Dislexia e transtorno do desenvolvimento da linguagem são quadros isolados ou comórbidos? Uma revisão integrativa

Purpose: to gather scientific evidence on the linguistic skill profile in developmental dyslexia and developmental language disorder to better understand possible comorbid or isolated conditions. Methods: an integrative review of the literature. The search was conducted in SciELO, ERIC, LILACS, and...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Azoni, Cíntia Alves Salgado, Macedo, Larissa Mariane M Andrade, Azevedo, Anna Irenne de Lima, Messias, Bárbara Louise Costa, Vasconcelos, Maria Elizabeth Job de
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: Revista Cefac
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52295
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-52295
record_format dspace
spelling ri-123456789-522952023-05-09T21:32:51Z Dislexia e transtorno do desenvolvimento da linguagem são quadros isolados ou comórbidos? Uma revisão integrativa Are dyslexia and developmental language disorder isolated or comorbid conditions? An integrative review Azoni, Cíntia Alves Salgado Macedo, Larissa Mariane M Andrade Azevedo, Anna Irenne de Lima Messias, Bárbara Louise Costa Vasconcelos, Maria Elizabeth Job de https://orcid.org/0000-0003-2175-9676 dislexia transtornos especifico de linguagem leitura criança Purpose: to gather scientific evidence on the linguistic skill profile in developmental dyslexia and developmental language disorder to better understand possible comorbid or isolated conditions. Methods: an integrative review of the literature. The search was conducted in SciELO, ERIC, LILACS, and PubMed. The inclusion criteria were as follows: 1) studies published and available in open-access national and international journals in full text; 2) addressing the topic in the last 10 years; 3) in English and/ or Portuguese. Literature Review: the search retrieved 654 articles, the final sample comprising 10, 5 of which agreed with the hypothesis that dyslexia and developmental language disorder can be comorbid disorders, impairing reading, writing, and phonological awareness. The other studies described broader language deficits in children with developmental language disorder alone, affecting language decoding and comprehension, whereas deficits in dyslexia are more associated with phonological processing. Conclusion: there is no consensus on whether dyslexia and developmental language disorders occur simultaneously in children. However, both pose risks to reading comprehension and school performance Objetivo: integrar evidências científicas sobre o perfil de habilidades linguísticas na dislexia do desenvolvimento e no transtorno do desenvolvimento da linguagem, para melhor compreensão de possíveis condições comórbidas ou quadros isolados. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A busca ocorreu nas bases de dados: Scielo, Eric e LILACS, bem como no buscador PubMed. Os critérios de inclusão foram: 1) estudos publicados nos periódicos nacionais e internacionais, gratuitos, com texto completo e disponível; 2) que abordem a temática nos últimos 10 anos; 3) em inglês e/ou português. Revisão da Literatura: a busca contou com 654 artigos. A amostra final foi composta por dez artigos, nos quais cinco estudos são concordantes quanto à hipótese de que dislexia e transtorno do desenvolvimento da linguagem, podem ser transtornos comórbidos, com prejuízos na leitura, na escrita e na consciência fonológica; os demais estudos descrevem déficits mais amplos de linguagem nas crianças somente com transtorno do desenvolvimento da linguagem, implicados na decodificação e compreensão da linguagem, enquanto na dislexia os déficits estão associados ao processamento fonológico. Conclusão: não há consenso se a dislexia e o transtorno do desenvolvimento da linguagem ocorrem simultaneamente em crianças. No entanto, ambos conferem riscos à compreensão leitora e ao desempenho escolar. 2023-05-09T21:32:50Z 2023-05-09T21:32:50Z 2022 article MACEDO, Larissa Mariane M Andrade; AZEVEDO, Anna Irenne de Lima; MESSIAS, Bárbara Louise Costa ; VASCONCELOS, Maria Elizabeth Job de; AZONI, Cíntia Alves Salgado. Dislexia e transtorno do desenvolvimento da linguagem são quadros isolados ou comórbidos? uma revisão integrativa. Revista CEFAC (online), v. 24, p. e12021-e12029, 2022 Doi: 10.1590/1982-0216/202224312021s Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/q8yVk83TxRQJCcQSTh6DHnh/?lang=pt Acesso em: 24 abr. 2023 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52295 10.1590/1982-0216/202224312021s pt_BR Atribuição 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Revista Cefac
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic dislexia
transtornos especifico de linguagem
leitura
criança
spellingShingle dislexia
transtornos especifico de linguagem
leitura
criança
Azoni, Cíntia Alves Salgado
Macedo, Larissa Mariane M Andrade
Azevedo, Anna Irenne de Lima
Messias, Bárbara Louise Costa
Vasconcelos, Maria Elizabeth Job de
Dislexia e transtorno do desenvolvimento da linguagem são quadros isolados ou comórbidos? Uma revisão integrativa
description Purpose: to gather scientific evidence on the linguistic skill profile in developmental dyslexia and developmental language disorder to better understand possible comorbid or isolated conditions. Methods: an integrative review of the literature. The search was conducted in SciELO, ERIC, LILACS, and PubMed. The inclusion criteria were as follows: 1) studies published and available in open-access national and international journals in full text; 2) addressing the topic in the last 10 years; 3) in English and/ or Portuguese. Literature Review: the search retrieved 654 articles, the final sample comprising 10, 5 of which agreed with the hypothesis that dyslexia and developmental language disorder can be comorbid disorders, impairing reading, writing, and phonological awareness. The other studies described broader language deficits in children with developmental language disorder alone, affecting language decoding and comprehension, whereas deficits in dyslexia are more associated with phonological processing. Conclusion: there is no consensus on whether dyslexia and developmental language disorders occur simultaneously in children. However, both pose risks to reading comprehension and school performance
author2 https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
author_facet https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
Azoni, Cíntia Alves Salgado
Macedo, Larissa Mariane M Andrade
Azevedo, Anna Irenne de Lima
Messias, Bárbara Louise Costa
Vasconcelos, Maria Elizabeth Job de
format article
author Azoni, Cíntia Alves Salgado
Macedo, Larissa Mariane M Andrade
Azevedo, Anna Irenne de Lima
Messias, Bárbara Louise Costa
Vasconcelos, Maria Elizabeth Job de
author_sort Azoni, Cíntia Alves Salgado
title Dislexia e transtorno do desenvolvimento da linguagem são quadros isolados ou comórbidos? Uma revisão integrativa
title_short Dislexia e transtorno do desenvolvimento da linguagem são quadros isolados ou comórbidos? Uma revisão integrativa
title_full Dislexia e transtorno do desenvolvimento da linguagem são quadros isolados ou comórbidos? Uma revisão integrativa
title_fullStr Dislexia e transtorno do desenvolvimento da linguagem são quadros isolados ou comórbidos? Uma revisão integrativa
title_full_unstemmed Dislexia e transtorno do desenvolvimento da linguagem são quadros isolados ou comórbidos? Uma revisão integrativa
title_sort dislexia e transtorno do desenvolvimento da linguagem são quadros isolados ou comórbidos? uma revisão integrativa
publisher Revista Cefac
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52295
work_keys_str_mv AT azonicintiaalvessalgado dislexiaetranstornododesenvolvimentodalinguagemsaoquadrosisoladosoucomorbidosumarevisaointegrativa
AT macedolarissamarianemandrade dislexiaetranstornododesenvolvimentodalinguagemsaoquadrosisoladosoucomorbidosumarevisaointegrativa
AT azevedoannairennedelima dislexiaetranstornododesenvolvimentodalinguagemsaoquadrosisoladosoucomorbidosumarevisaointegrativa
AT messiasbarbaralouisecosta dislexiaetranstornododesenvolvimentodalinguagemsaoquadrosisoladosoucomorbidosumarevisaointegrativa
AT vasconcelosmariaelizabethjobde dislexiaetranstornododesenvolvimentodalinguagemsaoquadrosisoladosoucomorbidosumarevisaointegrativa
AT azonicintiaalvessalgado aredyslexiaanddevelopmentallanguagedisorderisolatedorcomorbidconditionsanintegrativereview
AT macedolarissamarianemandrade aredyslexiaanddevelopmentallanguagedisorderisolatedorcomorbidconditionsanintegrativereview
AT azevedoannairennedelima aredyslexiaanddevelopmentallanguagedisorderisolatedorcomorbidconditionsanintegrativereview
AT messiasbarbaralouisecosta aredyslexiaanddevelopmentallanguagedisorderisolatedorcomorbidconditionsanintegrativereview
AT vasconcelosmariaelizabethjobde aredyslexiaanddevelopmentallanguagedisorderisolatedorcomorbidconditionsanintegrativereview
_version_ 1773964712735670272