Do hobby à atuação profissional – a vulnerabilidade das relações de trabalho da classe artística e suas raízes
O presente estudo objetiva operar um escaneamento dos principais fatores que levaram à precarização das condições de trabalho do profissional da classe artística quando desprovido de amplo reconhecimento ou fama, a fim de apontar caminhos, gerando reflexões e provocações que ensejem novas pesquisas...
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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ri-123456789-515062023-03-07T15:35:35Z Do hobby à atuação profissional – a vulnerabilidade das relações de trabalho da classe artística e suas raízes França, Analice de Oliveira Presgrave, Ana Beatriz Ferreira Rebello Fabiana Dantas Soares Alves da Mota Palmeira Sobrinho, Zéu Oliveira, Andre Luiz Muniz Mota, Fabiana Dantas Soares Alves da Artista Músico Trabalho Profissional Amador Hobby O presente estudo objetiva operar um escaneamento dos principais fatores que levaram à precarização das condições de trabalho do profissional da classe artística quando desprovido de amplo reconhecimento ou fama, a fim de apontar caminhos, gerando reflexões e provocações que ensejem novas pesquisas que aprofundem os temas abordados, aumentando a capacidade de ofertar soluções. A pesquisa se centra no processo histórico de construção da figura do artista, levando em consideração aspectos políticos, socioculturais e sociojurídicos, a fim de apontar para suas implicações no descaso havido na construção de sua situação de trabalho. A coexistência entre a prática profissional e amadora é também apontada como um dos grandes desafios à proteção da classe e um dos fatores que dificultam o reconhecimento da profissão. São, ainda, abordadas outras peculiaridades da atividade artística, as quais geram preconceito e contribuem para sua desqualificação enquanto prática profissional e para a cultural noção que naturaliza sua desvalorização. No âmbito brasileiro, optou-se por examinar a adequação das leis destinadas a regulamentar a atividade dos músicos, concluindo serem estas inadequadas e ineficazes por não considerarem as particularidades da atividade. A atuação da OMB, de caráter ditatorial e persecutório das liberdades da classe, ilustra a influência do interesse das instituições de poder na manutenção da subserviência da categoria, sendo a música em si encarada como uma forma de poder. A pesquisa baseia-se, além da experiência da própria autora como musicista e atriz, em extensa pesquisa bibliográfica que conta com livros, artigos, vídeos de entrevistas disponíveis online, demonstrações de opiniões de artistas do meio musical em fóruns de discussão, redes sociais e outras plataformas por estes utilizadas. 2018-02-01T13:34:48Z 2023-03-07T15:35:35Z 2018-02-01T13:34:48Z 2023-03-07T15:35:35Z 2017 bachelorThesis 2012933482 FRANÇA, Analice de Oliveira. Do hobby à atuação profissional: a vulnerabilidade das relações de trabalho da classe artística e suas raízes. 2017. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito), Departamento de Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51506 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Direito |
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O presente estudo objetiva operar um escaneamento dos principais fatores que levaram à precarização das condições de trabalho do profissional da classe artística quando desprovido de amplo reconhecimento ou fama, a fim de apontar caminhos, gerando reflexões e provocações que ensejem novas pesquisas que aprofundem os temas abordados, aumentando a capacidade de ofertar soluções. A pesquisa se centra no processo histórico de construção da figura do artista, levando em consideração aspectos políticos, socioculturais e sociojurídicos, a fim de apontar para suas implicações no descaso havido na construção de sua situação de trabalho. A coexistência entre a prática profissional e amadora é também apontada como um dos grandes desafios à proteção da classe e um dos fatores que dificultam o reconhecimento da profissão. São, ainda, abordadas outras peculiaridades da atividade artística, as quais geram preconceito e contribuem para sua desqualificação enquanto prática profissional e para a cultural noção que naturaliza sua desvalorização. No âmbito brasileiro, optou-se por examinar a adequação das leis destinadas a regulamentar a atividade dos músicos, concluindo serem estas inadequadas e ineficazes por não considerarem as particularidades da atividade. A atuação da OMB, de caráter ditatorial e persecutório das liberdades da classe, ilustra a influência do interesse das instituições de poder na manutenção da subserviência da categoria, sendo a música em si encarada como uma forma de poder. A pesquisa baseia-se, além da experiência da própria autora como musicista e atriz, em extensa pesquisa bibliográfica que conta com livros, artigos, vídeos de entrevistas disponíveis online, demonstrações de opiniões de artistas do meio musical em fóruns de discussão, redes sociais e outras plataformas por estes utilizadas. |
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