Concepções pedagógicas sobre educação ambiental: estudo do Parque Natural Municipal da Cidade do Natal Dom Nivaldo Monte

A educação ambiental (EA) é um dos caminhos para enfrentar as problemáticas ambientais. Na sua trajetória foi ganhando definições e proposições que em linhas gerais e com base na sua aplicabilidade podem ser classificadas como abordagem conservadora e abordagem emancipatória. Essa dualidade é releva...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Clébia Bezerra da
Outros Autores: Sulaiman, Samia Nascimento
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51344
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Descrição
Resumo:A educação ambiental (EA) é um dos caminhos para enfrentar as problemáticas ambientais. Na sua trajetória foi ganhando definições e proposições que em linhas gerais e com base na sua aplicabilidade podem ser classificadas como abordagem conservadora e abordagem emancipatória. Essa dualidade é relevante de se caracterizar e identificar de modo a entender a perspectiva educativa que propõem e seus desdobramentos em torno da conscientização e ação socioambiental, que fazem parte dos objetivos de criação e gestão de uma unidade de conservação (UC). Dessa forma, esta pesquisa busca investigar as concepções e abordagens pedagógicas de EA tendo como escopo o Parque Natural Municipal da Cidade do Natal Dom Nivaldo Monte, em Natal, Rio Grande do Norte. A metodologia de coleta de dados utilizada considerou a revisão bibliográfica e pesquisa documental sobre esse campo de estudo e a UC, anotações de campo, bem como uma pesquisa descritiva e exploratória com os servidores do parque, com aplicação de 17 questionários. A análise dos dados baseou-se na análise de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados mostraram que a corrente conservadora de EA se sobressai, mas que há espaço e interesse em se desenvolver a corrente emancipatória. Isso significa observar tanto um processo de transição quanto um contexto de complementaridade e simultaneidade das ações educativas conservadora e emancipatória no que tange a EA na UC.