Experimentação no Ensino de Ciências: diálogos com docentes de uma escola pública de Natal
O ensino deve ser direcionado para os alunos e partir de seus conhecimentos prévios para que realmente seja significativo e motivador. É essencial que o Ensino de Ciências consiga aliar as vivências dos educandos ao processo de construção dos conhecimentos. A experimentação se destaca cada vez mais...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51852 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | O ensino deve ser direcionado para os alunos e partir de seus conhecimentos prévios para que realmente seja significativo e motivador. É essencial que o Ensino de Ciências consiga aliar as vivências dos educandos ao processo de construção dos conhecimentos. A experimentação se destaca cada vez mais como uma forma de agregar esses elementos, potencializando a educação. O presente trabalho investigou como professores de uma escola da rede pública de Natal atuam e refletem sobre a experimentação no contexto da sala de aula. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professores de uma escola municipal, de tal modo que puderam dialogar e expor um pouco sobre suas experiências com atividades práticas em sala de aula. Foi possível constatar que as dificuldades que permeiam a realização de atividades práticas acabam por limitar seus alcances no âmbito da educação. Mas esse fator realça a importância da reflexão dessa ferramenta para a educação, especialmente visando à formação de sujeitos reflexivos e questionadores em relação à comunidade em que vivem. |
---|