoesdesaberescomunidadesurbanasdaufrn AT oliveirairismaria tutorialeducationanditspotentialrecordsanalyzesandsocializationoftheexperienceofthepetconexoesdesaberescomunidadesurbanasgroupatufrn AT moreiramariareginaavila tutorialeducationanditspotentialrecordsanalyzesandsocializationoftheexperienceofthepetconexoesdesaberescomunidadesurbanasgroupatufrn AT tinocoamandarailanykr tutorialeducationanditspotentialrecordsanalyzesandsocializationoftheexperienceofthepetconexoesdesaberescomunidadesurbanasgroupatufrn AT tavarescarmemsabrinasilva tutorialeducationanditspotentialrecordsanalyzesandsocializationoftheexperienceofthepetconexoesdesaberescomunidadesurbanasgroupatufrn AT silvajulianevaleriaoliveira tutorialeducationanditspotentialrecordsanalyzesandsocializationoftheexperienceofthepetconexoesdesaberescomunidadesurbanasgroupatufrn AT saturninojanesoares tutorialeducationanditspotentialrecordsanalyzesandsocializationoftheexperienceofthepetconexoesdesaberescomunidadesurbanasgroupatufrn AT oliveirairismaria educacaotutorialesuaspotencialidadesregistrosanalisesesocializacaodaexperienciadogrupopetconexoesdesaberescomunidadesurbanasdaufrn AT moreiramariareginaavila educacaotutorialesuaspotencialidadesregistrosanalisesesocializacaodaexperienciadogrupopetconexoesdesaberescomunidadesurbanasdaufrn AT tinocoamandarailanykr educacaotutorialesuaspotencialidadesregistrosanalisesesocializacaodaexperienciadogrupopetconexoesdesaberescomunidadesurbanasdaufrn AT tavarescarmemsabrinasilva educacaotutorialesuaspotencialidadesregistrosanalisesesocializacaodaexperienciadogrupopetconexoesdesaberescomunidadesurbanasdaufrn AT silvajulianevaleriaoliveira educacaotutorialesuaspotencialidadesregistrosanalisesesocializacaodaexperienciadogrupopetconexoesdesaberescomunidadesurbanasdaufrn AT saturninojanesoares educacaotutorialesuaspotencialidadesregistrosanalisesesocializacaodaexperienciadogrupopetconexoesdesaberescomunidadesurbanasdaufrn |
_version_ |
1773963093485813760 |