Gestão democrática: uma reflexão sobre a ausência de eleições de diretoras/es escolares em Mossoró/RN

El objetivo de este artículo es discutir la Gestión Democrática (GD) en sus aspectos legales y prácticos, a partir del caso de Mossoró, y, en consecuencia, debatir la importancia de implementar la GD en las escuelas públicas y comprender cómo la elección de directores fortalece la Gestión, a través...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, João Paulo de Lima
Outros Autores: Sampaio, Marisa Narcizo
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52249
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-52249
record_format dspace
spelling ri-123456789-522492023-05-04T17:25:18Z Gestão democrática: uma reflexão sobre a ausência de eleições de diretoras/es escolares em Mossoró/RN Gestión democrática: una reflexión sobre la ausencia de elecciones de directoras/es de escuelas en Mossoró/RN Santos, João Paulo de Lima Sampaio, Marisa Narcizo https://orcid.org/0000-0002-1067-0708 http://lattes.cnpq.br/8734715345208115 http://lattes.cnpq.br/6513575623499803 Sampaio, Marisa Narcizo http://lattes.cnpq.br/1511498517447469 Costa, Gilberto Ferreira http://lattes.cnpq.br/8592622988364534 Nobre, Itamar de Morais gestão democrática gestión democrática Eleições diretas Elecciones directas Diretores escolares Directores de escuela Mossoró Mossoró CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO El objetivo de este artículo es discutir la Gestión Democrática (GD) en sus aspectos legales y prácticos, a partir del caso de Mossoró, y, en consecuencia, debatir la importancia de implementar la GD en las escuelas públicas y comprender cómo la elección de directores fortalece la Gestión, a través del cuestionamiento sobre su concretización. Para ello, se realizó un estudio bibliográfico sobre cómo se discute la Gestión Democrática en las principales legislaciones, como CF, LDB, PNE, PEE/RN y PME/Mossoró y se consultaron y utilizaron blogs de noticias y periódicos digitales. Además, también se utilizó como referente teórico a autores como Paro, Oliveira, Cury, entre otros. Se constató que, a pesar de la disposición legal, Mossoró/RN, como muchos municipios, continúa utilizando la indicación política como una forma de designar las/los dirigentes escolares. En esa relación transparece la práctica de clientelismo. De esta forma, la investigación señala que urge el cumplimiento de la ley, garantizando el funcionamiento de la gestión democrática y sus mecanismos de participación de la comunidad escolar, en particular la elección directa de las/los directoras/es. O trabalho tem como objetivo discutir a Gestão Democrática (GD) nos seus aspectos legais e práticos, a partir do caso de Mossoró, e, consequentemente, debater a importância da implementação da GD nas escolas públicas e compreender como a eleição de diretores fortalece a Gestão, por meio da problematização da sua efetivação. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre como a Gestão Democrática é discutida nas principais legislações, como a CF, LDB, PNE, PEE/RN e PME/Mossoró e foram consultados e utilizados blogs de notícias e jornais digitais. Além disso, utilizou-se também como referencial teórico autores como Paro, Oliveira, Cury entre outros. Ficou constatado que, apesar da previsão legal, Mossoró/RN, a exemplo de muitos municípios, continua a utilizar a indicação política como forma de provimento dos dirigentes escolares. Nessa relação transparece a prática de clientelismo. Desta forma, a pesquisa aponta que é urgente a necessidade de que a lei seja cumprida, com garantia da efetivação da gestão democrática e seus mecanismos de participação da comunidade escolar, em especial a eleição direta para diretoras/es. 2023-05-04T17:25:18Z 2023-05-04T17:25:18Z 2023-04-17 bachelorThesis SANTOS, João Paulo de Lima. Gestão democrática: uma reflexão sobre a ausência de eleições de diretoras/es escolares de Mossoró/RN. 2022. 21f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia). Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52249 pt_BR Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic gestão democrática
gestión democrática
Eleições diretas
Elecciones directas
Diretores escolares
Directores de escuela
Mossoró
Mossoró
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle gestão democrática
gestión democrática
Eleições diretas
Elecciones directas
Diretores escolares
Directores de escuela
Mossoró
Mossoró
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Santos, João Paulo de Lima
Gestão democrática: uma reflexão sobre a ausência de eleições de diretoras/es escolares em Mossoró/RN
description El objetivo de este artículo es discutir la Gestión Democrática (GD) en sus aspectos legales y prácticos, a partir del caso de Mossoró, y, en consecuencia, debatir la importancia de implementar la GD en las escuelas públicas y comprender cómo la elección de directores fortalece la Gestión, a través del cuestionamiento sobre su concretización. Para ello, se realizó un estudio bibliográfico sobre cómo se discute la Gestión Democrática en las principales legislaciones, como CF, LDB, PNE, PEE/RN y PME/Mossoró y se consultaron y utilizaron blogs de noticias y periódicos digitales. Además, también se utilizó como referente teórico a autores como Paro, Oliveira, Cury, entre otros. Se constató que, a pesar de la disposición legal, Mossoró/RN, como muchos municipios, continúa utilizando la indicación política como una forma de designar las/los dirigentes escolares. En esa relación transparece la práctica de clientelismo. De esta forma, la investigación señala que urge el cumplimiento de la ley, garantizando el funcionamiento de la gestión democrática y sus mecanismos de participación de la comunidad escolar, en particular la elección directa de las/los directoras/es.
author2 Sampaio, Marisa Narcizo
author_facet Sampaio, Marisa Narcizo
Santos, João Paulo de Lima
format bachelorThesis
author Santos, João Paulo de Lima
author_sort Santos, João Paulo de Lima
title Gestão democrática: uma reflexão sobre a ausência de eleições de diretoras/es escolares em Mossoró/RN
title_short Gestão democrática: uma reflexão sobre a ausência de eleições de diretoras/es escolares em Mossoró/RN
title_full Gestão democrática: uma reflexão sobre a ausência de eleições de diretoras/es escolares em Mossoró/RN
title_fullStr Gestão democrática: uma reflexão sobre a ausência de eleições de diretoras/es escolares em Mossoró/RN
title_full_unstemmed Gestão democrática: uma reflexão sobre a ausência de eleições de diretoras/es escolares em Mossoró/RN
title_sort gestão democrática: uma reflexão sobre a ausência de eleições de diretoras/es escolares em mossoró/rn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52249
work_keys_str_mv AT santosjoaopaulodelima gestaodemocraticaumareflexaosobreaausenciadeeleicoesdediretorasesescolaresemmossororn
AT santosjoaopaulodelima gestiondemocraticaunareflexionsobrelaausenciadeeleccionesdedirectorasesdeescuelasenmossororn
_version_ 1773966328479088640