Experimentação no Ensino de Ciências: diálogos com docentes de uma escola pública de Natal

O ensino deve ser direcionado para os alunos e partir de seus conhecimentos prévios para que realmente seja significativo e motivador. É essencial que o Ensino de Ciências consiga aliar as vivências dos educandos ao processo de construção dos conhecimentos. A experimentação se destaca cada vez mais...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silveira, Mariana Leite da
Outros Autores: Cardinot, Douglas da Costa
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51852
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-51852
record_format dspace
spelling ri-123456789-518522023-03-08T20:44:56Z Experimentação no Ensino de Ciências: diálogos com docentes de uma escola pública de Natal Silveira, Mariana Leite da Cardinot, Douglas da Costa https://orcid.org/0000-0002-6931-6404 http://lattes.cnpq.br/4048473615316893 https://orcid.org/0000-0001-6499-6511 http://lattes.cnpq.br/6730991697140062 Cardinot, Douglas da Costa http://lattes.cnpq.br/8202627546650395 Silva, Maria Romênia da https://orcid.org/0000-0002-7182-5734 http://lattes.cnpq.br/7066221518100494 Queiroz, Daniel de Medeiros experimentação ensino de ciências aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM O ensino deve ser direcionado para os alunos e partir de seus conhecimentos prévios para que realmente seja significativo e motivador. É essencial que o Ensino de Ciências consiga aliar as vivências dos educandos ao processo de construção dos conhecimentos. A experimentação se destaca cada vez mais como uma forma de agregar esses elementos, potencializando a educação. O presente trabalho investigou como professores de uma escola da rede pública de Natal atuam e refletem sobre a experimentação no contexto da sala de aula. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professores de uma escola municipal, de tal modo que puderam dialogar e expor um pouco sobre suas experiências com atividades práticas em sala de aula. Foi possível constatar que as dificuldades que permeiam a realização de atividades práticas acabam por limitar seus alcances no âmbito da educação. Mas esse fator realça a importância da reflexão dessa ferramenta para a educação, especialmente visando à formação de sujeitos reflexivos e questionadores em relação à comunidade em que vivem. 2023-03-08T20:44:56Z 2023-03-08T20:44:56Z 2022-12-16 bachelorThesis SILVEIRA, Mariana Leite da. Experimentação no Ensino de Ciências: diálogos com docentes de uma escola pública de natal. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51852 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic experimentação
ensino de ciências
aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle experimentação
ensino de ciências
aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Silveira, Mariana Leite da
Experimentação no Ensino de Ciências: diálogos com docentes de uma escola pública de Natal
description O ensino deve ser direcionado para os alunos e partir de seus conhecimentos prévios para que realmente seja significativo e motivador. É essencial que o Ensino de Ciências consiga aliar as vivências dos educandos ao processo de construção dos conhecimentos. A experimentação se destaca cada vez mais como uma forma de agregar esses elementos, potencializando a educação. O presente trabalho investigou como professores de uma escola da rede pública de Natal atuam e refletem sobre a experimentação no contexto da sala de aula. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professores de uma escola municipal, de tal modo que puderam dialogar e expor um pouco sobre suas experiências com atividades práticas em sala de aula. Foi possível constatar que as dificuldades que permeiam a realização de atividades práticas acabam por limitar seus alcances no âmbito da educação. Mas esse fator realça a importância da reflexão dessa ferramenta para a educação, especialmente visando à formação de sujeitos reflexivos e questionadores em relação à comunidade em que vivem.
author2 Cardinot, Douglas da Costa
author_facet Cardinot, Douglas da Costa
Silveira, Mariana Leite da
format bachelorThesis
author Silveira, Mariana Leite da
author_sort Silveira, Mariana Leite da
title Experimentação no Ensino de Ciências: diálogos com docentes de uma escola pública de Natal
title_short Experimentação no Ensino de Ciências: diálogos com docentes de uma escola pública de Natal
title_full Experimentação no Ensino de Ciências: diálogos com docentes de uma escola pública de Natal
title_fullStr Experimentação no Ensino de Ciências: diálogos com docentes de uma escola pública de Natal
title_full_unstemmed Experimentação no Ensino de Ciências: diálogos com docentes de uma escola pública de Natal
title_sort experimentação no ensino de ciências: diálogos com docentes de uma escola pública de natal
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51852
work_keys_str_mv AT silveiramarianaleiteda experimentacaonoensinodecienciasdialogoscomdocentesdeumaescolapublicadenatal
_version_ 1773958518575988736