Brincar e aprender na Educação Infantil: recortes de uma experiência formativa da iniciação à docência

Este relato de práticas educativas apresenta um recorte da experiência formativa vivenciada durante o exercício de bolsista, no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, enquanto estudante do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Savla Eslly Batista da
Outros Autores: Marcelino, Zilana Teixeira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51345
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este relato de práticas educativas apresenta um recorte da experiência formativa vivenciada durante o exercício de bolsista, no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, enquanto estudante do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As ações ocorreram em um Centro Municipal de Educação Infantil, no município de Natal - RN, em uma turma com crianças entre 2 e 3 anos de idade. Busca-se neste relato compartilhar experiências com o objetivo de contribuir para a formação de educadores que atuarão na primeira etapa da Educação Básica e refletir a respeito dessas práticas desenvolvidas dentro do Programa. A partir de observações registradas em um diário de campo produzido durante o período que estive como bolsista, trago reflexões para este relato, onde as ações desempenhadas priorizaram a observação e reflexão mediante o trabalho desenvolvido na instituição, colaborando com a aprendizagem das crianças e aprendendo sobre a prática docente. As discussões apresentadas dialogam com autores e documentos que tratam desse tema, utilizando como principais referências: Rêgo (2020), Kramer (2007), Kishimoto (2010), Brasil (1998; 2010).