Abordagens pedagógicas no ensino de ciências sobre alimentação em uma perspectiva social e política
Ensinar ciências é uma das oportunidades que o docente tem para explorar a autonomia e senso crítico dos seus alunos em situações cotidianas. Além disso, incluir a alimentação e Nutrição é essencial para os alunos, mas pode ser um desafio para o pedagogo. Dito isso, torna-se cada vez mais necessária...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51853 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-51853 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-518532023-03-08T20:54:13Z Abordagens pedagógicas no ensino de ciências sobre alimentação em uma perspectiva social e política Gomes, Adenilson José Cardinot, Douglas da Costa http://lattes.cnpq.br/2271376716281843 http://lattes.cnpq.br/6730991697140062 Cardinot, Douglas da Costa Silva, Maria Romênia da Queiroz, Daniel de Medeiros Ensino Ciências Alimentação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensinar ciências é uma das oportunidades que o docente tem para explorar a autonomia e senso crítico dos seus alunos em situações cotidianas. Além disso, incluir a alimentação e Nutrição é essencial para os alunos, mas pode ser um desafio para o pedagogo. Dito isso, torna-se cada vez mais necessária a inclusão de metodologias ativas para um melhor processo de ensino e aprendizagem dentro de sala de aula. Com isso, o objetivo geral deste trabalho é explorar o tema da Nutrição com alunos do Ensino Fundamental I da rede pública de Natal a partir de uma perspectiva social e política. Além disso, podemos classificar a pesquisa como qualitativa sendo de caráter exploratório e empírico onde o foco será a implantação de metodologias ativas no ensino da ciências. A partir disso, foram criados três momentos de aula com uma turma do quarto ano do ensino fundamental, com base nas orientações da BNCC, onde foi trabalhado o tema alimentação, cadeias alimentares e produção de alimentos por meio de hortas educativas. Participaram da pesquisa 35 alunos no total. Com isso, se obteve uma observação por meio de relatos escritos e ou desenhos dos alunos, sobre o que aprenderam em cada momento. Assim, foi constatada uma significativa mudança de pensamento dos alunos nos temas abordados e principalmente o desenvolvimento de uma visão mais social, política, econômica e ambiental da alimentação. 2023-03-08T20:54:13Z 2023-03-08T20:54:13Z 2022-12-16 bachelorThesis GOMES, Adenilson José. Abordagens pedagógicas no ensino de ciências sobre alimentação em uma perspectiva social e política. Orientador: Douglas da Costa Cardinot. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51853 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Ensino Ciências Alimentação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Ensino Ciências Alimentação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Gomes, Adenilson José Abordagens pedagógicas no ensino de ciências sobre alimentação em uma perspectiva social e política |
description |
Ensinar ciências é uma das oportunidades que o docente tem para explorar a autonomia e senso crítico dos seus alunos em situações cotidianas. Além disso, incluir a alimentação e Nutrição é essencial para os alunos, mas pode ser um desafio para o pedagogo. Dito isso, torna-se cada vez mais necessária a inclusão de metodologias ativas para um melhor processo de ensino e aprendizagem dentro de sala de aula. Com isso, o objetivo geral deste trabalho é explorar o tema da Nutrição com alunos do Ensino Fundamental I da rede pública de Natal a partir de uma perspectiva social e política. Além disso, podemos classificar a pesquisa como qualitativa sendo de caráter exploratório e empírico onde o foco será a implantação de metodologias ativas no ensino da ciências. A partir disso, foram criados três momentos de aula com uma turma do quarto ano do ensino fundamental, com base nas orientações da BNCC, onde foi trabalhado o tema alimentação, cadeias alimentares e produção de alimentos por meio de hortas educativas. Participaram da pesquisa 35 alunos no total. Com isso, se obteve uma observação por meio de relatos escritos e ou desenhos dos alunos, sobre o que aprenderam em cada momento. Assim, foi constatada uma significativa mudança de pensamento dos alunos nos temas abordados e principalmente o desenvolvimento de uma visão mais social, política, econômica e ambiental da alimentação. |
author2 |
Cardinot, Douglas da Costa |
author_facet |
Cardinot, Douglas da Costa Gomes, Adenilson José |
format |
bachelorThesis |
author |
Gomes, Adenilson José |
author_sort |
Gomes, Adenilson José |
title |
Abordagens pedagógicas no ensino de ciências sobre alimentação em uma perspectiva social e política |
title_short |
Abordagens pedagógicas no ensino de ciências sobre alimentação em uma perspectiva social e política |
title_full |
Abordagens pedagógicas no ensino de ciências sobre alimentação em uma perspectiva social e política |
title_fullStr |
Abordagens pedagógicas no ensino de ciências sobre alimentação em uma perspectiva social e política |
title_full_unstemmed |
Abordagens pedagógicas no ensino de ciências sobre alimentação em uma perspectiva social e política |
title_sort |
abordagens pedagógicas no ensino de ciências sobre alimentação em uma perspectiva social e política |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51853 |
work_keys_str_mv |
AT gomesadenilsonjose abordagenspedagogicasnoensinodecienciassobrealimentacaoemumaperspectivasocialepolitica |
_version_ |
1773963698595954688 |