Autoeficácia e as suas implicações para professores que atuam na educação de jovens e adultos
Compreende-se em diferentes instâncias as contribuições e relevância do papel que o docente desempenha para o processo educativo como um todo, nesse sentido, o docente deve estar bem preparado frente aos desafios e, principalmente, aos fatores que possam impactar na aprendizagem de seus alunos. P...
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Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52128 |
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Resumo: | Compreende-se em diferentes instâncias as contribuições e relevância do papel que o docente
desempenha para o processo educativo como um todo, nesse sentido, o docente deve estar
bem preparado frente aos desafios e, principalmente, aos fatores que possam impactar na
aprendizagem de seus alunos. Partindo desse cenário, acredita-se que compreender as
implicações da autoeficácia docente para as práticas educativas, isto é, como o docente
percebe-se capaz de realizar estratégias de ensino-aprendizagem, configura-se como aspecto
importante e de caráter transformador no âmbito educacional. Ainda, tendo em vista que a
Educação de Jovens e Adultos apresenta-se como um desafio para a motivação e para as
crenças dos educadores, a pesquisa buscou identificar as possíveis implicações da autoeficácia
para as práticas de professores atuantes na Educação de Jovens e Adultos. Para o
delineamento desta pesquisa e investigação do objetivo destacado no trabalho, foi realizada
uma pesquisa de campo com a finalidade de identificar essas correlações. A análise dessa
investigação foi feita sob a lente teórica da Teoria Social Cognitiva, e possui caráter
exploratório que se caracteriza por buscar, por meio de métodos e critérios específicos, uma
proximidade da realidade do objeto estudado. Desse modo, a pesquisa foi realizada com 4
(quatro) professores atuantes no ensino médio noturno da modalidade em Educação de Jovens
e Adultos, na Escola Estadual Mascarenhas Homem, localizada no município de Natal/RN.
Como instrumentos de construção dos dados, foram utilizados: Questionário de caracterização
dos participantes e de sua atividade docente e uma entrevista semiestruturada. Assim sendo,
esta pesquisa nos permitiu delinear discussões sobre as implicações da autoeficácia para as
práticas de professores atuantes na Educação de Jovens e Adultos. Ao longo deste trabalho,
por meio de um percurso exploratório, que aqui denominamos de Portas das Possibilidades,
caminhamos por quatro categorias envoltas na docência - Aprendizagem, Ensino, Formação e
Ser docente. Essa análise nos direciona para observar o papel da autopercepção enquanto ser
docente, suas experiências e o seu papel educativo para transformação das realidades, na
conjuntura de suas crenças fundantes. Sendo a autoeficácia uma chave de observação sobre as
possibilidades de intervenção mais eficazes em torno do processo educativo. Logo, para o
fortalecimento das crenças para a docência, é preciso que as instituições propiciem as
condições necessárias como, a diminuição da rotatividade da equipe pedagógica, a
possibilidade de dedicação exclusiva, a promoção de momentos de compartilhamento em
coletividade e a formação continuada dos professores. Além do desenvolvimento de pesquisas
em âmbito nacional que contribuam para a exploração dessa temática. |
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