A violoncelista cantora: uma investigação autoetnográfica sobre a prática de cantar e tocar simultaneamente
This autoethnographic research aims to study the practice of singing and playing the cello simultaneously, with the main objective of investigating the implications of this practice for the cellist. For this, it was necessary to divide the research into two stages. In the first stage, the process...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52112 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-52112 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-521122023-04-12T20:04:56Z A violoncelista cantora: uma investigação autoetnográfica sobre a prática de cantar e tocar simultaneamente Andrade, Daiane Silva de Presgrave, Fábio Soren http://lattes.cnpq.br/9434585351091793 https://orcid.org/0000-0001-7911-6054 http://lattes.cnpq.br/0527049289531555 Holanda, Joana Cunha de Micheletti, André Luís Giovanini Violoncelo e canto - instrução e estudo Cantar e tocar simultâneo - prática musical O canto e a prática instrumental CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA This autoethnographic research aims to study the practice of singing and playing the cello simultaneously, with the main objective of investigating the implications of this practice for the cellist. For this, it was necessary to divide the research into two stages. In the first stage, the process and study strategies adopted were presented, and, in the second stage, analysis of the practice and observations of its implications for instrumental practice were carried out. The methodological procedures include interviews with Lui Coimbra, Marcelo Vieira, Natasha Farny and Kely Pinheiro, cellists who have experience in singing and playing simultaneously. In addition, two pieces were selected and studied, being the first Colóquio by Lindemberg Cardoso and the second O Último Romântico by Lulu Santos. We hope this research will facilitate and encourage cellists' reflection and contact with this type of work. Esta é uma pesquisa autoetnográfica que tem por finalidade o estudo da prática de cantar e tocar violoncelo de forma simultânea, tendo como objetivo principal investigar quais as implicações desta prática para o violoncelista. Para tal, foi necessário dividir a pesquisa em duas etapas. Na primeira, apresentou-se o processo e as estratégias de estudo adotadas; e, na segunda etapa, ocorreram análises da prática e observações de suas implicações para a prática instrumental. Os procedimentos metodológicos contam com entrevistas com Lui Coimbra, Marcelo Vieira, Natasha Farny e Kely Pinheiro, violoncelistas que têm experiência na prática de cantar e tocar de forma simultânea. Além disso, duas peças foram selecionadas e estudadas, sendo elas Colóquio de Lindemberg Cardoso e O último Romântico de Lulu Santos. Esperamos com esta pesquisa facilitar e incentivar a reflexão e o contato dos violoncelistas com este tipo de prática. 2023-04-12T20:04:10Z 2023-04-12T20:04:10Z 2022-12-16 masterThesis ANDRADE, Daiane Silva de. A violoncelista cantora: uma investigação autoetnográfica sobre a prática de cantar e tocar simultaneamente. Orientador: Fábio Soren Presgrave. 2022. 105f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52112 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Violoncelo e canto - instrução e estudo Cantar e tocar simultâneo - prática musical O canto e a prática instrumental CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
spellingShingle |
Violoncelo e canto - instrução e estudo Cantar e tocar simultâneo - prática musical O canto e a prática instrumental CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Andrade, Daiane Silva de A violoncelista cantora: uma investigação autoetnográfica sobre a prática de cantar e tocar simultaneamente |
description |
This autoethnographic research aims to study the practice of singing and playing the
cello simultaneously, with the main objective of investigating the implications of this
practice for the cellist. For this, it was necessary to divide the research into two stages.
In the first stage, the process and study strategies adopted were presented, and, in the
second stage, analysis of the practice and observations of its implications for
instrumental practice were carried out. The methodological procedures include
interviews with Lui Coimbra, Marcelo Vieira, Natasha Farny and Kely Pinheiro, cellists
who have experience in singing and playing simultaneously. In addition, two pieces
were selected and studied, being the first Colóquio by Lindemberg Cardoso and the
second O Último Romântico by Lulu Santos. We hope this research will facilitate and
encourage cellists' reflection and contact with this type of work. |
author2 |
Presgrave, Fábio Soren |
author_facet |
Presgrave, Fábio Soren Andrade, Daiane Silva de |
format |
masterThesis |
author |
Andrade, Daiane Silva de |
author_sort |
Andrade, Daiane Silva de |
title |
A violoncelista cantora: uma investigação autoetnográfica sobre a prática de cantar e tocar simultaneamente |
title_short |
A violoncelista cantora: uma investigação autoetnográfica sobre a prática de cantar e tocar simultaneamente |
title_full |
A violoncelista cantora: uma investigação autoetnográfica sobre a prática de cantar e tocar simultaneamente |
title_fullStr |
A violoncelista cantora: uma investigação autoetnográfica sobre a prática de cantar e tocar simultaneamente |
title_full_unstemmed |
A violoncelista cantora: uma investigação autoetnográfica sobre a prática de cantar e tocar simultaneamente |
title_sort |
violoncelista cantora: uma investigação autoetnográfica sobre a prática de cantar e tocar simultaneamente |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52112 |
work_keys_str_mv |
AT andradedaianesilvade avioloncelistacantoraumainvestigacaoautoetnograficasobreapraticadecantaretocarsimultaneamente AT andradedaianesilvade violoncelistacantoraumainvestigacaoautoetnograficasobreapraticadecantaretocarsimultaneamente |
_version_ |
1773962975742263296 |