Do hobby à atuação profissional – a vulnerabilidade das relações de trabalho da classe artística e suas raízes

O presente estudo objetiva operar um escaneamento dos principais fatores que levaram à precarização das condições de trabalho do profissional da classe artística quando desprovido de amplo reconhecimento ou fama, a fim de apontar caminhos, gerando reflexões e provocações que ensejem novas pesquisas...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: França, Analice de Oliveira
Outros Autores: Presgrave, Ana Beatriz Ferreira Rebello
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51506
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Descrição
Resumo:O presente estudo objetiva operar um escaneamento dos principais fatores que levaram à precarização das condições de trabalho do profissional da classe artística quando desprovido de amplo reconhecimento ou fama, a fim de apontar caminhos, gerando reflexões e provocações que ensejem novas pesquisas que aprofundem os temas abordados, aumentando a capacidade de ofertar soluções. A pesquisa se centra no processo histórico de construção da figura do artista, levando em consideração aspectos políticos, socioculturais e sociojurídicos, a fim de apontar para suas implicações no descaso havido na construção de sua situação de trabalho. A coexistência entre a prática profissional e amadora é também apontada como um dos grandes desafios à proteção da classe e um dos fatores que dificultam o reconhecimento da profissão. São, ainda, abordadas outras peculiaridades da atividade artística, as quais geram preconceito e contribuem para sua desqualificação enquanto prática profissional e para a cultural noção que naturaliza sua desvalorização. No âmbito brasileiro, optou-se por examinar a adequação das leis destinadas a regulamentar a atividade dos músicos, concluindo serem estas inadequadas e ineficazes por não considerarem as particularidades da atividade. A atuação da OMB, de caráter ditatorial e persecutório das liberdades da classe, ilustra a influência do interesse das instituições de poder na manutenção da subserviência da categoria, sendo a música em si encarada como uma forma de poder. A pesquisa baseia-se, além da experiência da própria autora como musicista e atriz, em extensa pesquisa bibliográfica que conta com livros, artigos, vídeos de entrevistas disponíveis online, demonstrações de opiniões de artistas do meio musical em fóruns de discussão, redes sociais e outras plataformas por estes utilizadas.