Cartilha: mapeamento das competências dos assistentes de biblioteca do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
A gestão por competência é uma maneira de gerenciar centrada nas pessoas a partir dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes. Assim, objetiva-se, nesta pesquisa, analisar as competências essenciais dos assistentes do sistema de bibliotecas da UFRN alinhando-as ao desenvolvimento de uma gestão...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | educationalProduct |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52193 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-52193 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-521932023-04-18T19:42:41Z Cartilha: mapeamento das competências dos assistentes de biblioteca do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Primer: mapping of skills of library assistants in the Library System of the Federal University of Rio Grande do Norte Silva, Fernando Cardoso da Gestão do conhecimento gestão por competência competência profissional competência pessoal competência em informação assistentes de biblioteca sistema de bibliotecas da UFRN A gestão por competência é uma maneira de gerenciar centrada nas pessoas a partir dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes. Assim, objetiva-se, nesta pesquisa, analisar as competências essenciais dos assistentes do sistema de bibliotecas da UFRN alinhando-as ao desenvolvimento de uma gestão por competência. A centralidade nos assistentes se deu pelo fato deles serem de suma importância para o funcionamento das bibliotecas, sendo inclusive às vezes em maior número que os bibliotecários nesses espaços. Contudo, na literatura acadêmica são pouco estudados. Para tanto, atribuiu-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar nos documentos normativos do sistema de bibliotecas da UFRN os serviços e as atribuições laborais destinadas aos assistentes das bibliotecas; b) caracterizar as competências pessoais, profissionais e em informação consideradas importantes para o desempenho laboral dos assistentes, na perspectiva dos gestores; c) caracterizar o perfil dos assistentes que atuam no sistema de bibliotecas da UFRN, bem como suas competências pessoais, profissionais e em informação; d) identificar as demandas por formação continuada para os assistentes a partir dos bibliotecários gestores e dos próprios assistentes; e) oferecer subsídios para a construção de um banco de competências dos assistentes de bibliotecas; f) propor ações para a melhoria do desempenho profissional dos assistentes das bibliotecas da UFRN. No contexto teórico, apresenta-se uma revisão de literatura com ênfase nos temas: bibliotecas universitárias, gestão por competências; competência profissional; competência pessoal; e competência em informação, além de pesquisa documental em documentos relativos às rotinas de serviços estabelecidas pelo sistema de bibliotecas. A metodologia da pesquisa é caracterizada como pesquisa exploratória do tipo descritivo, que utilizou como procedimentos a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, estudo de caso, e questionário destinado aos auxiliares e aos bibliotecários gestores das bibliotecas. Para análise de dados utilizou-se estatística descritiva básica e a técnica de Análise de Conteúdo. Foram respondidos 19 questionários pelos bibliotecários gestores e 29 questionários pelos assistentes de diversas bibliotecas que compõem o sistema de bibliotecas da UFRN. A partir dos resultados da pesquisa e do levantamento bibliográfico, foi elaborado um plano de ações com recomendações para a melhoria do desempenho profissional dos assistentes das bibliotecas tendo como base os construtos metodológicos e teóricos da gestão por competência. 2023-04-18T19:41:44Z 2023-04-18T19:41:44Z 2023-03-01 educationalProduct SILVA, Fernando Cardoso da. Cartilha: mapeamento das competências dos assistentes de biblioteca do sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Produto Educacional. Orientadora: Gabrielle Francinne de Souza Carvalho Tanus. Natal: UFRN, 2023. 44 p. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52193 pt_BR https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52091 Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento Departamento de Ciência da informação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Gestão do conhecimento gestão por competência competência profissional competência pessoal competência em informação assistentes de biblioteca sistema de bibliotecas da UFRN |
spellingShingle |
Gestão do conhecimento gestão por competência competência profissional competência pessoal competência em informação assistentes de biblioteca sistema de bibliotecas da UFRN Silva, Fernando Cardoso da Cartilha: mapeamento das competências dos assistentes de biblioteca do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
description |
A gestão por competência é uma maneira de gerenciar centrada nas pessoas a partir dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes. Assim, objetiva-se, nesta pesquisa, analisar as competências essenciais dos assistentes do sistema de bibliotecas da UFRN alinhando-as ao desenvolvimento de uma gestão por competência. A centralidade nos assistentes se deu pelo fato deles serem de suma importância para o funcionamento das bibliotecas, sendo inclusive às vezes em maior número que os bibliotecários nesses espaços. Contudo, na literatura acadêmica são pouco estudados. Para tanto, atribuiu-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar nos documentos normativos do sistema de bibliotecas da UFRN os serviços e as atribuições laborais destinadas aos assistentes das bibliotecas; b) caracterizar as competências
pessoais, profissionais e em informação consideradas importantes para o desempenho laboral dos assistentes, na perspectiva dos gestores; c) caracterizar o perfil dos assistentes que atuam no sistema de bibliotecas da UFRN, bem como suas competências pessoais, profissionais e em informação; d) identificar as demandas por formação continuada para os assistentes a partir dos bibliotecários gestores e dos próprios assistentes; e) oferecer subsídios para a construção de um banco de competências dos assistentes de
bibliotecas; f) propor ações para a melhoria do desempenho profissional dos assistentes das bibliotecas da UFRN. No contexto teórico, apresenta-se uma revisão de literatura com ênfase nos temas: bibliotecas universitárias, gestão por competências; competência profissional; competência pessoal; e competência em informação, além de pesquisa documental em documentos relativos às rotinas de serviços estabelecidas pelo sistema de bibliotecas. A metodologia da pesquisa é caracterizada como pesquisa exploratória do tipo
descritivo, que utilizou como procedimentos a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, estudo de caso, e questionário destinado aos auxiliares e aos bibliotecários gestores das bibliotecas. Para análise de dados utilizou-se estatística descritiva básica e a técnica de Análise de Conteúdo. Foram respondidos 19 questionários pelos bibliotecários gestores e 29 questionários pelos assistentes de diversas bibliotecas que compõem o sistema de bibliotecas da UFRN. A partir dos resultados da pesquisa e do levantamento
bibliográfico, foi elaborado um plano de ações com recomendações para a melhoria do desempenho profissional dos assistentes das bibliotecas tendo como base os construtos metodológicos e teóricos da gestão por competência. |
format |
educationalProduct |
author |
Silva, Fernando Cardoso da |
author_facet |
Silva, Fernando Cardoso da |
author_sort |
Silva, Fernando Cardoso da |
title |
Cartilha: mapeamento das competências dos assistentes de biblioteca do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_short |
Cartilha: mapeamento das competências dos assistentes de biblioteca do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_full |
Cartilha: mapeamento das competências dos assistentes de biblioteca do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_fullStr |
Cartilha: mapeamento das competências dos assistentes de biblioteca do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_full_unstemmed |
Cartilha: mapeamento das competências dos assistentes de biblioteca do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_sort |
cartilha: mapeamento das competências dos assistentes de biblioteca do sistema de bibliotecas da universidade federal do rio grande do norte |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52193 |
work_keys_str_mv |
AT silvafernandocardosoda cartilhamapeamentodascompetenciasdosassistentesdebibliotecadosistemadebibliotecasdauniversidadefederaldoriograndedonorte AT silvafernandocardosoda primermappingofskillsoflibraryassistantsinthelibrarysystemofthefederaluniversityofriograndedonorte |
_version_ |
1773959783106215936 |