Cartilha: mapeamento das competências dos assistentes de biblioteca do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

A gestão por competência é uma maneira de gerenciar centrada nas pessoas a partir dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes. Assim, objetiva-se, nesta pesquisa, analisar as competências essenciais dos assistentes do sistema de bibliotecas da UFRN alinhando-as ao desenvolvimento de uma gestão...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Fernando Cardoso da
Formato: educationalProduct
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52193
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Descrição
Resumo:A gestão por competência é uma maneira de gerenciar centrada nas pessoas a partir dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes. Assim, objetiva-se, nesta pesquisa, analisar as competências essenciais dos assistentes do sistema de bibliotecas da UFRN alinhando-as ao desenvolvimento de uma gestão por competência. A centralidade nos assistentes se deu pelo fato deles serem de suma importância para o funcionamento das bibliotecas, sendo inclusive às vezes em maior número que os bibliotecários nesses espaços. Contudo, na literatura acadêmica são pouco estudados. Para tanto, atribuiu-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar nos documentos normativos do sistema de bibliotecas da UFRN os serviços e as atribuições laborais destinadas aos assistentes das bibliotecas; b) caracterizar as competências pessoais, profissionais e em informação consideradas importantes para o desempenho laboral dos assistentes, na perspectiva dos gestores; c) caracterizar o perfil dos assistentes que atuam no sistema de bibliotecas da UFRN, bem como suas competências pessoais, profissionais e em informação; d) identificar as demandas por formação continuada para os assistentes a partir dos bibliotecários gestores e dos próprios assistentes; e) oferecer subsídios para a construção de um banco de competências dos assistentes de bibliotecas; f) propor ações para a melhoria do desempenho profissional dos assistentes das bibliotecas da UFRN. No contexto teórico, apresenta-se uma revisão de literatura com ênfase nos temas: bibliotecas universitárias, gestão por competências; competência profissional; competência pessoal; e competência em informação, além de pesquisa documental em documentos relativos às rotinas de serviços estabelecidas pelo sistema de bibliotecas. A metodologia da pesquisa é caracterizada como pesquisa exploratória do tipo descritivo, que utilizou como procedimentos a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, estudo de caso, e questionário destinado aos auxiliares e aos bibliotecários gestores das bibliotecas. Para análise de dados utilizou-se estatística descritiva básica e a técnica de Análise de Conteúdo. Foram respondidos 19 questionários pelos bibliotecários gestores e 29 questionários pelos assistentes de diversas bibliotecas que compõem o sistema de bibliotecas da UFRN. A partir dos resultados da pesquisa e do levantamento bibliográfico, foi elaborado um plano de ações com recomendações para a melhoria do desempenho profissional dos assistentes das bibliotecas tendo como base os construtos metodológicos e teóricos da gestão por competência.