Adaptação do modelo Pre-K RTI ao contexto brasileiro da educação infantil: desafios e perspectivas
El objetivo de este estudio es describir el proceso de adaptación e implementación del modelo Pre-K RTI (del inglés Response to Intervention) al contexto brasileño. Se realizaron dos estudios: en el estudio 1 se realizó con una muestra de 3 municipios en los que se aplicó el Programa de Capacitación...
Na minha lista:
Principais autores: | , , , , , , , |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | article |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Revista Neuropsicologia Latinoamericana
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52551 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-52551 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-525512023-05-26T22:22:19Z Adaptação do modelo Pre-K RTI ao contexto brasileiro da educação infantil: desafios e perspectivas Assenço, Ana Manhani Cáceres Miranda, Monica Carolina Piza, Carolina Toledo Lyra, Pompéia Villachan Pires, Izabel A. H. Chaves, Emmanuelle C. Sousa, Andre L Bueno, Orlando F. Amodeo https://orcid.org/0000-0003-2670-8245 resposta à intervenção primeira infância formação continuada neuropsicologia do desenvolvimento El objetivo de este estudio es describir el proceso de adaptación e implementación del modelo Pre-K RTI (del inglés Response to Intervention) al contexto brasileño. Se realizaron dos estudios: en el estudio 1 se realizó con una muestra de 3 municipios en los que se aplicó el Programa de Capacitación en Desarrollo Cognitivo para educadores, que fue evaluado mediante un cuestionario de satisfacción. En el estudio 2, se implementaron las prácticas pedagógicas del modelo Pre-K RTI diseñado para estimular los procesos de desarrollo cognitivo y socioemocional de niños, con una muestra de 17 maestros de centros de jardín de infantes en la ciudad de São Paulo. Al final de este proceso, se compilaron folletos de actividades de desarrollo infantil. La adaptación del modelo Pre-K RTI implica un proceso largo y detallado. Este estudio mostró la necesidad de adaptar el modelo a la realidad de la educación de la primera infancia en Brasil. El proceso de adaptación de Pre-K RTI en un país en desarrollo puede ser de utilidad para otros con características socioeconómicas similares. O objetivo deste estudo é descrever o processo de adaptação e de implementação do modelo Pré-K RTI (do inglês Response to Intervention) ao contexto brasileiro. Foram realizados dois estudos: o estudo 1 conduzido com uma amostra de 3 municípios no qual se aplicou o Programa de Treinamento de Desenvolvimento Cognitivo para educadores avaliado por meio de questionário de satisfação. O estudo 2implantou as práticas pedagógicas do modelo Pré-K RTI concebidas para estimular os processos de desenvolvimento cognitivo e social-emocional das crianças numa amostra de 17 professores de centros de educação infantil na cidade de São Paulo. No final deste processo, folhetos de atividades para desenvolvimento infantil foram compilados. A adaptação do modelo Pré-K RTI envolve um processo longo e detalhado e este estudo apontou a necessidade de adaptar extensivamente o modelo à realidade da educação infantil no Brasil. O processo de adaptação do Pré-K RTI em um país em desenvolvimento pode ser útil para outros com características socioeconômicas semelhantes. Palavras-chave: resposta à intervenção, primeira infância, formação continuada, neuropsicologia do desenvolvimento. 2023-05-26T22:22:18Z 2023-05-26T22:22:18Z 2019 article MIRANDA, M. C. ; ASSENÇO, Ana Manhani Caceres ; PIZA, C. T. ; VILLACHAN-LYRA, P. ; SILVA, E. C. C. ; PIRES, I. A. H. ; SOUSA, A. L. ; BUENO, O. F. A. . Adaptação do Modelo Pre-K RTI ao contexto brasileiro da educação infantil: desafios e perspectivas. Neuropsicologia latinoamericana, v. 11, p. 30-42, 2019. DOI: 10.5579/rnl.2016.0487 Disponivel em: https://www.neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/487 Acesso em: 19 abr. 2023 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52551 10.5579/rnl.2016.0487 pt_BR application/pdf Revista Neuropsicologia Latinoamericana |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
resposta à intervenção primeira infância formação continuada neuropsicologia do desenvolvimento |
spellingShingle |
resposta à intervenção primeira infância formação continuada neuropsicologia do desenvolvimento Assenço, Ana Manhani Cáceres Miranda, Monica Carolina Piza, Carolina Toledo Lyra, Pompéia Villachan Pires, Izabel A. H. Chaves, Emmanuelle C. Sousa, Andre L Bueno, Orlando F. Amodeo Adaptação do modelo Pre-K RTI ao contexto brasileiro da educação infantil: desafios e perspectivas |
description |
El objetivo de este estudio es describir el proceso de adaptación e implementación del modelo Pre-K RTI (del inglés Response to Intervention) al contexto brasileño. Se realizaron dos estudios: en el estudio 1 se realizó con una muestra de 3 municipios en los que se aplicó el Programa de Capacitación en Desarrollo Cognitivo para educadores, que fue evaluado mediante un cuestionario de satisfacción. En el estudio 2, se implementaron las prácticas pedagógicas del modelo Pre-K RTI diseñado para estimular los procesos de desarrollo cognitivo y socioemocional de niños, con una muestra de 17 maestros de centros de jardín de infantes en la ciudad de São Paulo. Al final de este proceso, se compilaron folletos de actividades de desarrollo infantil. La adaptación del modelo Pre-K RTI implica un proceso largo y detallado. Este estudio
mostró la necesidad de adaptar el modelo a la realidad de la educación de la primera infancia en Brasil. El proceso de adaptación de Pre-K RTI en un país en desarrollo puede ser de utilidad para otros con características socioeconómicas similares. |
author2 |
https://orcid.org/0000-0003-2670-8245 |
author_facet |
https://orcid.org/0000-0003-2670-8245 Assenço, Ana Manhani Cáceres Miranda, Monica Carolina Piza, Carolina Toledo Lyra, Pompéia Villachan Pires, Izabel A. H. Chaves, Emmanuelle C. Sousa, Andre L Bueno, Orlando F. Amodeo |
format |
article |
author |
Assenço, Ana Manhani Cáceres Miranda, Monica Carolina Piza, Carolina Toledo Lyra, Pompéia Villachan Pires, Izabel A. H. Chaves, Emmanuelle C. Sousa, Andre L Bueno, Orlando F. Amodeo |
author_sort |
Assenço, Ana Manhani Cáceres |
title |
Adaptação do modelo Pre-K RTI ao contexto brasileiro da educação infantil: desafios e perspectivas |
title_short |
Adaptação do modelo Pre-K RTI ao contexto brasileiro da educação infantil: desafios e perspectivas |
title_full |
Adaptação do modelo Pre-K RTI ao contexto brasileiro da educação infantil: desafios e perspectivas |
title_fullStr |
Adaptação do modelo Pre-K RTI ao contexto brasileiro da educação infantil: desafios e perspectivas |
title_full_unstemmed |
Adaptação do modelo Pre-K RTI ao contexto brasileiro da educação infantil: desafios e perspectivas |
title_sort |
adaptação do modelo pre-k rti ao contexto brasileiro da educação infantil: desafios e perspectivas |
publisher |
Revista Neuropsicologia Latinoamericana |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52551 |
work_keys_str_mv |
AT assencoanamanhanicaceres adaptacaodomodeloprekrtiaocontextobrasileirodaeducacaoinfantildesafioseperspectivas AT mirandamonicacarolina adaptacaodomodeloprekrtiaocontextobrasileirodaeducacaoinfantildesafioseperspectivas AT pizacarolinatoledo adaptacaodomodeloprekrtiaocontextobrasileirodaeducacaoinfantildesafioseperspectivas AT lyrapompeiavillachan adaptacaodomodeloprekrtiaocontextobrasileirodaeducacaoinfantildesafioseperspectivas AT piresizabelah adaptacaodomodeloprekrtiaocontextobrasileirodaeducacaoinfantildesafioseperspectivas AT chavesemmanuellec adaptacaodomodeloprekrtiaocontextobrasileirodaeducacaoinfantildesafioseperspectivas AT sousaandrel adaptacaodomodeloprekrtiaocontextobrasileirodaeducacaoinfantildesafioseperspectivas AT buenoorlandofamodeo adaptacaodomodeloprekrtiaocontextobrasileirodaeducacaoinfantildesafioseperspectivas |
_version_ |
1773958086592036864 |