Racionalidade aristotélica na validade da apreciação das provas e sua fundamentação jurídica racional dos fatos
A história do mundo ocidental ainda mantém uma estrutura de linguagem aristotélica na pesquisa e na opinião da verdade.Em razão disto, julgou-se ser proveitoso pesquisar se há no processo judicial o discurso aristotélico-tomista sobre a verdade. Interessou verificar se nas fundamentações dos fatos e...
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Outros Autores: | |
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Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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ri-123456789-517012023-03-07T15:42:21Z Racionalidade aristotélica na validade da apreciação das provas e sua fundamentação jurídica racional dos fatos Silva, Bruno Athayde Moraes, José Diniz de Moraes, José Diniz de Medeiros, Morton Luiz Faria de Souza, Karoline Lins Câmara Marinho de Aristóteles Lógica Dialética Fatos A história do mundo ocidental ainda mantém uma estrutura de linguagem aristotélica na pesquisa e na opinião da verdade.Em razão disto, julgou-se ser proveitoso pesquisar se há no processo judicial o discurso aristotélico-tomista sobre a verdade. Interessou verificar se nas fundamentações dos fatos e na apreciação probatória utilizada como atividade lógica para conhecimento dos fatos existe alguma contribuição do pensamento aristotélico, além de investigar se o discurso aristotélico participa da validade dos discursos de fatos que são discutidos no processo. Para a elaboraçao deste trabalho foram consultados materiais bibliográficos ligados à filosofia, ao processo e à filosofia do direito. Com a finalidade de fundamentar esta investigação considerou-se importante incluir a explicação de como ocorreu a racionalizaçao do “processo” e como a lógica aristotélica contribuiu para a ciência do direito. A análise histórica realizada sobre o tema demonstrou que a lógica aristolélica predominou do século XIII até o início do século XX, quando, em razão do conhecimento provável dos fatos, foi retomado o estudo da dialética, considerada uma disputa racional, na qual os contendores utilizam argumentos prováveis. Atualmente, a estrutura do processo moderno permite a disputa dialética. Desta maneira, é preciso destacar que a pesquisa da verdade recebeu influências da filosofia grega, especialmente, da filosofia aristotélica. 2018-07-31T14:22:30Z 2023-03-07T15:42:21Z 2018-07-31T14:22:30Z 2023-03-07T15:42:21Z 2014 bachelorThesis 2009017439 SILVA, Bruno Athayde. Racionalidade aristotélica na validade da apreciação das provas e sua fundamentação jurídica racional dos fatos. 2014. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51701 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Direito |
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A história do mundo ocidental ainda mantém uma estrutura de linguagem aristotélica na pesquisa e na opinião da verdade.Em razão disto, julgou-se ser proveitoso pesquisar se há no processo judicial o discurso aristotélico-tomista sobre a verdade. Interessou verificar se nas fundamentações dos fatos e na apreciação probatória utilizada como atividade lógica para conhecimento dos fatos existe alguma contribuição do pensamento aristotélico, além de investigar se o discurso aristotélico participa da validade dos discursos de fatos que são discutidos no processo. Para a elaboraçao deste trabalho foram consultados materiais bibliográficos ligados à filosofia, ao processo e à filosofia do direito. Com a finalidade de fundamentar esta investigação considerou-se importante incluir a explicação de como ocorreu a racionalizaçao do “processo” e como a lógica aristotélica contribuiu para a ciência do
direito. A análise histórica realizada sobre o tema demonstrou que a lógica aristolélica predominou do século XIII até o início do século XX, quando, em razão do conhecimento provável dos fatos, foi retomado o estudo da dialética, considerada uma disputa racional, na qual os contendores utilizam argumentos prováveis. Atualmente, a estrutura do processo moderno permite a disputa dialética. Desta maneira, é preciso destacar que a pesquisa da verdade recebeu influências da filosofia grega, especialmente, da filosofia aristotélica. |
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