Educação em saúde para deficiência intelectual: produção científica, capacitação e proposta de intervenção
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Spremljeno u:
Glavni autor: | |
---|---|
Daljnji autori: | |
Format: | Dissertação |
Jezik: | pt_BR |
Izdano: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Teme: | |
Online pristup: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52593 |
Oznake: |
Dodaj oznaku
Bez oznaka, Budi prvi tko označuje ovaj zapis!
|
id |
ri-123456789-52593 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-525932023-06-02T21:09:42Z Educação em saúde para deficiência intelectual: produção científica, capacitação e proposta de intervenção Coutinho, Ronildo Teixeira Pires, Izabel Augusta Hazin http://lattes.cnpq.br/8435481323121579 http://lattes.cnpq.br/5496201609189471 Mello, Claudia Berlim de Aragão, Laura Carolina Lemos http://lattes.cnpq.br/2483750227081155 Educação em saúde Deficiência intelectual Adolescente Saúde mental Funcionalidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Deficiência Intelectual (DI) é um Transtorno de Neurodesenvolvimento caracterizado por déficits funcionais no comportamento adaptativo e inteligência. A Educação em Saúde (ES) e Educação Permanente em Saúde (EPS) são paradigmas fundamentais para a compreensão de ações no campo das Políticas Públicas em Saúde no país. O objetivo da presente pesquisa é analisar a articulação entre saúde e educação no campo da DI. Os objetivos específicos são 1) analisar a produção científica sobre Educação em Saúde para pessoas com DI no cenário nacional, 2) analisar a inserção do eixo da DI nos Planos Estaduais de Educação Permanente em Saúde (PEEPS), 3) Mapear contribuições da Neuropsicologia, em termos de intervenção, com a descrição de um serviço direcionado a crianças e adolescentes com DI e 4) Elaborar proposta de intervenção para adolescentes com DI. Metodologia: A pesquisa subdivide-se em três estudos. O primeiro é revisão integrativa da literatura com pesquisa documental, em que foram identificados estudos descritivos, antigos, com baixa operacionalização conceitual e poucas propostas de intervenção no eixo da ES e baixa frequência de diretrizes específicas para DI com pouca previsão orçamentária no eixo da EPS. O segundo é um estudo teóricodescritivo em identificou como principais alvos terapêuticos no Funcionamento Sensóriomotor, Linguagem, Atenção, Funções Executivas e Funcionamento Socioemocional com ênfase em atividades concretas e mediadas por Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e como principais ações de intervenção a psicoeducação e intervenções no auxílio dos Planos de Ensino Individualizado e nos Projetos Terapêuticos Singulares. O terceiro é uma proposta de intervenção, desenvolvida a partir do modelo da multidimensional, biopsicossocial e hierárquico da CIF construída a parte de protocolos de intervenção e materiais técnicos sobre a DI e que foi pensado para contemplar como alvo terapêutico os três eixos do Comportamento Adaptativo, habilidades sociais, conceituais e práticas, bem como os subcomponentes de Atividade/Participação da CIF. 2023-06-02T21:08:47Z 2023-06-02T21:08:47Z 2022-11-29 masterThesis COUTINHO, Ronildo Teixeira. Educação em saúde para deficiência intelectual: produção científica, capacitação e proposta de intervenção. Orientador: Izabel Augusta Hazin Pires. 2022. 122f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52593 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação em saúde Deficiência intelectual Adolescente Saúde mental Funcionalidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
spellingShingle |
Educação em saúde Deficiência intelectual Adolescente Saúde mental Funcionalidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Coutinho, Ronildo Teixeira Educação em saúde para deficiência intelectual: produção científica, capacitação e proposta de intervenção |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
author2 |
Pires, Izabel Augusta Hazin |
author_facet |
Pires, Izabel Augusta Hazin Coutinho, Ronildo Teixeira |
format |
masterThesis |
author |
Coutinho, Ronildo Teixeira |
author_sort |
Coutinho, Ronildo Teixeira |
title |
Educação em saúde para deficiência intelectual: produção científica, capacitação e proposta de intervenção |
title_short |
Educação em saúde para deficiência intelectual: produção científica, capacitação e proposta de intervenção |
title_full |
Educação em saúde para deficiência intelectual: produção científica, capacitação e proposta de intervenção |
title_fullStr |
Educação em saúde para deficiência intelectual: produção científica, capacitação e proposta de intervenção |
title_full_unstemmed |
Educação em saúde para deficiência intelectual: produção científica, capacitação e proposta de intervenção |
title_sort |
educação em saúde para deficiência intelectual: produção científica, capacitação e proposta de intervenção |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52593 |
work_keys_str_mv |
AT coutinhoronildoteixeira educacaoemsaudeparadeficienciaintelectualproducaocientificacapacitacaoepropostadeintervencao |
_version_ |
1773962765174571008 |