Ética contábil: uma perspectiva dos discentes sobre a relevância do estudo ético durante a graduação

This study aims to analyze the perception, knowledge and behavior of students from an HEI in Rio Grande do Norte about the ethical ethics of the accounting professional. The descriptive qualitative method was used, applied through a survey in a limited period. A balanced sample was obtained regardin...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pessoa, Beatriz da Silva
Outros Autores: Borges, Gilmara Mendes da Costa
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51331
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-51331
record_format dspace
spelling ri-123456789-513312023-07-04T19:56:34Z Ética contábil: uma perspectiva dos discentes sobre a relevância do estudo ético durante a graduação Pessoa, Beatriz da Silva Borges, Gilmara Mendes da Costa Borges, Gilmara Mendes da Costa Borges, Erivan Ferreira Silva, José Jailson da Ciências Contábeis Ética profissional Percepção discente Accounting Sciences Professional ethics Student perception This study aims to analyze the perception, knowledge and behavior of students from an HEI in Rio Grande do Norte about the ethical ethics of the accounting professional. The descriptive qualitative method was used, applied through a survey in a limited period. A balanced sample was obtained regarding the gender of the participants, the total sample is composed of 105 students, 52 male and 53 female. Of the participants, 51 students have passed in the accounting/financial area. The game was divided into three sections that total 19 questions, the first section being questions regarding the socioeconomic profile of the participants, the second section the perception of the subject and what factors they believe influence ethical behavior, and the third section rear questions that maps knowledge about the accountant's code of ethics and how students would behave in certain situations that require an ethical position. Through the results obtained, it was possible to verify that the students are aware of the attitudes expected by ethical professionals and have a good understanding of the subject. Esse estudo tem por objetivo analisar a percepção, conhecimento e comportamento dos discentes de uma IES do Rio Grande do Norte sobre a temática ética do profissional contábil. Foi utilizado o método qualitativo descritivo, aplicado através de questionário survey em um período limitado. Obteve-se uma amostra equilibrada quanto ao gênero dos participantes, a amostra total é composta de 105 estudantes, 52 do sexo masculino e 53 do sexo feminino. Dos participantes 51 alunos já atuam na área contábil/ financeira. O questionário foi dividido em três seções que totalizam 19 questões, sendo a primeira seção perguntas referente ao perfil dos participantes, a segunda seção a percepção sobre a temática e que fatores eles acreditam que influencia no comportamento ético e a terceira seção trás perguntas que mapeia o conhecimento sobre o código de ética do contabilista e como os alunos se comportariam em determinadas situações que requeresse um posicionamento ético. Através dos resultados obtidos foi possível constatar que os alunos são conscientes quanto as atitudes esperadas por profissionais éticos e possuem uma boa compreensão do assunto. 2023-02-18T18:18:37Z 2023-02-18T18:18:37Z 2022-12-20 bachelorThesis PESSOA, Beatriz da Silva. Ética contábil: uma perspectiva dos discentes sobre a relevância do estudo ético durante a graduação. Orientadora: Gilmara Mendes da Costa Borges. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51331 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Ciências Contábeis Departamento de Ciências Contábeis
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Ciências Contábeis
Ética profissional
Percepção discente
Accounting Sciences
Professional ethics
Student perception
spellingShingle Ciências Contábeis
Ética profissional
Percepção discente
Accounting Sciences
Professional ethics
Student perception
Pessoa, Beatriz da Silva
Ética contábil: uma perspectiva dos discentes sobre a relevância do estudo ético durante a graduação
description This study aims to analyze the perception, knowledge and behavior of students from an HEI in Rio Grande do Norte about the ethical ethics of the accounting professional. The descriptive qualitative method was used, applied through a survey in a limited period. A balanced sample was obtained regarding the gender of the participants, the total sample is composed of 105 students, 52 male and 53 female. Of the participants, 51 students have passed in the accounting/financial area. The game was divided into three sections that total 19 questions, the first section being questions regarding the socioeconomic profile of the participants, the second section the perception of the subject and what factors they believe influence ethical behavior, and the third section rear questions that maps knowledge about the accountant's code of ethics and how students would behave in certain situations that require an ethical position. Through the results obtained, it was possible to verify that the students are aware of the attitudes expected by ethical professionals and have a good understanding of the subject.
author2 Borges, Gilmara Mendes da Costa
author_facet Borges, Gilmara Mendes da Costa
Pessoa, Beatriz da Silva
format bachelorThesis
author Pessoa, Beatriz da Silva
author_sort Pessoa, Beatriz da Silva
title Ética contábil: uma perspectiva dos discentes sobre a relevância do estudo ético durante a graduação
title_short Ética contábil: uma perspectiva dos discentes sobre a relevância do estudo ético durante a graduação
title_full Ética contábil: uma perspectiva dos discentes sobre a relevância do estudo ético durante a graduação
title_fullStr Ética contábil: uma perspectiva dos discentes sobre a relevância do estudo ético durante a graduação
title_full_unstemmed Ética contábil: uma perspectiva dos discentes sobre a relevância do estudo ético durante a graduação
title_sort ética contábil: uma perspectiva dos discentes sobre a relevância do estudo ético durante a graduação
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51331
work_keys_str_mv AT pessoabeatrizdasilva eticacontabilumaperspectivadosdiscentessobrearelevanciadoestudoeticoduranteagraduacao
_version_ 1773965592181604352