Adaptação do modelo Pre-K RTI ao contexto brasileiro da educação infantil: desafios e perspectivas

El objetivo de este estudio es describir el proceso de adaptación e implementación del modelo Pre-K RTI (del inglés Response to Intervention) al contexto brasileño. Se realizaron dos estudios: en el estudio 1 se realizó con una muestra de 3 municipios en los que se aplicó el Programa de Capacitación...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Assenço, Ana Manhani Cáceres, Miranda, Monica Carolina, Piza, Carolina Toledo, Lyra, Pompéia Villachan, Pires, Izabel A. H., Chaves, Emmanuelle C., Sousa, Andre L, Bueno, Orlando F. Amodeo
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0003-2670-8245
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: Revista Neuropsicologia Latinoamericana
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52551
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-52551
record_format dspace
spelling ri-123456789-525512023-05-26T22:22:19Z Adaptação do modelo Pre-K RTI ao contexto brasileiro da educação infantil: desafios e perspectivas Assenço, Ana Manhani Cáceres Miranda, Monica Carolina Piza, Carolina Toledo Lyra, Pompéia Villachan Pires, Izabel A. H. Chaves, Emmanuelle C. Sousa, Andre L Bueno, Orlando F. Amodeo https://orcid.org/0000-0003-2670-8245 resposta à intervenção primeira infância formação continuada neuropsicologia do desenvolvimento El objetivo de este estudio es describir el proceso de adaptación e implementación del modelo Pre-K RTI (del inglés Response to Intervention) al contexto brasileño. Se realizaron dos estudios: en el estudio 1 se realizó con una muestra de 3 municipios en los que se aplicó el Programa de Capacitación en Desarrollo Cognitivo para educadores, que fue evaluado mediante un cuestionario de satisfacción. En el estudio 2, se implementaron las prácticas pedagógicas del modelo Pre-K RTI diseñado para estimular los procesos de desarrollo cognitivo y socioemocional de niños, con una muestra de 17 maestros de centros de jardín de infantes en la ciudad de São Paulo. Al final de este proceso, se compilaron folletos de actividades de desarrollo infantil. La adaptación del modelo Pre-K RTI implica un proceso largo y detallado. Este estudio mostró la necesidad de adaptar el modelo a la realidad de la educación de la primera infancia en Brasil. El proceso de adaptación de Pre-K RTI en un país en desarrollo puede ser de utilidad para otros con características socioeconómicas similares. O objetivo deste estudo é descrever o processo de adaptação e de implementação do modelo Pré-K RTI (do inglês Response to Intervention) ao contexto brasileiro. Foram realizados dois estudos: o estudo 1 conduzido com uma amostra de 3 municípios no qual se aplicou o Programa de Treinamento de Desenvolvimento Cognitivo para educadores avaliado por meio de questionário de satisfação. O estudo 2implantou as práticas pedagógicas do modelo Pré-K RTI concebidas para estimular os processos de desenvolvimento cognitivo e social-emocional das crianças numa amostra de 17 professores de centros de educação infantil na cidade de São Paulo. No final deste processo, folhetos de atividades para desenvolvimento infantil foram compilados. A adaptação do modelo Pré-K RTI envolve um processo longo e detalhado e este estudo apontou a necessidade de adaptar extensivamente o modelo à realidade da educação infantil no Brasil. O processo de adaptação do Pré-K RTI em um país em desenvolvimento pode ser útil para outros com características socioeconômicas semelhantes. Palavras-chave: resposta à intervenção, primeira infância, formação continuada, neuropsicologia do desenvolvimento. 2023-05-26T22:22:18Z 2023-05-26T22:22:18Z 2019 article MIRANDA, M. C. ; ASSENÇO, Ana Manhani Caceres ; PIZA, C. T. ; VILLACHAN-LYRA, P. ; SILVA, E. C. C. ; PIRES, I. A. H. ; SOUSA, A. L. ; BUENO, O. F. A. . Adaptação do Modelo Pre-K RTI ao contexto brasileiro da educação infantil: desafios e perspectivas. Neuropsicologia latinoamericana, v. 11, p. 30-42, 2019. DOI: 10.5579/rnl.2016.0487 Disponivel em: https://www.neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/487 Acesso em: 19 abr. 2023 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52551 10.5579/rnl.2016.0487 pt_BR application/pdf Revista Neuropsicologia Latinoamericana
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic resposta à intervenção
primeira infância
formação continuada
neuropsicologia do desenvolvimento
spellingShingle resposta à intervenção
primeira infância
formação continuada
neuropsicologia do desenvolvimento
Assenço, Ana Manhani Cáceres
Miranda, Monica Carolina
Piza, Carolina Toledo
Lyra, Pompéia Villachan
Pires, Izabel A. H.
Chaves, Emmanuelle C.
Sousa, Andre L
Bueno, Orlando F. Amodeo
Adaptação do modelo Pre-K RTI ao contexto brasileiro da educação infantil: desafios e perspectivas
description El objetivo de este estudio es describir el proceso de adaptación e implementación del modelo Pre-K RTI (del inglés Response to Intervention) al contexto brasileño. Se realizaron dos estudios: en el estudio 1 se realizó con una muestra de 3 municipios en los que se aplicó el Programa de Capacitación en Desarrollo Cognitivo para educadores, que fue evaluado mediante un cuestionario de satisfacción. En el estudio 2, se implementaron las prácticas pedagógicas del modelo Pre-K RTI diseñado para estimular los procesos de desarrollo cognitivo y socioemocional de niños, con una muestra de 17 maestros de centros de jardín de infantes en la ciudad de São Paulo. Al final de este proceso, se compilaron folletos de actividades de desarrollo infantil. La adaptación del modelo Pre-K RTI implica un proceso largo y detallado. Este estudio mostró la necesidad de adaptar el modelo a la realidad de la educación de la primera infancia en Brasil. El proceso de adaptación de Pre-K RTI en un país en desarrollo puede ser de utilidad para otros con características socioeconómicas similares.
author2 https://orcid.org/0000-0003-2670-8245
author_facet https://orcid.org/0000-0003-2670-8245
Assenço, Ana Manhani Cáceres
Miranda, Monica Carolina
Piza, Carolina Toledo
Lyra, Pompéia Villachan
Pires, Izabel A. H.
Chaves, Emmanuelle C.
Sousa, Andre L
Bueno, Orlando F. Amodeo
format article
author Assenço, Ana Manhani Cáceres
Miranda, Monica Carolina
Piza, Carolina Toledo
Lyra, Pompéia Villachan
Pires, Izabel A. H.
Chaves, Emmanuelle C.
Sousa, Andre L
Bueno, Orlando F. Amodeo
author_sort Assenço, Ana Manhani Cáceres
title Adaptação do modelo Pre-K RTI ao contexto brasileiro da educação infantil: desafios e perspectivas
title_short Adaptação do modelo Pre-K RTI ao contexto brasileiro da educação infantil: desafios e perspectivas
title_full Adaptação do modelo Pre-K RTI ao contexto brasileiro da educação infantil: desafios e perspectivas
title_fullStr Adaptação do modelo Pre-K RTI ao contexto brasileiro da educação infantil: desafios e perspectivas
title_full_unstemmed Adaptação do modelo Pre-K RTI ao contexto brasileiro da educação infantil: desafios e perspectivas
title_sort adaptação do modelo pre-k rti ao contexto brasileiro da educação infantil: desafios e perspectivas
publisher Revista Neuropsicologia Latinoamericana
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52551
work_keys_str_mv AT assencoanamanhanicaceres adaptacaodomodeloprekrtiaocontextobrasileirodaeducacaoinfantildesafioseperspectivas
AT mirandamonicacarolina adaptacaodomodeloprekrtiaocontextobrasileirodaeducacaoinfantildesafioseperspectivas
AT pizacarolinatoledo adaptacaodomodeloprekrtiaocontextobrasileirodaeducacaoinfantildesafioseperspectivas
AT lyrapompeiavillachan adaptacaodomodeloprekrtiaocontextobrasileirodaeducacaoinfantildesafioseperspectivas
AT piresizabelah adaptacaodomodeloprekrtiaocontextobrasileirodaeducacaoinfantildesafioseperspectivas
AT chavesemmanuellec adaptacaodomodeloprekrtiaocontextobrasileirodaeducacaoinfantildesafioseperspectivas
AT sousaandrel adaptacaodomodeloprekrtiaocontextobrasileirodaeducacaoinfantildesafioseperspectivas
AT buenoorlandofamodeo adaptacaodomodeloprekrtiaocontextobrasileirodaeducacaoinfantildesafioseperspectivas
_version_ 1773958086592036864