A importância da seleção de livros literários nas instituições de ensino: um relato de experiência na educação infantil

This paper aims to highlight the differentiation between a children's literature book and a paradidactic book, based on an internship experience in a Level I class, with children between 2 and 3 years old, which took place in 2018 in a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) locat...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Paiva, Fernanda Nascimento Gomes de
Outros Autores: Freitas, Alessandra Cardozo de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52263
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-52263
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Literatura Infantil
Children's literature
Paradidático
Paraditactic
Educação infantil
Early childhood education
Formação
Formation
Seleção de obras
Selection of works
spellingShingle Literatura Infantil
Children's literature
Paradidático
Paraditactic
Educação infantil
Early childhood education
Formação
Formation
Seleção de obras
Selection of works
Paiva, Fernanda Nascimento Gomes de
A importância da seleção de livros literários nas instituições de ensino: um relato de experiência na educação infantil
description This paper aims to highlight the differentiation between a children's literature book and a paradidactic book, based on an internship experience in a Level I class, with children between 2 and 3 years old, which took place in 2018 in a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) located in the eastern area of Natal/RN. Specifically, it seeks to analyze the characteristics of literature books designed for children and to compare them to paradidactic books, highlighting the relevance of children's literature in early childhood education for the formation of readers. In this perspective, the report is theoretically based on the concepts of Reading, Children's Literature and Paradidacts, based on the studies developed by Araújo (1996), Amarilha (2000), Cademartori (2010), Munakata (1997), Azevedo (2018), Yasuda and Teixeira (1995), Azevedo (1999), Parreiras (2012), among other authors. As conclusive aspects, the work highlights the indispensability of teacher training, specifically in the area of children's literature, since it was observed the need for theoretical and practical knowledge of this area to circumvent the teacher's lack of information in the implementation of literary project in the education of very young children.
author2 Freitas, Alessandra Cardozo de
author_facet Freitas, Alessandra Cardozo de
Paiva, Fernanda Nascimento Gomes de
format bachelorThesis
author Paiva, Fernanda Nascimento Gomes de
author_sort Paiva, Fernanda Nascimento Gomes de
title A importância da seleção de livros literários nas instituições de ensino: um relato de experiência na educação infantil
title_short A importância da seleção de livros literários nas instituições de ensino: um relato de experiência na educação infantil
title_full A importância da seleção de livros literários nas instituições de ensino: um relato de experiência na educação infantil
title_fullStr A importância da seleção de livros literários nas instituições de ensino: um relato de experiência na educação infantil
title_full_unstemmed A importância da seleção de livros literários nas instituições de ensino: um relato de experiência na educação infantil
title_sort importância da seleção de livros literários nas instituições de ensino: um relato de experiência na educação infantil
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52263
work_keys_str_mv AT paivafernandanascimentogomesde aimportanciadaselecaodelivrosliterariosnasinstituicoesdeensinoumrelatodeexperiencianaeducacaoinfantil
AT paivafernandanascimentogomesde theimportanceofselectingliterarybooksineducationalinstitutionsareportofaninternshipexperienceinaschoolofearlychildhoodeducation
AT paivafernandanascimentogomesde importanciadaselecaodelivrosliterariosnasinstituicoesdeensinoumrelatodeexperiencianaeducacaoinfantil
_version_ 1773965374624104448
spelling ri-123456789-522632023-05-05T19:23:40Z A importância da seleção de livros literários nas instituições de ensino: um relato de experiência na educação infantil The importance of selecting literary books in educational institutions: a report of an internship experience in a school of early childhood education Paiva, Fernanda Nascimento Gomes de Freitas, Alessandra Cardozo de 0000-0001-9609-3958 http://lattes.cnpq.br/4424220937257634 Freitas, Alessandra Cardozo de http://lattes.cnpq.br/4122995764705881 Fernandes, Gildene Lima de Souza http://lattes.cnpq.br/6338434855229996 Lima, Juliana de Melo Literatura Infantil Children's literature Paradidático Paraditactic Educação infantil Early childhood education Formação Formation Seleção de obras Selection of works This paper aims to highlight the differentiation between a children's literature book and a paradidactic book, based on an internship experience in a Level I class, with children between 2 and 3 years old, which took place in 2018 in a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) located in the eastern area of Natal/RN. Specifically, it seeks to analyze the characteristics of literature books designed for children and to compare them to paradidactic books, highlighting the relevance of children's literature in early childhood education for the formation of readers. In this perspective, the report is theoretically based on the concepts of Reading, Children's Literature and Paradidacts, based on the studies developed by Araújo (1996), Amarilha (2000), Cademartori (2010), Munakata (1997), Azevedo (2018), Yasuda and Teixeira (1995), Azevedo (1999), Parreiras (2012), among other authors. As conclusive aspects, the work highlights the indispensability of teacher training, specifically in the area of children's literature, since it was observed the need for theoretical and practical knowledge of this area to circumvent the teacher's lack of information in the implementation of literary project in the education of very young children. O trabalho constitui um relato de experiência proveniente da prática de estágio não obrigatório no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estágio foi desenvolvido em um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado na zona leste de Natal/RN, numa turma do nível I, com crianças entre 2 e 3 anos de idade, durante o ano de 2018. As inquietações provocadas durante essa experiência conduziram à formulação deste estudo, com o objetivo de refletir sobre o livro de literatura no trabalho pedagógico com crianças muito pequenas, considerando o processo de seleção de obras pelo docente. Busca-se, especificamente, analisar as características do livro literário, com foco no texto escrito, de modo a compará-las às do livro paradidático, com vistas amparar a seleção de obras literárias pelo professor. Nessa perspectiva, o relato contempla dados de observação do trabalho com a literatura infantil na instituição de estágio, apoiados em apreciações sobre o lugar da literatura no Projeto Pedagógico da instituição; na análise de um projeto literário desenvolvido na turma do nível I, incluindo as atividades didáticas desenvolvidas com as crianças e o retorno dos pais/responsáveis; em considerações prévias sobre o livro selecionado, “Dante e o Elefante”, de autoria de Louise Fernandes (2017), incluindo dados de conversas realizadas com a professora titular e a autora do livro. A análise sobre esses dados está fundamentada nos estudos sobre literatura e educação infantil, destacando-se os trabalhos de Araújo (1996), Amarilha (2000), Cademartori (2010), Munakata (1997 e 2012), Azevedo (2018), Yasuda e Teixeira (1995), Azevedo (1999) e Parreiras (2012). Enquanto aspectos (in)conclusivos, o trabalho evidencia a necessidade de formação docente no que diz respeito aos aspectos teóricos e práticos do ensino de literatura infantil, evidenciando o processo de seleção de obras. 2023-05-05T19:23:39Z 2023-05-05T19:23:39Z 2021-09-17 bachelorThesis PAIVA, Fernanda Nascimento Gomes de. A importância da seleção de livros literários nas instituições de ensino: um relato de experiência na educação infantil. Orientadora: Alessandra Cardozo de Freitas. 2021. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52263 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação