Sustentabilidade, socioeducação e alfabetização científica no resgate da cidadania de meninas em situação de privação de liberdade

By considering Education an essential right to the training of adolescents who are in a socio-educational measure, Science Teaching can play a fundamental role in socialization and in the construction of knowledge aimed at promoting Scientific Literacy (CA) of these young people. With this perspe...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rodrigues, Miceia de Paula
Outros Autores: Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52617
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-52617
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação científica
Espaços socioeducativos
Formação cidadã
Meninas em privação de liberdade
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Educação científica
Espaços socioeducativos
Formação cidadã
Meninas em privação de liberdade
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Rodrigues, Miceia de Paula
Sustentabilidade, socioeducação e alfabetização científica no resgate da cidadania de meninas em situação de privação de liberdade
description By considering Education an essential right to the training of adolescents who are in a socio-educational measure, Science Teaching can play a fundamental role in socialization and in the construction of knowledge aimed at promoting Scientific Literacy (CA) of these young people. With this perspective, the research aimed to understand the contributory aspects of a Didactic Sequence (SD) based on the Sustainable Development Goals (SDG) for the promotion of CA and citizenship training of girls in deprivation of liberty, starting from the following question: How does it happen? the process of promoting CA in a socio-educational space for adolescents deprived of their liberty? The research is predominantly qualitative in nature, of the bibliographic, descriptive, participatory type, and also constitutes a field research, as it conducts a pedagogical intervention. An SD was produced and applied to five girls deprived of their liberty in compliance with a socio-educational measure in the city of Manaus/AM, using content analysis and CA indicators to systematize the data. The results of the literature review allowed us to infer that the panorama of publications on Science Teaching in Socio-Educational Centers, from 2011 to 2021, is still scarce and full of gaps, however, it allowed the emergence of three categories that show the gaps, challenges and possibilities of teaching intervention in this area of study and research, namely: a) Planning of Science classes in Socio-educational environments; b) Science Teaching as a means of re-socialization in Socio-educational environments; and c) Scenarios and challenges of Science Teaching in the deprivation of liberty regime. In addition, the study highlighted gender inequality in the researched area, as it was noticed that existing investigations direct their efforts to portray the reality of boys in a situation of deprivation of liberty. With regard to the application of SD, the analysis of activities showed the presence of CA indicators and indicated that by promoting learning situations aimed at reflection, critical thinking, reading and research can contribute to the formation of girls' citizenship in deprivation of liberty. Therefore, for adolescents deprived of liberty to become critical citizens, aware of society and to take an active position in the face of the processes and innovations that affect them daily, it is necessary for the educational community to develop actions that help in the promotion process. of AC in socio-educational spaces, promoting a scientific and meaningful education in this very specific public.
author2 Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de
author_facet Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de
Rodrigues, Miceia de Paula
format masterThesis
author Rodrigues, Miceia de Paula
author_sort Rodrigues, Miceia de Paula
title Sustentabilidade, socioeducação e alfabetização científica no resgate da cidadania de meninas em situação de privação de liberdade
title_short Sustentabilidade, socioeducação e alfabetização científica no resgate da cidadania de meninas em situação de privação de liberdade
title_full Sustentabilidade, socioeducação e alfabetização científica no resgate da cidadania de meninas em situação de privação de liberdade
title_fullStr Sustentabilidade, socioeducação e alfabetização científica no resgate da cidadania de meninas em situação de privação de liberdade
title_full_unstemmed Sustentabilidade, socioeducação e alfabetização científica no resgate da cidadania de meninas em situação de privação de liberdade
title_sort sustentabilidade, socioeducação e alfabetização científica no resgate da cidadania de meninas em situação de privação de liberdade
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52617
work_keys_str_mv AT rodriguesmiceiadepaula sustentabilidadesocioeducacaoealfabetizacaocientificanoresgatedacidadaniademeninasemsituacaodeprivacaodeliberdade
_version_ 1784351435735957504
spelling ri-123456789-526172023-11-22T19:01:57Z Sustentabilidade, socioeducação e alfabetização científica no resgate da cidadania de meninas em situação de privação de liberdade Rodrigues, Miceia de Paula Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de http://lattes.cnpq.br/1024665041562954 https://orcid.org/0000-0001-8811-7921 http://lattes.cnpq.br/4511989641459455 Caldas, Edla Cristina Rodrigues Souza, Cândida de Educação científica Espaços socioeducativos Formação cidadã Meninas em privação de liberdade CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA By considering Education an essential right to the training of adolescents who are in a socio-educational measure, Science Teaching can play a fundamental role in socialization and in the construction of knowledge aimed at promoting Scientific Literacy (CA) of these young people. With this perspective, the research aimed to understand the contributory aspects of a Didactic Sequence (SD) based on the Sustainable Development Goals (SDG) for the promotion of CA and citizenship training of girls in deprivation of liberty, starting from the following question: How does it happen? the process of promoting CA in a socio-educational space for adolescents deprived of their liberty? The research is predominantly qualitative in nature, of the bibliographic, descriptive, participatory type, and also constitutes a field research, as it conducts a pedagogical intervention. An SD was produced and applied to five girls deprived of their liberty in compliance with a socio-educational measure in the city of Manaus/AM, using content analysis and CA indicators to systematize the data. The results of the literature review allowed us to infer that the panorama of publications on Science Teaching in Socio-Educational Centers, from 2011 to 2021, is still scarce and full of gaps, however, it allowed the emergence of three categories that show the gaps, challenges and possibilities of teaching intervention in this area of study and research, namely: a) Planning of Science classes in Socio-educational environments; b) Science Teaching as a means of re-socialization in Socio-educational environments; and c) Scenarios and challenges of Science Teaching in the deprivation of liberty regime. In addition, the study highlighted gender inequality in the researched area, as it was noticed that existing investigations direct their efforts to portray the reality of boys in a situation of deprivation of liberty. With regard to the application of SD, the analysis of activities showed the presence of CA indicators and indicated that by promoting learning situations aimed at reflection, critical thinking, reading and research can contribute to the formation of girls' citizenship in deprivation of liberty. Therefore, for adolescents deprived of liberty to become critical citizens, aware of society and to take an active position in the face of the processes and innovations that affect them daily, it is necessary for the educational community to develop actions that help in the promotion process. of AC in socio-educational spaces, promoting a scientific and meaningful education in this very specific public. Ao considerar a Educação um direito essencial à formação de adolescentes que se encontram em regime de medida socioeducativa, o Ensino de Ciências pode ter um papel fundamental na socialização e na construção do conhecimento voltado para a promoção da Alfabetização Científica (AC) desses jovens. Com essa perspectiva, a pesquisa objetivou compreender os aspectos contributivos de uma Sequência Didática (SD) pautada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a promoção da AC e formação cidadã de meninas em privação de liberdade, partindo do seguinte questionamento: Como se dá o processo de promoção da AC em um espaço socioeducativo para adolescentes privados de liberdade? A pesquisa é, predominantemente, de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica, descritiva, participante e, também, se constitui como uma pesquisa de campo, pois conduz uma intervenção pedagógica. Foi produzida e aplicada uma SD para cinco meninas privadas de liberdade em cumprimento de medida socioeducativa na cidade de Manaus/AM, fazendo uso da análise de conteúdo e de indicadores de AC para sistematização dos dados. Os resultados da revisão de literatura permitiram inferir que o panorama de publicações sobre o Ensino de Ciências em Centros Socioeducativos, no período de 2011 a 2021, ainda é escasso e repleto de lacunas, porém, permitiu o surgimento de três categorias que mostram as carências, desafios e possibilidades de intervenção docente nessa área de estudo e pesquisa, sendo: a) Planejamento de aulas de Ciências em ambientes de Socioeducação; b) Ensino de Ciências enquanto meio de ressocialização em ambientes de Socioeducação; e c) Cenários e desafios do Ensino de Ciências no regime de privação de liberdade. Além disso, o estudo revelou a desigualdade de gênero na área pesquisada, pois, percebeu-se que as investigações já existentes direcionam seus esforços para retratar a realidade de “meninos” em situação de privação de liberdade. No que diz respeito a aplicação da SD, a análise das atividades evidenciou a presença de todos os indicadores de AC e indicou que ao se promover situações de aprendizagem voltadas à reflexão, ao pensamento crítico, à leitura e à pesquisa, pode-se contribuir para a formação da cidadania de meninas em privação de liberdade. Diante disso, para que adolescentes privadas de liberdade se tornem cidadãs críticas, conscientes perante a sociedade e, que, assumam uma posição ativa frente aos processos e inovações que as afetam diariamente, se faz necessário que a comunidade educacional desenvolva ações que auxiliem no processo de promoção da AC em espaços socioeducativos, promovendo uma Educação Científica e significativa para esse público tão específico. 2023-06-06T00:40:59Z 2023-06-06T00:40:59Z 2023-03-31 masterThesis RODRIGUES, Miceia de Paula. Sustentabilidade, socioeducação e alfabetização científica no resgate da cidadania de meninas em situação de privação de liberdade. Orientador: Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo. 2023. 180f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52617 pt_BR https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55415 Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA