A experiência do estágio na educação infantil: leitura, brincadeiras, cores e movimentos
O trabalho é um relato de práticas educativas com reflexões acerca das experiências vivenciadas no estágio supervisionado e obrigatório do curso de Pedagogia presencial, ofertado no período de 2022.1. O componente de estágio tem uma carga horária de 100 horas. Destas, 60 horas são destinadas às aula...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52130 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-52130 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-521302023-04-13T16:45:08Z A experiência do estágio na educação infantil: leitura, brincadeiras, cores e movimentos The experience of internship in early childhood education: reading, play, colors and movements Costa, Rubens Oliveira Lima, Juliana de Melo Lima, Juliana de Melo Silva, Andrialex William da Lino, Lis de Lima Gusmão Estágio Educação infantil Docência Cores Ludicidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS O trabalho é um relato de práticas educativas com reflexões acerca das experiências vivenciadas no estágio supervisionado e obrigatório do curso de Pedagogia presencial, ofertado no período de 2022.1. O componente de estágio tem uma carga horária de 100 horas. Destas, 60 horas são destinadas às aulas na universidade e 40 horas às atividades no espaço escolar. O presente estágio foi realizado em uma pré-escola localizada no município de Extremoz-RN, com observações, planejamento e prática mediadora que foram direcionadas a uma turma do nível 5 da educação infantil, a qual tinha crianças com aproximadamente 5 anos. A mediação foi baseada nas cores, entrelaçadas com as atividades de pintura, corpo em movimento, escrita, música e teatro de fantoches com o objetivo de desenvolver nas crianças a psicomotricidade, a percepção artística e a empatia. Essas experiências me ofertaram a possibilidade de conhecer o universo da escola pública, que é desafiador e também observar a interação e o desenvolvimento das crianças ao associarem diversas atividades ao mundo das cores. Essas reflexões e experiências despertaram em mim uma lembrança de todo percurso formativo, não só isso, mas também, marcaram minha formação de maneira positiva e me fizeram entender que realmente teoria e prática são indissociáveis. Dessa maneira, os resultados obtidos foram satisfatórios, foi percebido uma melhora nos aspectos que outrora interferiam no processo de ensino e aprendizagem. As reflexões e vivencias teóricas e práticas contribuirão não só em minha formação como pedagogo, mas como ser humano problematizador. Os principais interlocutores dessa ímpar jornada são: Fossile (2010); Freire (1996); Vygotsky (1962); Barbosa (1984); Le Boulch (1983;1987); Amaral (1998); Comenius (1971); Ferreiro (1999); Silva (2011). 2023-04-13T16:45:07Z 2023-04-13T16:45:07Z 2022-12-20 bachelorThesis Costa, Rubens Oliveira. A experiência do estágio na educação infantil: leitura, brincadeiras, cores e movimentos. Orientadora: Profa. Dra. Juliana de Melo Lima. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52130 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Estágio Educação infantil Docência Cores Ludicidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
Estágio Educação infantil Docência Cores Ludicidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Costa, Rubens Oliveira A experiência do estágio na educação infantil: leitura, brincadeiras, cores e movimentos |
description |
O trabalho é um relato de práticas educativas com reflexões acerca das experiências vivenciadas no estágio supervisionado e obrigatório do curso de Pedagogia presencial, ofertado no período de 2022.1. O componente de estágio tem uma carga horária de 100 horas. Destas, 60 horas são destinadas às aulas na universidade e 40 horas às atividades no espaço escolar. O presente estágio foi realizado em uma pré-escola localizada no município de Extremoz-RN, com observações, planejamento e prática mediadora que foram direcionadas a uma turma do nível 5 da educação infantil, a qual tinha crianças com aproximadamente 5 anos. A mediação foi baseada nas cores, entrelaçadas com as atividades de pintura, corpo em movimento, escrita, música e teatro de fantoches com o objetivo de desenvolver nas crianças a psicomotricidade, a percepção artística e a empatia. Essas experiências me ofertaram a possibilidade de conhecer o universo da escola pública, que é desafiador e também observar a interação e o desenvolvimento das crianças ao associarem diversas atividades ao mundo das cores. Essas reflexões e experiências despertaram em mim uma lembrança de todo percurso formativo, não só isso, mas também, marcaram minha formação de maneira positiva e me fizeram entender que realmente teoria e prática são indissociáveis. Dessa maneira, os resultados obtidos foram satisfatórios, foi percebido uma melhora nos aspectos que outrora interferiam no processo de ensino e aprendizagem. As reflexões e vivencias teóricas e práticas contribuirão não só em minha formação como pedagogo, mas como ser humano problematizador. Os principais interlocutores dessa ímpar jornada são: Fossile (2010); Freire (1996); Vygotsky (1962); Barbosa (1984); Le Boulch (1983;1987); Amaral (1998); Comenius (1971); Ferreiro (1999); Silva (2011). |
author2 |
Lima, Juliana de Melo |
author_facet |
Lima, Juliana de Melo Costa, Rubens Oliveira |
format |
bachelorThesis |
author |
Costa, Rubens Oliveira |
author_sort |
Costa, Rubens Oliveira |
title |
A experiência do estágio na educação infantil: leitura, brincadeiras, cores e movimentos |
title_short |
A experiência do estágio na educação infantil: leitura, brincadeiras, cores e movimentos |
title_full |
A experiência do estágio na educação infantil: leitura, brincadeiras, cores e movimentos |
title_fullStr |
A experiência do estágio na educação infantil: leitura, brincadeiras, cores e movimentos |
title_full_unstemmed |
A experiência do estágio na educação infantil: leitura, brincadeiras, cores e movimentos |
title_sort |
experiência do estágio na educação infantil: leitura, brincadeiras, cores e movimentos |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52130 |
work_keys_str_mv |
AT costarubensoliveira aexperienciadoestagionaeducacaoinfantilleiturabrincadeirascoresemovimentos AT costarubensoliveira theexperienceofinternshipinearlychildhoodeducationreadingplaycolorsandmovements AT costarubensoliveira experienciadoestagionaeducacaoinfantilleiturabrincadeirascoresemovimentos |
_version_ |
1773967432660025344 |