Pesquisa docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF: características da investigação na Educação Física escolar

Teaching research can be developed in the different scenarios that the teacher is in. In Basic Education, school research is still little explored as part of teaching. With its own methods and tools, it seeks academic legitimacy, running the risk of being mischaracterized as research into profession...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Oséias Lucas de Oliveira
Outros Autores: Fonseca, Rubiane Giovani
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51957
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-51957
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação Física escolar
Mestrado Profissional
Pesquisa Docente
School Physical Education
Professional Master's Degree
Teacher research
spellingShingle Educação Física escolar
Mestrado Profissional
Pesquisa Docente
School Physical Education
Professional Master's Degree
Teacher research
Silva, Oséias Lucas de Oliveira
Pesquisa docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF: características da investigação na Educação Física escolar
description Teaching research can be developed in the different scenarios that the teacher is in. In Basic Education, school research is still little explored as part of teaching. With its own methods and tools, it seeks academic legitimacy, running the risk of being mischaracterized as research into professional practice. In response to the challenges presented to teaching research, the Professional Master's Program in Physical Education in National Network (ProEF) emerges as a public policy of continuing education, training teachers in full practice in public schools who seek technical-scientific support to improve their practice. Seeking to understand how research is understood and applied by Physical Education teachers, this study intends to map the characteristics for the development of research in teaching practice for teachers from the basic education network participating in ProEF. For this, we carried out a qualitative descriptive study, with documental and categorical analysis of content. Data collection took place in two phases: on the sites of the centers and by email, with Coordinators and Deputy Coordinators of the centers. Dissertations were stored in the cloud and categorized in online spreadsheets. As a result, we identified that the Southeast region has the highest number of poles, accounting for 50.93% of the productions. In the analysis by gender, women represent 47.83% of ProEF graduates. There is a prevalence in the study of Sports content, with students being the main target audience of research and Elementary School, the main level of education. Finally, we emphasize the need to consider investing in studies to assess the conditions for the participation of women in continuing education and postgraduate programs and deepening issues related to the ProEF that were not contemplated in this work.
author2 Fonseca, Rubiane Giovani
author_facet Fonseca, Rubiane Giovani
Silva, Oséias Lucas de Oliveira
format bachelorThesis
author Silva, Oséias Lucas de Oliveira
author_sort Silva, Oséias Lucas de Oliveira
title Pesquisa docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF: características da investigação na Educação Física escolar
title_short Pesquisa docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF: características da investigação na Educação Física escolar
title_full Pesquisa docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF: características da investigação na Educação Física escolar
title_fullStr Pesquisa docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF: características da investigação na Educação Física escolar
title_full_unstemmed Pesquisa docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF: características da investigação na Educação Física escolar
title_sort pesquisa docente no programa de mestrado profissional em educação física em rede nacional - proef: características da investigação na educação física escolar
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51957
work_keys_str_mv AT silvaoseiaslucasdeoliveira pesquisadocentenoprogramademestradoprofissionalemeducacaofisicaemredenacionalproefcaracteristicasdainvestigacaonaeducacaofisicaescolar
_version_ 1773965718673424384
spelling ri-123456789-519572023-03-27T14:06:29Z Pesquisa docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF: características da investigação na Educação Física escolar Silva, Oséias Lucas de Oliveira Fonseca, Rubiane Giovani http://lattes.cnpq.br/7778709746144254 http://lattes.cnpq.br/9797792006097741 Santos, Antônio de Pádua dos https://orcid.org/0000-0002-6998-9940 http://lattes.cnpq.br/9063486087784385 Oliveira, Márcio Romeu Ribas de https://orcid.org/0000-0003-2629-920X http://lattes.cnpq.br/0118293761427492 Educação Física escolar Mestrado Profissional Pesquisa Docente School Physical Education Professional Master's Degree Teacher research Teaching research can be developed in the different scenarios that the teacher is in. In Basic Education, school research is still little explored as part of teaching. With its own methods and tools, it seeks academic legitimacy, running the risk of being mischaracterized as research into professional practice. In response to the challenges presented to teaching research, the Professional Master's Program in Physical Education in National Network (ProEF) emerges as a public policy of continuing education, training teachers in full practice in public schools who seek technical-scientific support to improve their practice. Seeking to understand how research is understood and applied by Physical Education teachers, this study intends to map the characteristics for the development of research in teaching practice for teachers from the basic education network participating in ProEF. For this, we carried out a qualitative descriptive study, with documental and categorical analysis of content. Data collection took place in two phases: on the sites of the centers and by email, with Coordinators and Deputy Coordinators of the centers. Dissertations were stored in the cloud and categorized in online spreadsheets. As a result, we identified that the Southeast region has the highest number of poles, accounting for 50.93% of the productions. In the analysis by gender, women represent 47.83% of ProEF graduates. There is a prevalence in the study of Sports content, with students being the main target audience of research and Elementary School, the main level of education. Finally, we emphasize the need to consider investing in studies to assess the conditions for the participation of women in continuing education and postgraduate programs and deepening issues related to the ProEF that were not contemplated in this work. A pesquisa docente pode ser desenvolvida nos diversos cenários que o professor está. Na Educação Básica, a pesquisa da escola ainda é pouco explorada como parte do fazer docente. Com métodos e ferramentas próprias, busca legitimação acadêmica, correndo o risco de se descaracterizar como pesquisa da prática profissional. Em resposta aos desafios apresentados à pesquisa docente, o Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) surge como política pública de formação continuada, capacitando professores em pleno exercício nas escolas públicas que buscam suporte técnico-científico para melhorar sua prática. Buscando entender como a pesquisa é compreendida e aplicada pelos professores de Educação Física, este estudo pretende mapear as características para o desenvolvimento da pesquisa na prática docente para os professores da rede básica de ensino participantes do ProEF. Para isto, realizamos um estudo descritivo qualitativo, com análises documental e categorial de conteúdo. A coleta de dados ocorreu em duas fases: nos sites dos polos e por email, com Coordenadores e Vice-Coordenadores dos polos. As dissertações foram armazenadas em nuvem e categorizadas em planilhas online. Como resultados, identificamos que a região Sudeste possui o maior quantitativo de polos, sendo responsável por 50,93% das produções. Na análise por gênero, as mulheres representam 47,83% dos concluintes do ProEF. Há uma prevalência no estudo do conteúdo Esportes, com os estudantes sendo o principal público alvo das pesquisas e o Ensino Fundamental, o principal nível de ensino. Por fim, ressaltamos a necessidade de se considerar o investimento em estudos para avaliar os condicionantes para a participação de mulheres nos programas de formação continuada e pós-graduação e o aprofundamento em questões relativas ao ProEF que não foram contempladas nesse trabalho. 2023-03-27T14:06:28Z 2023-03-27T14:06:28Z 2022-12-06 bachelorThesis SILVA, Oséias Lucas de Oliveira. Pesquisa docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF: características da investigação na educação física escolar. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51957 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Educação Física (Licenciatura) Educação Física