Autoeficácia e as suas implicações para professores que atuam na educação de jovens e adultos

Compreende-se em diferentes instâncias as contribuições e relevância do papel que o docente desempenha para o processo educativo como um todo, nesse sentido, o docente deve estar bem preparado frente aos desafios e, principalmente, aos fatores que possam impactar na aprendizagem de seus alunos. P...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Maria Helena Pontes dos
Outros Autores: Pinheiro, Rossana Kess Brito de Souza
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52128
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Descrição
Resumo:Compreende-se em diferentes instâncias as contribuições e relevância do papel que o docente desempenha para o processo educativo como um todo, nesse sentido, o docente deve estar bem preparado frente aos desafios e, principalmente, aos fatores que possam impactar na aprendizagem de seus alunos. Partindo desse cenário, acredita-se que compreender as implicações da autoeficácia docente para as práticas educativas, isto é, como o docente percebe-se capaz de realizar estratégias de ensino-aprendizagem, configura-se como aspecto importante e de caráter transformador no âmbito educacional. Ainda, tendo em vista que a Educação de Jovens e Adultos apresenta-se como um desafio para a motivação e para as crenças dos educadores, a pesquisa buscou identificar as possíveis implicações da autoeficácia para as práticas de professores atuantes na Educação de Jovens e Adultos. Para o delineamento desta pesquisa e investigação do objetivo destacado no trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo com a finalidade de identificar essas correlações. A análise dessa investigação foi feita sob a lente teórica da Teoria Social Cognitiva, e possui caráter exploratório que se caracteriza por buscar, por meio de métodos e critérios específicos, uma proximidade da realidade do objeto estudado. Desse modo, a pesquisa foi realizada com 4 (quatro) professores atuantes no ensino médio noturno da modalidade em Educação de Jovens e Adultos, na Escola Estadual Mascarenhas Homem, localizada no município de Natal/RN. Como instrumentos de construção dos dados, foram utilizados: Questionário de caracterização dos participantes e de sua atividade docente e uma entrevista semiestruturada. Assim sendo, esta pesquisa nos permitiu delinear discussões sobre as implicações da autoeficácia para as práticas de professores atuantes na Educação de Jovens e Adultos. Ao longo deste trabalho, por meio de um percurso exploratório, que aqui denominamos de Portas das Possibilidades, caminhamos por quatro categorias envoltas na docência - Aprendizagem, Ensino, Formação e Ser docente. Essa análise nos direciona para observar o papel da autopercepção enquanto ser docente, suas experiências e o seu papel educativo para transformação das realidades, na conjuntura de suas crenças fundantes. Sendo a autoeficácia uma chave de observação sobre as possibilidades de intervenção mais eficazes em torno do processo educativo. Logo, para o fortalecimento das crenças para a docência, é preciso que as instituições propiciem as condições necessárias como, a diminuição da rotatividade da equipe pedagógica, a possibilidade de dedicação exclusiva, a promoção de momentos de compartilhamento em coletividade e a formação continuada dos professores. Além do desenvolvimento de pesquisas em âmbito nacional que contribuam para a exploração dessa temática.