Ética contábil: uma perspectiva dos discentes sobre a relevância do estudo ético durante a graduação
This study aims to analyze the perception, knowledge and behavior of students from an HEI in Rio Grande do Norte about the ethical ethics of the accounting professional. The descriptive qualitative method was used, applied through a survey in a limited period. A balanced sample was obtained regardin...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51331 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-51331 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-513312023-07-04T19:56:34Z Ética contábil: uma perspectiva dos discentes sobre a relevância do estudo ético durante a graduação Pessoa, Beatriz da Silva Borges, Gilmara Mendes da Costa Borges, Gilmara Mendes da Costa Borges, Erivan Ferreira Silva, José Jailson da Ciências Contábeis Ética profissional Percepção discente Accounting Sciences Professional ethics Student perception This study aims to analyze the perception, knowledge and behavior of students from an HEI in Rio Grande do Norte about the ethical ethics of the accounting professional. The descriptive qualitative method was used, applied through a survey in a limited period. A balanced sample was obtained regarding the gender of the participants, the total sample is composed of 105 students, 52 male and 53 female. Of the participants, 51 students have passed in the accounting/financial area. The game was divided into three sections that total 19 questions, the first section being questions regarding the socioeconomic profile of the participants, the second section the perception of the subject and what factors they believe influence ethical behavior, and the third section rear questions that maps knowledge about the accountant's code of ethics and how students would behave in certain situations that require an ethical position. Through the results obtained, it was possible to verify that the students are aware of the attitudes expected by ethical professionals and have a good understanding of the subject. Esse estudo tem por objetivo analisar a percepção, conhecimento e comportamento dos discentes de uma IES do Rio Grande do Norte sobre a temática ética do profissional contábil. Foi utilizado o método qualitativo descritivo, aplicado através de questionário survey em um período limitado. Obteve-se uma amostra equilibrada quanto ao gênero dos participantes, a amostra total é composta de 105 estudantes, 52 do sexo masculino e 53 do sexo feminino. Dos participantes 51 alunos já atuam na área contábil/ financeira. O questionário foi dividido em três seções que totalizam 19 questões, sendo a primeira seção perguntas referente ao perfil dos participantes, a segunda seção a percepção sobre a temática e que fatores eles acreditam que influencia no comportamento ético e a terceira seção trás perguntas que mapeia o conhecimento sobre o código de ética do contabilista e como os alunos se comportariam em determinadas situações que requeresse um posicionamento ético. Através dos resultados obtidos foi possível constatar que os alunos são conscientes quanto as atitudes esperadas por profissionais éticos e possuem uma boa compreensão do assunto. 2023-02-18T18:18:37Z 2023-02-18T18:18:37Z 2022-12-20 bachelorThesis PESSOA, Beatriz da Silva. Ética contábil: uma perspectiva dos discentes sobre a relevância do estudo ético durante a graduação. Orientadora: Gilmara Mendes da Costa Borges. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51331 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Ciências Contábeis Departamento de Ciências Contábeis |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Ciências Contábeis Ética profissional Percepção discente Accounting Sciences Professional ethics Student perception |
spellingShingle |
Ciências Contábeis Ética profissional Percepção discente Accounting Sciences Professional ethics Student perception Pessoa, Beatriz da Silva Ética contábil: uma perspectiva dos discentes sobre a relevância do estudo ético durante a graduação |
description |
This study aims to analyze the perception, knowledge and behavior of students from an HEI in Rio Grande do Norte about the ethical ethics of the accounting professional. The descriptive qualitative method was used, applied through a survey in a limited period. A balanced sample was obtained regarding the gender of the participants, the total sample is composed of 105 students, 52 male and 53 female. Of the participants, 51 students have passed in the accounting/financial area. The game was divided into three sections that total 19 questions, the first section being questions regarding the socioeconomic profile of the participants, the second section the perception of the subject and what factors they believe influence ethical behavior, and the third section rear questions that maps knowledge about the accountant's code of ethics and how students would behave in certain situations that require an ethical position. Through the results obtained, it was possible to verify that the students are aware of the attitudes expected by ethical professionals and have a good understanding of the subject. |
author2 |
Borges, Gilmara Mendes da Costa |
author_facet |
Borges, Gilmara Mendes da Costa Pessoa, Beatriz da Silva |
format |
bachelorThesis |
author |
Pessoa, Beatriz da Silva |
author_sort |
Pessoa, Beatriz da Silva |
title |
Ética contábil: uma perspectiva dos discentes sobre a relevância do estudo ético durante a graduação |
title_short |
Ética contábil: uma perspectiva dos discentes sobre a relevância do estudo ético durante a graduação |
title_full |
Ética contábil: uma perspectiva dos discentes sobre a relevância do estudo ético durante a graduação |
title_fullStr |
Ética contábil: uma perspectiva dos discentes sobre a relevância do estudo ético durante a graduação |
title_full_unstemmed |
Ética contábil: uma perspectiva dos discentes sobre a relevância do estudo ético durante a graduação |
title_sort |
ética contábil: uma perspectiva dos discentes sobre a relevância do estudo ético durante a graduação |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51331 |
work_keys_str_mv |
AT pessoabeatrizdasilva eticacontabilumaperspectivadosdiscentessobrearelevanciadoestudoeticoduranteagraduacao |
_version_ |
1773965592181604352 |