"Mas afinal, o que vem a ser a mulher?": representação da mulher oitocentista e formação da leitora no Jornal das Senhoras

The 19th century Brazilian press maintains a deep intercommunication with the literature, especially with regard to women's writing. Because it predates the book culture, several writers worked in the role of editors to finance their works, while these contributed to the maintenance of the n...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Medeiros, Luma Virgínia de Souza
Outros Autores: Silva, Regina Simon da
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52597
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-52597
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Juana Manso
Jornal das Senhoras
Escrita feminina
Folhetim
Mulher brasileira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
spellingShingle Juana Manso
Jornal das Senhoras
Escrita feminina
Folhetim
Mulher brasileira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Medeiros, Luma Virgínia de Souza
"Mas afinal, o que vem a ser a mulher?": representação da mulher oitocentista e formação da leitora no Jornal das Senhoras
description The 19th century Brazilian press maintains a deep intercommunication with the literature, especially with regard to women's writing. Because it predates the book culture, several writers worked in the role of editors to finance their works, while these contributed to the maintenance of the newspaper. The texts formed not only the public opinion as also sketched the Brazilian reader. In this vanguard, Juana Paula Manso (1819-1875), Argentine exiled writer, disputed in the public arena, typically male, the readers' attention with a newspaper made by and for women, with the aim to promote the moral emancipation of women from her illustration. “The woman! What comes to be a woman?”, teased Manso in the first edition of Jornal das Senhoras with the same question asked almost a hundred years later by Simone de Beauvoir (1949), to criticize the alleged epistemological neutrality and expose the inequalities of relations between the sexes. Visiting the critical fortune of Juana Manso, the main objective of this dissertation is to analyze how the images of the 19th century brazilian women and the female reader were constructed and represented in the articles and in the serial of Jornal das Senhoras, in the period in which was under the direction of Juana Manso – January to June 1852. The Qualitative study seeks, from a bibliographic review of the press in Brazil in the 19th century, to verify how Jornal das Senhoras is inserted in this historical and social context, in order to then identify the strategies used to guide the readers in newspapers of the time and enable their emancipation discourse, having the theoretical support of the studies of Duarte (2016), Lajolo and Zilberman (2019), Candido (2006), Velasco y Arias (1937), Morel (2008), Costa (2012), Buitoni (1981), among others. With this work, it was possible to identify the values that animated the female characters in the serial and in the chronicles, as well as the construction of the image of Brazilian woman and female reader in the articles of Jornal das Senhoras, from the woman's perspective.
author2 Silva, Regina Simon da
author_facet Silva, Regina Simon da
Medeiros, Luma Virgínia de Souza
format masterThesis
author Medeiros, Luma Virgínia de Souza
author_sort Medeiros, Luma Virgínia de Souza
title "Mas afinal, o que vem a ser a mulher?": representação da mulher oitocentista e formação da leitora no Jornal das Senhoras
title_short "Mas afinal, o que vem a ser a mulher?": representação da mulher oitocentista e formação da leitora no Jornal das Senhoras
title_full "Mas afinal, o que vem a ser a mulher?": representação da mulher oitocentista e formação da leitora no Jornal das Senhoras
title_fullStr "Mas afinal, o que vem a ser a mulher?": representação da mulher oitocentista e formação da leitora no Jornal das Senhoras
title_full_unstemmed "Mas afinal, o que vem a ser a mulher?": representação da mulher oitocentista e formação da leitora no Jornal das Senhoras
title_sort "mas afinal, o que vem a ser a mulher?": representação da mulher oitocentista e formação da leitora no jornal das senhoras
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52597
work_keys_str_mv AT medeiroslumavirginiadesouza masafinaloquevemaseramulherrepresentacaodamulheroitocentistaeformacaodaleitoranojornaldassenhoras
_version_ 1773964189192159232
spelling ri-123456789-525972023-06-02T22:27:15Z "Mas afinal, o que vem a ser a mulher?": representação da mulher oitocentista e formação da leitora no Jornal das Senhoras Medeiros, Luma Virgínia de Souza Silva, Regina Simon da http://lattes.cnpq.br/4929680060587303 https://orcid.org/0000-0002-0376-5231 http://lattes.cnpq.br/5077246071578353 Araújo, Rosanne Bezerra de https://orcid.org/0000-0003-4308-3881 http://lattes.cnpq.br/7328556088478313 Serrão, Raquel de Araújo Juana Manso Jornal das Senhoras Escrita feminina Folhetim Mulher brasileira CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA The 19th century Brazilian press maintains a deep intercommunication with the literature, especially with regard to women's writing. Because it predates the book culture, several writers worked in the role of editors to finance their works, while these contributed to the maintenance of the newspaper. The texts formed not only the public opinion as also sketched the Brazilian reader. In this vanguard, Juana Paula Manso (1819-1875), Argentine exiled writer, disputed in the public arena, typically male, the readers' attention with a newspaper made by and for women, with the aim to promote the moral emancipation of women from her illustration. “The woman! What comes to be a woman?”, teased Manso in the first edition of Jornal das Senhoras with the same question asked almost a hundred years later by Simone de Beauvoir (1949), to criticize the alleged epistemological neutrality and expose the inequalities of relations between the sexes. Visiting the critical fortune of Juana Manso, the main objective of this dissertation is to analyze how the images of the 19th century brazilian women and the female reader were constructed and represented in the articles and in the serial of Jornal das Senhoras, in the period in which was under the direction of Juana Manso – January to June 1852. The Qualitative study seeks, from a bibliographic review of the press in Brazil in the 19th century, to verify how Jornal das Senhoras is inserted in this historical and social context, in order to then identify the strategies used to guide the readers in newspapers of the time and enable their emancipation discourse, having the theoretical support of the studies of Duarte (2016), Lajolo and Zilberman (2019), Candido (2006), Velasco y Arias (1937), Morel (2008), Costa (2012), Buitoni (1981), among others. With this work, it was possible to identify the values that animated the female characters in the serial and in the chronicles, as well as the construction of the image of Brazilian woman and female reader in the articles of Jornal das Senhoras, from the woman's perspective. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES A imprensa oitocentista brasileira guarda uma profunda intercomunicabilidade com a literatura, principalmente no que concerne à escrita feminina. Por ser anterior à cultura livresca, vários escritores trabalhavam no papel de editores para financiar suas obras, ao passo que essas contribuíam com a manutenção do jornal. Os textos formavam não apenas a opinião pública como também rascunhavam o/a leitor(a) brasileiro(a). Nessa vanguarda, Juana Paula Manso (1819-1875), escritora exilada argentina, disputava na arena pública, tipicamente masculina, a atenção das leitoras com um jornal feito por e para mulheres, com o intuito promover a emancipação moral da mulher a partir da sua ilustração. “A mulher! O que vem a ser a mulher?”, provocava Manso na primeira edição do Jornal das Senhoras com a mesma pergunta feita quase cem anos depois por Simone de Beauvoir (1949), para criticar a pretensa neutralidade epistemológica e expor as desigualdades das relações entre os sexos. Visitando a fortuna crítica de Juana Manso, o objetivo central desta dissertação é analisar como foram construídas e representadas as imagens da mulher e da leitora oitocentista brasileira, presentes nos artigos e no folhetim do Jornal das Senhoras, no período em que esteve sob a direção de Juana Manso – janeiro a junho de 1852. Estudo de caráter qualitativo busca, a partir de uma revisão bibliográfica da imprensa no Brasil no século XIX, verificar como o Jornal das Senhoras encontra-se inserido nesse contexto histórico e social, para, em seguida, identificar as estratégias utilizadas para orientar as leitoras em jornais da época e viabilizar seu discurso de emancipação, tendo como suporte teórico os estudos de Duarte (2016), Lajolo e Zilberman (2019), Candido (2006), Velasco y Arias (1937), Morel (2008), Costa (2012), Buitoni (1981), entre outros. Foi possível com este trabalho identificar os valores que animavam os personagens femininos no folhetim e nas crônicas, assim como a construção da imagem da mulher e da leitora oitocentista brasileira nos artigos do Jornal das Senhoras, desde a perspectiva da mulher. 2023-06-02T22:26:28Z 2023-06-02T22:26:28Z 2022-12-19 masterThesis MEDEIROS, Luma Virgínia de Souza. "Mas afinal, o que vem a ser a mulher?": representação da mulher oitocentista e formação da leitora no Jornal das Senhoras. Orientador: Regina Simon da Silva. 2022. 128f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52597 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM