A experiência do estágio na educação infantil: leitura, brincadeiras, cores e movimentos

O trabalho é um relato de práticas educativas com reflexões acerca das experiências vivenciadas no estágio supervisionado e obrigatório do curso de Pedagogia presencial, ofertado no período de 2022.1. O componente de estágio tem uma carga horária de 100 horas. Destas, 60 horas são destinadas às aula...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Costa, Rubens Oliveira
Outros Autores: Lima, Juliana de Melo
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52130
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-52130
record_format dspace
spelling ri-123456789-521302023-04-13T16:45:08Z A experiência do estágio na educação infantil: leitura, brincadeiras, cores e movimentos The experience of internship in early childhood education: reading, play, colors and movements Costa, Rubens Oliveira Lima, Juliana de Melo Lima, Juliana de Melo Silva, Andrialex William da Lino, Lis de Lima Gusmão Estágio Educação infantil Docência Cores Ludicidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS O trabalho é um relato de práticas educativas com reflexões acerca das experiências vivenciadas no estágio supervisionado e obrigatório do curso de Pedagogia presencial, ofertado no período de 2022.1. O componente de estágio tem uma carga horária de 100 horas. Destas, 60 horas são destinadas às aulas na universidade e 40 horas às atividades no espaço escolar. O presente estágio foi realizado em uma pré-escola localizada no município de Extremoz-RN, com observações, planejamento e prática mediadora que foram direcionadas a uma turma do nível 5 da educação infantil, a qual tinha crianças com aproximadamente 5 anos. A mediação foi baseada nas cores, entrelaçadas com as atividades de pintura, corpo em movimento, escrita, música e teatro de fantoches com o objetivo de desenvolver nas crianças a psicomotricidade, a percepção artística e a empatia. Essas experiências me ofertaram a possibilidade de conhecer o universo da escola pública, que é desafiador e também observar a interação e o desenvolvimento das crianças ao associarem diversas atividades ao mundo das cores. Essas reflexões e experiências despertaram em mim uma lembrança de todo percurso formativo, não só isso, mas também, marcaram minha formação de maneira positiva e me fizeram entender que realmente teoria e prática são indissociáveis. Dessa maneira, os resultados obtidos foram satisfatórios, foi percebido uma melhora nos aspectos que outrora interferiam no processo de ensino e aprendizagem. As reflexões e vivencias teóricas e práticas contribuirão não só em minha formação como pedagogo, mas como ser humano problematizador. Os principais interlocutores dessa ímpar jornada são: Fossile (2010); Freire (1996); Vygotsky (1962); Barbosa (1984); Le Boulch (1983;1987); Amaral (1998); Comenius (1971); Ferreiro (1999); Silva (2011). 2023-04-13T16:45:07Z 2023-04-13T16:45:07Z 2022-12-20 bachelorThesis Costa, Rubens Oliveira. A experiência do estágio na educação infantil: leitura, brincadeiras, cores e movimentos. Orientadora: Profa. Dra. Juliana de Melo Lima. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52130 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Estágio
Educação infantil
Docência
Cores
Ludicidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Estágio
Educação infantil
Docência
Cores
Ludicidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Costa, Rubens Oliveira
A experiência do estágio na educação infantil: leitura, brincadeiras, cores e movimentos
description O trabalho é um relato de práticas educativas com reflexões acerca das experiências vivenciadas no estágio supervisionado e obrigatório do curso de Pedagogia presencial, ofertado no período de 2022.1. O componente de estágio tem uma carga horária de 100 horas. Destas, 60 horas são destinadas às aulas na universidade e 40 horas às atividades no espaço escolar. O presente estágio foi realizado em uma pré-escola localizada no município de Extremoz-RN, com observações, planejamento e prática mediadora que foram direcionadas a uma turma do nível 5 da educação infantil, a qual tinha crianças com aproximadamente 5 anos. A mediação foi baseada nas cores, entrelaçadas com as atividades de pintura, corpo em movimento, escrita, música e teatro de fantoches com o objetivo de desenvolver nas crianças a psicomotricidade, a percepção artística e a empatia. Essas experiências me ofertaram a possibilidade de conhecer o universo da escola pública, que é desafiador e também observar a interação e o desenvolvimento das crianças ao associarem diversas atividades ao mundo das cores. Essas reflexões e experiências despertaram em mim uma lembrança de todo percurso formativo, não só isso, mas também, marcaram minha formação de maneira positiva e me fizeram entender que realmente teoria e prática são indissociáveis. Dessa maneira, os resultados obtidos foram satisfatórios, foi percebido uma melhora nos aspectos que outrora interferiam no processo de ensino e aprendizagem. As reflexões e vivencias teóricas e práticas contribuirão não só em minha formação como pedagogo, mas como ser humano problematizador. Os principais interlocutores dessa ímpar jornada são: Fossile (2010); Freire (1996); Vygotsky (1962); Barbosa (1984); Le Boulch (1983;1987); Amaral (1998); Comenius (1971); Ferreiro (1999); Silva (2011).
author2 Lima, Juliana de Melo
author_facet Lima, Juliana de Melo
Costa, Rubens Oliveira
format bachelorThesis
author Costa, Rubens Oliveira
author_sort Costa, Rubens Oliveira
title A experiência do estágio na educação infantil: leitura, brincadeiras, cores e movimentos
title_short A experiência do estágio na educação infantil: leitura, brincadeiras, cores e movimentos
title_full A experiência do estágio na educação infantil: leitura, brincadeiras, cores e movimentos
title_fullStr A experiência do estágio na educação infantil: leitura, brincadeiras, cores e movimentos
title_full_unstemmed A experiência do estágio na educação infantil: leitura, brincadeiras, cores e movimentos
title_sort experiência do estágio na educação infantil: leitura, brincadeiras, cores e movimentos
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52130
work_keys_str_mv AT costarubensoliveira aexperienciadoestagionaeducacaoinfantilleiturabrincadeirascoresemovimentos
AT costarubensoliveira theexperienceofinternshipinearlychildhoodeducationreadingplaycolorsandmovements
AT costarubensoliveira experienciadoestagionaeducacaoinfantilleiturabrincadeirascoresemovimentos
_version_ 1773967432660025344