Experimentação no Ensino de Ciências: diálogos com docentes de uma escola pública de Natal
O ensino deve ser direcionado para os alunos e partir de seus conhecimentos prévios para que realmente seja significativo e motivador. É essencial que o Ensino de Ciências consiga aliar as vivências dos educandos ao processo de construção dos conhecimentos. A experimentação se destaca cada vez mais...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51852 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-51852 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-518522023-03-08T20:44:56Z Experimentação no Ensino de Ciências: diálogos com docentes de uma escola pública de Natal Silveira, Mariana Leite da Cardinot, Douglas da Costa https://orcid.org/0000-0002-6931-6404 http://lattes.cnpq.br/4048473615316893 https://orcid.org/0000-0001-6499-6511 http://lattes.cnpq.br/6730991697140062 Cardinot, Douglas da Costa http://lattes.cnpq.br/8202627546650395 Silva, Maria Romênia da https://orcid.org/0000-0002-7182-5734 http://lattes.cnpq.br/7066221518100494 Queiroz, Daniel de Medeiros experimentação ensino de ciências aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM O ensino deve ser direcionado para os alunos e partir de seus conhecimentos prévios para que realmente seja significativo e motivador. É essencial que o Ensino de Ciências consiga aliar as vivências dos educandos ao processo de construção dos conhecimentos. A experimentação se destaca cada vez mais como uma forma de agregar esses elementos, potencializando a educação. O presente trabalho investigou como professores de uma escola da rede pública de Natal atuam e refletem sobre a experimentação no contexto da sala de aula. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professores de uma escola municipal, de tal modo que puderam dialogar e expor um pouco sobre suas experiências com atividades práticas em sala de aula. Foi possível constatar que as dificuldades que permeiam a realização de atividades práticas acabam por limitar seus alcances no âmbito da educação. Mas esse fator realça a importância da reflexão dessa ferramenta para a educação, especialmente visando à formação de sujeitos reflexivos e questionadores em relação à comunidade em que vivem. 2023-03-08T20:44:56Z 2023-03-08T20:44:56Z 2022-12-16 bachelorThesis SILVEIRA, Mariana Leite da. Experimentação no Ensino de Ciências: diálogos com docentes de uma escola pública de natal. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51852 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
experimentação ensino de ciências aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
experimentação ensino de ciências aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Silveira, Mariana Leite da Experimentação no Ensino de Ciências: diálogos com docentes de uma escola pública de Natal |
description |
O ensino deve ser direcionado para os alunos e partir de seus conhecimentos prévios para que realmente seja significativo e motivador. É essencial que o Ensino de Ciências consiga aliar as vivências dos educandos ao processo de construção dos conhecimentos. A experimentação se destaca cada vez mais como uma forma de agregar esses elementos, potencializando a educação. O presente trabalho investigou como professores de uma escola da rede pública de Natal atuam e refletem sobre a experimentação no contexto da sala de aula. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professores de uma escola municipal, de tal modo que puderam dialogar e expor um pouco sobre suas experiências com atividades práticas em sala de aula. Foi possível constatar que as dificuldades que permeiam a realização de atividades práticas acabam por limitar seus alcances no âmbito da educação. Mas esse fator realça a importância da reflexão dessa ferramenta para a educação, especialmente visando à formação de sujeitos reflexivos e questionadores em relação à comunidade em que vivem. |
author2 |
Cardinot, Douglas da Costa |
author_facet |
Cardinot, Douglas da Costa Silveira, Mariana Leite da |
format |
bachelorThesis |
author |
Silveira, Mariana Leite da |
author_sort |
Silveira, Mariana Leite da |
title |
Experimentação no Ensino de Ciências: diálogos com docentes de uma escola pública de Natal |
title_short |
Experimentação no Ensino de Ciências: diálogos com docentes de uma escola pública de Natal |
title_full |
Experimentação no Ensino de Ciências: diálogos com docentes de uma escola pública de Natal |
title_fullStr |
Experimentação no Ensino de Ciências: diálogos com docentes de uma escola pública de Natal |
title_full_unstemmed |
Experimentação no Ensino de Ciências: diálogos com docentes de uma escola pública de Natal |
title_sort |
experimentação no ensino de ciências: diálogos com docentes de uma escola pública de natal |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51852 |
work_keys_str_mv |
AT silveiramarianaleiteda experimentacaonoensinodecienciasdialogoscomdocentesdeumaescolapublicadenatal |
_version_ |
1773958518575988736 |